WandaVision, final da série explicado e spoilers

Explicamos todos os spoilers do final da série WandaVision: afinal, o que aconteceu? Visão realmente está morto? Revelamos tudo!

WandaVision Final Explicado Spoilers

Tudo sobre o final da série

Finalmente alcançamos o ponto culminante de WandaVision, com uma representação de tirar o fôlego da verdadeira forma de Wanda.

Dessa forma, as infinitas especulações e teorias agora serão deixadas de lado pelos fãs. Isso porque temos uma narrativa concreta para seguir adiante as discussões.

No final, Wanda aceita sua culpa, e muitos ficarão divididos em qualificar Agatha como a vilã. Ela definitivamente colocou seus planos em prática, mas, ao mesmo tempo, ajudou Wanda a superar seu próprio trauma.

PUBLICIDADE

Certos novos personagens estão no horizonte conforme a quarta fase do MCU avança com a grande narrativa. Além disso, Visão teve a oportunidade de compreender seu verdadeiro eu e expressar seu amor por Wanda.

Em essência, WandaVision é um conto de amor centrado em dois apaixonados perdidos destinados a se separar. Repleta de alguns momentos comoventes, esta série não poderia ter sido uma introdução melhor aos novos desenvolvimentos do MCU. Abaixo, nós explicaremos alguns detalhes com SPOILERS, então siga por sua conta e risco.

O que acontece no final?

Agatha Harkness mantém os gêmeos como reféns, e o ataque subsequente de Wanda permite que eles escapem. Parece que Agatha está disposta a assumir o poder de Wanda, para cumprir seus próprios motivos ocultos.

A bruxa anciã “toma o poder dos indignos”, e cada ataque de Wanda a Agatha enfraquece a protagonista. O Visão Branc – a maquinação sinistra de Hayward – chega a Westview. Com uma nova aparência, o “sintetóide” ataca Wanda.

Enquanto isso, o Visão de Westview vem em auxílio de Wanda e acaba duelando com o Visão Branco. Por outro lado, Agatha parece puxar as cordas e cria condições desesperadoras para Wanda. Monica Rambeau é presa pelo Pietro impostor e não tem permissão para sair de sua casa.

Ao mesmo tempo, Hayward revela seu plano para eliminar Wanda e captura Jimmy Woo por sua aparente indiscrição. Woo consegue se livrar do vínculo e informa o FBI sobre o esquema de Hayward.

Wanda persegue Agatha, que revela um grimório chamado Darkhold. O livro tem um capítulo dedicado à Feiticeira Escarlate, supostamente mais poderosa que o Feiticeiro Supremo. Agatha traz de volta as memórias dos habitantes da cidade, cuja situação obriga Wanda a quebrar o Feitiço. No entanto, quebrar a realidade significaria a destruição de Visão e seus gêmeos. A série também revela que Pietro na verdade é Ralph Bohner, um residente de Westview que estava sendo controlado por Agatha.

Desfecho

Conforme o Hex se abre em partes, os agentes da ESPADA entram por ele. Enfrentando um ataque multifacetado, Visão, Wanda e seus gêmeos decidem lutar juntos. Monica e Darcy se juntam à família Maximoff em suas próprias capacidades.

A partir disso, o Visão libera as memórias do Visão Branco, que muda sua disposição de ataque. O confronto final de Agatha e Wanda atinge o auge quando os verdadeiros poderes da Feiticeira Escarlate são revelados. O final, porém, é um momento de reflexão que ajuda Wanda a aceitar sua dor e tristeza.

Imagem: Divulgação.

Por que Wanda quebrou o Hex?

Agatha traz de volta as memórias dos habitantes da cidade, o que expõe sua dor. Ela revela que a Feiticeira Escarlate é uma entidade individual destinada a causar estragos.

Wanda, então, se vê em um dilema. Se ela quebrar o Hex, os habitantes da cidade voltarão a suas vidas normais, mas, ao mesmo tempo, isso irá desmantelar a presença de Visão e seus gêmeos. Ela o quebra inicialmente, porém o reestrutura de volta. Wanda duela com Agatha, mas parece perder seus poderes para a velha bruxa.

A manipulação de Agatha parece funcionar a seu favor, mas Wanda percebe a loucura de sua criação e, por fim, decide quebrá-la. No entanto, ela transforma Agatha de volta na personagem da vizinha intrometida, Agnes. Wanda entende que ela pode precisar da ajuda de Agatha no futuro e, portanto, não a elimina. No entanto, no final, Wanda e Visão se despedem – uma sequência que talvez seja o momento mais emocionante da série.

WandaVision Final explicado
Imagem: Divulgação

Os poderes da Feiticeira Escarlate

O grimório que vimos no porão de Agatha acabou sendo o Darkhold, um antigo livro de magia que o Deus Ancião Chthon havia escrito. Agatha menciona que a Feiticeira Escarlate foi criada, e isso pode indicar o enredo onde Chthon imbui seu poder da Magia do Caos para Wanda Maximoff.

Além disso, ela é considerada mais poderosa do que o Feiticeiro Supremo, Doutor Estranho. Isso define claramente a presença de Wanda nas futuras façanhas do Doutor Estranho.

Wanda é capaz de derrubar Agatha lançando suas próprias runas. Mas não está claro como Wanda pôde criar as runas, já que, como ela mesma admitiu, ela não foi treinada em magia.

Imagem: Divulgação.

Talvez indique os poderes inatos da Feiticeira Escarlate, que pode alterar a estrutura da realidade. A incursão de Agatha na vida de Wanda se volta contra ela, quando Wanda finalmente abraça a persona da Feiticeira Escarlate e a derrota.

A extensão de seus poderes também afeta Monica Rambeau – a entrada repetida de Monica no Feitiço de alguma forma deu a ela superpoderes. Na cena pós-crédito, um agente Skrull chama Monica para um teatro isolado e diz a ela que “ele” está esperando por ela. Talvez, isso possa ser uma indicação da presença de Nick Fury.

Como o Visão mudou a disposição do Visão Branco?

O Visão Branco é o corpo “sintetóide” que foi reconstituído por Hayward. Ele deliberadamente apagou as memórias dos encontros anteriores de Visão para manipulá-lo como uma arma. Dessa forma, ele estava programado para encerrar a criação de Wanda.

Assim, o Visão de Westview teve que enfrentar seu alter ego e menciona que sua própria presença como a verdadeira Visão é altamente condicional. Ele usa a exposição do Navio de Teseu, em que se um navio for reconstruído com diferentes peças de madeira, ele deixará de ser o mesmo navio. Ou continua o mesmo navio? Neste caso, o navio é comparado aos corpos novos e antigos de Visão.

Ambas as versões do Visão são manifestações de memórias, a única diferença é que o passado do Visão Branco estava oculto de sua cognição. O Visão explora o fato de forma eficiente e dá ao seu inimigo um propósito diferente daquele para o qual ele foi programado.

Dessa forma, essencialmente, o Visão interrompe o ataque de seu adversário sem o uso de força bruta. Sua compreensão do funcionamento interno do mundo humano mudou drasticamente, ajudando-o a proteger sua família. Além disso, no final, Wanda reconhece que Visão são memórias que se tornaram reais.

E então, você gostou do final de WandaVision? Deixe nos comentários. e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.