Você se lembra da série Mad About You? É hora de matar as saudades

Mad About You foi um grande sucesso da NBC

A década de 1990 foi um presente a parte para os fãs de boas séries de TV. Pode-se considerar a era de ouro em que grandes sitcoms do horário foram produzidas, e entre elas está Mad About You. Estrelada por Paul Raiser e Helen Hunt, a comédia estreou timidamente em 1992, sem chamar muita atenção. Talvez porque era uma das únicas a fugir do elemento central que fazia sucesso na época, de colocar amigos sentados conversando em uma lanchonete (ou em um café) e falando sobre o cotidiano da vida.

Sim, Mad About You foi da geração de Seinfeld e Friends (inclusive, se passava no mesmo universo que as duas), mas ela era única em sua própria maneira. A proposta era bem interessante – falar sobre o cotidiano de um marido e mulher, recém-casados. Todas as loucuras que um casal passa, logo nos primeiros meses de matrimônio, viraram pauta para os episódios. Desde roncar, passando por não repor um papel higiênico no banheiro, até as implicâncias em deixar uma toalha molhada em cima da cama. Tudo, absolutamente tudo, virava pauta para Mad About You. E claro, essas histórias poderiam soar sem graças, mas há algo que as fazem brilhar – seus protagonistas.

Paul Raiser dava vida a Paul Buchman, um cineasta que tentava ganhar a vida em Nova Iorque. Aliás, Raiser era um dos criadores da comédia e principal roteirista. Era dele que saía grandes piadas e, por isso, ele parecia tão confortável no papel. Além disso, ele tinha outro elemento muito importante: dividia cena com a estonteante Helen Hunt. A atriz ainda dava pequenos em sua carreira, e conseguiu se projetar na mídia ao interpretar Jaime Buchman, a neurótica esposa de Paul. Ela, inclusive, foi a alma do show por muitas vezes. Seu carisma era sem igual, e em diversos momentos roubava a cena sendo mais engraçada que o seu marido da TV.

Cotidiano de um casal feliz

Como dito, a série tinha uma dinâmica bem simples, colocando o dia-dia do casal em pauta. E isso foi se intensificando ao longo das temporadas. Nos primeiros anos, alguns episódios acabaram sendo repetitivos – por mais que fossem engraçados. Isso fez com que as ideias do roteiro se expandissem, levando os personagens para outros cenários como os locais de trabalhos.

Mas, infelizmente, Mad About You sofria de um déficit de personagens secundários interessantes. Assim ficavam apenas para Paul e Jaime carregar os principais argumentos nas costas. Isso, infelizmente, era um ponto bastante negativo. Claro que alguns personagens como Lisa, a irmã de Jaime, brilhavam. Ou até mesmo a garçonete Ursula, que foi interpretada por Lisa Kudrow antes dela brilhar em Friends. Todavia, o sucesso foi tão grande que os produtores resolveram transformar Phoebe na irmã gêmea de Ursula, e a atriz viveu transitando entre as duas comédias enquanto ambas estiveram no ar. E claro, não poderíamos deixar de mencionar Murray, o cachorro do casal, que chegou até ganhar episódios em que ele era o protagonista.

Resultado de imagem para Mad About You

Jaime, Paul e Murray, em cena de Mad About You. Imagem: Divulgação/NBC

No núcleo “sem graça” estavam Ira, o primo de Paul, e Fran, melhor amiga de Jaime. Ambos tinham até potencial, mas o texto também limitava suas funções na série e eles acabavam no escanteio por muitas vezes.

Prestígio e queda

A série foi conquistando público e, por volta da terceira temporada, alcançou o grande sucesso. Foi nesta temporada que Helen Hunt começou a ser premiada pelo Emmy como Melhor Atriz em uma Série de Comédia. Esse feito ainda se repetiria por mais três anos seguidos, dando à Hunt o título de “Atriz da Década”. O sucesso foi tão grande que ela começou a ser cotada para grandes papéis no cinema. Em 1997, protagonizou o filme Melhor É Impossível, ao lado de Jack Nicholson, e venceu o Oscar pelo papel. Ela foi a segunda atriz na história ao vencer um Oscar enquanto ainda mantinha um papel em uma série de TV.

Mad About You também chegou a ser indicada ao Emmy de Melhor Comédia. Porém, sempre acabava perdendo para Fraiser – vencedora por cinco vezes. De qualquer forma, ela conquistou um horário nobre do canal NBC. Foi então que dividiu grade com séries prestigiadas como Seinfeld e Friends. Com os prêmios, muitas personalidades começaram a aparecer na série como Bruce Willis, Ellen DeGeneres e até mesmo a cantora Cindy Lauper.

Porém, após a quinta temporada, o apreço do público começou a cair. Tudo isso porque foi a partir daqui que o casal tem uma filha, a pequena Mabel. Assim, muito do cotidiano de recém-casados, sem filhos, é trocado pelo desespero dos primeiros anos da fralda. Assim, o time das piadas pareciam fora do tom, e muitos espectadores trocavam de canal. Mad About You foi perdendo audiência até ter seu final decretado em 1999. Bem como no episódio final, a filha deles no futuro revela o que aconteceu com todos os personagens.

O retorno de Mad About You

No Brasil, Mad About You ficou conhecida do público por suas exibições na Band, com o nome Louco Por Você. Desde o começo de 2019, porém, ela vem criando novos fãs, com a adição de seus episódios no catálogo da Globoplay.

A série conquistou muitos seguidores ao longo dos anos, e eles permanecem saudosistas até hoje. Mas a saudade vai acabar, uma vez que Mad About You retornará para um revival limitado de dez episódios. Com previsão de lançamento ainda para 2019, a nova série trará Raiser e Hunt reprisando seus papéis, mostrando o que aconteceu com casal durante estes vinte anos que separam o revival do final da série original. A produção ficará por conta do novo streaming Spectrum, lançado neste ano nos EUA.

Será a chances de voltar ao universo que aprendemos a amar nos anos 1990.

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.

No comments

Add yours