Wandinha quebrou a maior regra das produções de Tim Burton
Wandinha fez grande sucesso na Netflix, mas ela acabou quebrando uma das maiores regras das produções anteriores de Tim Burton.
O aclamado compositor Danny Elfman revelou como seu trabalho ao lado do diretor Tim Burton em Wandinha, da Netflix, quebrou uma longa tradição que fazia parte de suas colaborações anteriores. Nessa mesma entrevista, aliás, ele entregou como o diretor reagiu ao quebrar essa regra.
Parceria de Danny Elfman e Tim Burton é longa
Tim Burton produziu a série e dirigiu vários episódios de Wandinha, trazendo o mundo da família incomum de Charles Addams para o serviço de streaming. Já Elfman compôs a música tema, trabalhando ao lado de Chris Bacon.
Leia também: Wandinha: Jenna Ortega confirma mudança da 2ª temporada
Em Wandinha, Jenna Ortega assumiu o papel de Wandinha Addams, ao descobrir conspirações, horrores e mistérios durante seu tempo em um novo internato.
Burton e Elfman colaboraram em cerca de 20 projetos juntos, criando uma série de partituras memoráveis que são incrivelmente reconhecíveis até hoje. Essa tendência continuou com a composição de Elfman para Wandinha, já que a música-tema estabelece uma trilha sonora grandiosa e operística que lembra contos de inspiração gótica.
Agora, ao falar com a GQ sobre as colaborações anteriores dele e de Burton, Elfman se abriu sobre o processo criativo de desenvolver a trilha sonora e o tema para a série.
Danny Elfman quebrou regra das produções de Tim Burton com Wandinha
Enquanto Elfman afirmou que Burton sempre foi firme em evitar apresentar temas anteriores em seu trabalho ao desenvolver projetos baseados em propriedades existentes, o diretor permitiu que o compositor incorporasse elementos do icônico tema do programa dos anos 60 de volta à trilha sonora da série Netflix.
Leia também: Wandinha: 4 importantes mudanças da 2ª temporada
“Bem, você sabe que Tim geralmente insiste em não fazermos isso. ‘Batman’, nós nunca tocamos no tema dos anos 1960. ‘Planeta dos Macacos’, nunca tocamos no anterior. ‘A Fantástica Fábrica de Chocolates’, nunca fez referência. Ele sempre diz ‘quero começar do zero’.
Mas com ‘Wandinha’, ele foi mais aberto, e eu continuei dizendo ‘eu gostaria de trazer apenas um cravo no som, apenas para nos conectar com o original’. E ele disse ‘Ok, podemos fazer isso’.
E a beleza do tema original, que eu amo tanto, é que eu poderia tocar como toda essa peça musical, e terminar com [O tema original da ‘Família Addams’]. É o tema mais fácil do mundo para criar uma conexão. E de vez em quando eu entrava sorrateiramente, ia ver se Tim ia, tipo, vetar. E ele ouvia e dizia ‘… Ok’, e eu dizia ‘Sim!'”.
As diferenças de Wandinha para Família Addams permitem que o a série se destaque
Enquanto a trilha sonora de Wandinha incorporou elementos da música tema da série de TV em sua trilha sonora, a música tema completa de Família Addams nunca esteve presente durante na série Netflix. Isso permitiu que o programa se destacasse fora da sombra das adaptações anteriores.
A série marcou uma grande mudança para a franquia. Isso porque, em vez de focar no elenco de toda a família, a série se concentrou na filha de Addams. E vimos sua vida além da interação dela com os membros. Com Wandinha fazendo uma mudança tão drástica na estrutura típica da franquia, o programa tinha a responsabilidade de provar que poderia ser bem-sucedida.
Enfim, no final das contas, a série provou ser um sucesso após seu lançamento. Afinal, ela alcançou números de audiência que a tornaram a segunda série em inglês mais assistida na plataforma. E a ansiedade para os novos episódios certamente está nas alturas. Mas uma coisa é certa: ela terá uma trilha tão icônica quanto o do primeiro ano.