Voo 370 O Avião Que Desapareceu: as verdades e teorias
Nova série documental na Netflix, Voo 370, tem verdades e teorias intrigantes. Saiba a verdade por trás da série.
Atenção senhores passageiros, bem-vindos ao voo de explicação sobre a intrigante história do Voo 370 – o avião que desapareceu, uma nova série documental na Netflix.
O documentário, que conta com três episódios, explora o misterioso desaparecimento do voo 370 da Malaysia Airlines, que desapareceu em 2014 sem deixar vestígios.
Este é, sem dúvidas, um dos maiores mistérios da história da aviação, e até hoje os familiares das vítimas ainda buscam respostas sobre o que aconteceu com seus entes queridos.
O documentário é muito bem feito e pode ser um dos melhores da Netflix na memória recente. O documentário também sabe caminhar na linha entre apresentar os fatos sobre o incidente e depois apresentar as inúmeras teorias que existem para explicar o mistério.
Algumas teorias são realmente ultrajantes, mas outras parecem bastante plausíveis. É realmente um mistério que tem toneladas de possibilidades. Seja qual for a resposta, um fato permanece acima de todos os outros: o de que durante aquele dia a vida de centenas de famílias mudou para sempre.
Os parágrafos a seguir contêm SPOILERS da série Voo 370 O Avião Que Desapareceu.
O que aconteceu com o Voo 370 da Malaysia Airlines?
A série documental conta com três partes. Cada uma das partes trata de um tópico muito específico sobre o incidente. O primeiro episódio trata de todo o evento e dos detalhes que o tornam um mistério tão grande, até hoje.
O voo Malaysia Airlines 370, ou MH370 para abreviar, foi um voo comercial que partia da Malásia com destino à cidade de Pequim, na China. A última comunicação do avião com o controle aéreo foi por volta da 1h do dia 8 de março de 2014. Tudo parecia um voo normal, mas ninguém sabia que não era.
38 minutos após a decolagem, o avião basicamente desapareceu de todos os radares e nunca mais foi visto. A busca pelo avião começou imediatamente, com a Malaysia Airlines cobrando o preço da busca inicial. Tudo ficou extremamente estranho porque, nem mesmo quando os aviões caíam, eles simplesmente desapareciam completamente dos radares.
Especialistas começam a especular possibilidades sobre o que aconteceu com o avião, e são muitas. O que é muito certo é que parece que o avião inteiro simplesmente desligou.
No entanto, de acordo com os dados apresentados pela empresa Inmarsat, o avião voltou a ficar online por um momento antes de desaparecer. Então, o que pode ter acontecido com o avião?
A versão oficial sobre o Voo 370
As autoridades, incluindo a companhia aérea, assumem a posição mais lógica, que é a de que o avião caiu devido a uma avaria. No entanto, com o passar dos dias, fica claro que esse desaparecimento é outra coisa. Por que? Porque seguir a rota do voo e os dados do Inmarsat leva a equipe de busca a um local no Oceano Índico, onde não há nada.
O MH370 foi um grande voo, um avião 777. O que significa que pelo menos grandes pedaços de detritos devem ser visíveis a olho nu e, claro, usando ferramentas de busca oceânica. No entanto, neste caso, não há nada para ser visto. É como se o MH370 desaparecesse da face da Terra.
As famílias das pessoas que estavam a bordo do avião, passageiros e tripulantes esperam notícias das autoridades, e é aqui que as coisas começam a se complicar. As autoridades informam que o MH370 fez inversão de marcha e acabou por seguir um percurso diferente do que deveria ter feito.
Quais são as diferentes teorias sobre o voo MH370?
Existem diferentes teorias sobre o que poderia ter acontecido com o avião, mas o documentário apresenta duas que são as mais relevantes e as menos malucas. Algumas teorias envolvem alienígenas e outros tipos de coisas fora do normal.
Mas essas teorias, embora igualmente loucas, são mais fundamentadas na realidade. E elas tem base em várias discrepâncias que relatórios, de voluntários e especialistas encontraram em contraste com a narrativa oficial apresentada pelo governo da Malásia. Não é fácil ouvir, mas se alguma dessas teorias acabar sendo verdadeira, então existe o verdadeiro mal na Terra.
Leia também: Manifest: teoria bizarra aponta que tudo é um coma de Cal
A primeira teoria do Voo 370 envolve o sequestro do avião. Após a ocorrência do incidente, a primeira pessoa de interesse na lista das autoridades é o piloto do avião. Capitão Zaharie Shah. No entanto, o capitão era muito querido e também um dos capitães mais profissionais e veteranos de toda a companhia aérea.
Para todos, torna-se uma coisa estranha para o capitão apenas redirecionar seu avião, e eles voam para o Sul do Oceano Índico até que o combustível acabe. No entanto, houve vários exemplos disso no passado, por isso nunca descartaram essa hipótese.
A outra possibilidade é que outra pessoa conseguiu sequestrar o Voo 370 e depois redirecioná-lo, não para o Sul do Oceano Índico, mas para o deserto do Cazaquistão. Alguns especialistas propõem que houve motivações políticas para o desaparecimento do avião e que os russos podem estar envolvidos, já que não é a primeira vez que eles fazem algo assim.
Claro, não há nenhuma prova de que algo assim tenha acontecido além do fato de que todo o avião desligou. O que só poderia acontecer no caso de todo o avião apresentar defeito, o que é raro, ou de alguém ter feito isso do compartimento eletrônico.
A outra teoria é que os EUA estiveram envolvidos no incidente. Algumas partes francesas foram informadas de que os EUA estavam envolvidos no ocorrido, e parece que eles consideram essa fonte confiável. Levando em conta que no momento do desaparecimento, o governo dos Estados Unidos realizava exercícios militares na área.
Além disso, dado que a carga do MH370 continha alguns dispositivos eletrônicos misteriosos que não foram escaneados antes de serem colocados no compartimento de carga, pode ser que o governo dos EUA esteja tentando encobrir seu envolvimento na aquisição de tecnologia de vigilância.