Wandinha, The Bear e mais: as melhores séries de comédia de 2022

Nossos especiais com as Melhores séries de 2022 continua. Agora é a vez de listarmos as 10 melhores séries de comédia do ano.

Melhores séries 2022

As linhas que separam o drama da comédia estão cada vez mais turvas. A popularização dos streamings e seus produtos ajudam nesse processo. Hoje, é possível encontrar dramas com episódios de 20 minutos e comédias com uma hora de duração. A forma e o estilo tem mudado e está difícil categorizar os títulos que assistimos – principalmente as melhores séries de 2022.

As Melhores séries de 2022: Comédia

Heartstopper, por exemplo, é um drama ou comédia? A categoria mais adequada seria o romance, que, por sua vez, estaria mais próximo de qual gênero? E onde se encaixa Wandinha? Ou mesmo The Bear? Assim, para elaborar a lista das melhores comédias de 2022 levamos em conta nossa percepção acerca de cada obra, bem como o posicionamento internacional de vários veículos com relação às obras. Outro fator importante que levamos em conta é como os prêmios (Emmy, Globo de Ouro, etc.) classificam estas séries.

O resultado você vê abaixo, em ordem alfabética.

PUBLICIDADE

Abbott Elementary

Poucos ambientes propiciam boas piadas e momentos como a escola. Das idiossincrasias dos professores às dos alunos, histórias que se passam em instituições de ensino sempre garantem boas risadas. Com Abbott Elementary não é diferente, e a série prova que a comédia clássica, sem muitos voos filosóficos ou grandes temas, ainda funciona.

Leia também: Crítica: The Bear é ousada, original e brilhante – e uma das melhores séries de 2022

After Life

O desafio de Ricky Gervais em After Life era um dos mais complexos do gênero: unir luto e humor sem que um apague o outro. Afinal, a série da Netflix é sobre um homem que lamenta a morte da esposa enquanto leva uma vida simples. É na simplicidade, entretanto – e nas frestas da dor – que o sujeito encontra brilho e motivos para viver. Surpreende que um comediante tão ácido consiga ser tão sensível.

Atlanta

A série de Donald Glover voltou tão afiada quanto antes, tecendo comentários sociais, políticos e culturais com a mesma articulação de sempre, sem nunca forçar pontos ou estabelecer maniqueísmos. Poucos programas, aliás, têm a coragem de dedicar capítulos inteiros a situações totalmente alheias ao núcleo central. Atlanta fala do que quer, e é nosso dever acompanhá-la.

Barry

Na comédia é possível misturas os mais diversos gêneros. Há aqueles que flertam com o drama e o romance, enquanto outros abraçam o horror ou a ficção. Alguns, entretanto, unem comédia, ação e metalinguagem num mix de risos e tensões. Barry leva o selo de qualidade HBO e tem pelo menos um episódio antológico em sua última temporada: o excelente 710N.

The Bear – ou uma das melhores séries de 2022

Uma das melhores séries de 2022 tem episódios de 20 minutos e se passa em um restaurante à beira da falência. Capturando com brilhantismo o dia a dia dos cozinheiros, The Bear tem tudo no lugar: direção afiadíssima, edição precisa, roteiros objetivos e uma atuação impecável de seu protagonista, Jeremy Allen White. Review, episódio inteiramente gravado em plano sequência, é um dos pontos altos do ano.

Leia também: As Melhores séries de 2022: Os melhores episódios de séries em 2022

Chucky (acredite: é uma das melhores séries de 2022)

Há alguns anos, se algum viajante do tempo me dissesse que uma série do Chucky faria sucesso e seria muito boa, eu duvidaria e riria da insanidade da pessoa. O fato é que Chucky não só é boa como tem mantido um alto nível em sua 2ª temporada. O grande acerto da série é se jogar na galhofa e fazer uma leitura inteligente do público moderno e seus gostos. Com isso, é uma das séries mais alinhadas com a cultura pop do ano.

Heartstopper

Em time que está ganhando não se mexe. É um dos motivos para Heartstopper funcionar tão bem, por exemplo. Ao manter-se fiel às histórias em quadrinhos originais, a série da Netflix entrega uma história coesa, sensível e com apuro estético, algo raro em vários títulos da comédia. A dupla protagonista é um achado e cada personagem merece um cantinho no nosso coração.

Reboot

Reviver filmes e séries antigas virou moda. Percebendo a baboseira que muitos destes projetos carregam, então, um dos criadores de Modern Family decidiu fazer Reboot, focada em uma equipe e atores que tentam reviver uma antiga comédia dos anos 1990/2000. Reboot encontra os risos no choque entre o humor antigo e o atual. Entre o incorreto de antes e o antenado de agora. É uma leitura simples, mas eficiente, do gênero e da indústria atual.

Wandinha

Para os fãs da Tim Burton é uma delícia ver o diretor de volta à forma justamente em uma série envolvendo a Família Addams. Wandinha é o tipo de projeto que só o diretor poderia executar com precisão. O resultado é o cineasta reconquistando prestígio, tanto da crítica quanto do público – afinal, Wandinha já é um dos maiores sucessos da Netflix. E uma das melhores séries de 2022.

Leia também: Wandinha: idade real dos atores e personagens da série

What We do in the Shadows

Caso o número de risadas seja o maior termômetro para classificar algo como comédia, então What We do in the Shadows é o exemplo mais garantido do gênero em 2022. Os vampiros – e Guillermo – seguem hilários, e acabam entregando um das melhores temporada de sua trajetória. Assim, a série é uma mistura irrepreensível de nonsense, esperteza e completa segurança cômica.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.