Westworld – 1×10 – The Bicameral Mind – [SEASON FINALE]

Imagem: HBO/Divulgação

Imagem: HBO/Divulgação

“Estes prazeres violentos têm finais violentos” – Arnold e Robert

Quando os autores nos disseram que não deixariam perguntas sem respostas nesta season finale, eles não estavam nos provocando. É com muito gosto que comentamos aqui sobre “The Bicameral Mind”, um episódio de encerramento tão bom quanto os que assisti em Breaking Bad. Teremos um longo período de espera pela próxima temporada. As perspectivas são muito boas, já que Westworld superou todas as expectativas.

Primeiro, as teorias mais populares que circularam pela internet se confirmaram. Foram tantas que é fácil se perder, mas todas elas, mesmo as que não se foram completamente verdade, tiveram seu grau de participação. Vejam, por exemplo, as linhas do tempo que tiveram as mais variadas versões. Para analisarmos juntos o que houve nesta finale, vamos separar os fatos.

Continua após a publicidade

Sim, tivemos a confirmação de que víamos passado e presente em uma constante durante todos estes dez episódios. Porém, isso se restringiu as histórias envolvendo William e Dolores (o que inclui, portanto, o Homem de Preto). Esperava que houvesse uma outra explicação, mas realmente não tinha como. As cenas foram lindas e muito bem-feitas para nos explicarem como essa narrativa funcionava.

O Homem de Preto foi uma verdadeira surpresa! Só que não. William e o HP eram de fato a mesma pessoa. Isso tinha ficado claro nos últimos capítulos, quando sua sede de sangue ficou avassaladora. Seu último embate com a Dolores foi demais. Tudo se encaixou perfeitamente. Já o labirinto, no fim ele era mesmo uma metáfora. Não vi nenhuma surpresa nisso, mas estou certo de que decepcionou muitos que esperavam nisso uma nova grande aventura.

Imagem: HBO/Divulgação

Imagem: HBO/Divulgação

Já a fuga de Maeve, sinceramente, achei que tudo caminhava para um final trágico para ela. Aqueles dois açougueiros conseguiram controlar a empresa toda e isso é difícil de aceitar… mas vamos dar um desconto, já que desde o começo já era difícil acreditar naquilo tudo. Bernard descobriu que, na verdade Maeve, não estava fora da narrativa. Ela estava fazendo exatamente o que a mandaram fazer… pena que não soubemos qual seria seu desfecho. Isso torna tudo ainda mais interessante. Ela então não é tão diferente assim. Mesmo assim, Maeve é a dona do meu coração <3.

Outro grande mistério resolvido foi a identidade de Wyatt. No fim, mais uma teoria foi confirmada e Wyatt era Dolores. Vendo seu projeto ruir, Arnold colocou nela as memórias destinadas a este personagem e a ordenou que o matasse. Com essa revelação, Dolores foi promovida a maior assassina da série. Tragam-lhe um prêmio!

O futuro da Dellus é talvez o mais incerto. Agora, aparentemente sem o Ford no caminho, a equipe pode recomeçar. Mas, da onde, exatamente? O caos parece ter se instalado e, creio eu, a nova narrativa na verdade é uma que estará fora do controle humano. O jogo virou, e deverá ser jogado com novas regras (ou sem nenhuma). Nossas atenções se voltam novamente para Dolores que deixa de ser uma personagem apagada para tornar nossa curiosidade ainda mais aguçada.

Pra fechar, cito algo bem relevante: a consciência é um “eu-narrador” internalizado que surge muito tempo depois e é possibilitado pela evolução da linguagem. Essa afirmação vem de um dos mais originais filósofos da mente do século XX, Julian Jaynes (1920-1997). Seus estudos conflitam com o título deste episódio e complementam o argumento de Arnold de que o caminho para a autoconsciência não é uma jornada para o alto, mas sim para dentro.

Agora o que dizer do final “do final”? Foi épico, senhoras e senhores. Mal terminou e já existem novas teorias para pensarmos e, infelizmente, teremos tempo de sobra para isso, uma vez que provavelmente só veremos o parque novamente em 2018.

Foi muito bom estar com vocês aqui no Mix nestes dez episódios eletrizantes de Westworld. Nos veremos logo mais! Deixem sua opinião sobre essa final nos comentários!

FICA NO AR 1 – Seria o Dr. Ford mesmo quem estava discursando?
FICA NO AR 2 – Ninguém da Dellus sentiu a falta da Maeve esse tempo todo?
FICA NO AR 3 – O que tem pra hoje? Saudade! #goseason2

Tags westworld
Equipe Mix

Equipe Mix

Perfil criado para realizar postagens produzidas pela equipe do Mix de Séries.

No comments

Add yours