Westworld, 3ª temporada: episódio 3×01 explicado e teorias

Westworld 3x01 explicado

Confira explicações para o episódio 3×01 de Westworld

Westworld voltou, e com ela nossas teorias e conspirações.

O primeiro episódio da terceira temporada, “Parce Domine“, foi exibido neste domingo (15) pela HBO, e agora o Mix de Séries traz uma análise que explicará (ou pelo menos tentará) alguns detalhes interessantes.

Além disso, colocaremos nossas teorias neste texto. Portanto, aproveite e deixe também seus comentários e teorias.

 

Continua após a publicidade

A abertura da terceira temporada

Primeiramente, precisamos destacar a nova abertura de Westworld, que está linda. Mas um dos símbolos mais notados pelos fãs foi um grande pássaro que percorre entre algumas tomadas. Este pássaro pode ser interpretado pela ideia de liberdade, que é refletida pela missão de Dolores. Ao longo da primeira e segunda temporadas, ela busca isso. Sua ideia era alcançar esse objetivo saindo do parque e vindo para o mundo dos humanos.

Mas, aparentemente, ela não irá conseguir isso. O motivo? Que logo no fim da abertura, o pássaro se desfaz, o que da a ideia de que a anfitriã poderá falhar em seus planos.

Localizador

Durante todo o episódio, temos um localizador que aparece em diversos momentos na tela. No começo do episódio, ele aparece como um círculo incompleto, feito de pontos semelhantes em pixels, com um ponto marcado mostrando “Divergência – Beihan, China”. Esse visual aparece em diferentes formas ao longo do episódio, marcando a mudança de cenário.

Westworld 3x01 explicado

Imagem: Divulgação/HBO.

 

O ataque inicial de Dolores

No início do episódio temos um homem, Jerry, que quer vender sua participação na Delos. Em sua casa futurista, ele ajusta seu sistema de automação residencial e vai dormir. Em seguida, o sistema começa a funcionar mal, tocando uma música em voz alta. É então que o homem vê Dolores nadando em sua piscina. Ela conta ao homem como ele a estuprou durante sua despedida de solteiro no Westworld – inicialmente, pensamos que ela está movida por vingança.

Depois de torturar o homem com lembranças de sua primeira esposa, Dolores diz ao homem que ela pegou um pouco de seu dinheiro. Então, ela usa a impressão digital dele para transferir um arquivo confidencial pertencente à sua antiga empresa, Incite. Quando Jerry tenta atacar Dolores, ele acaba caindo na piscina e batendo com a cabeça. Ele morre.

Caleb, personagem de Aaron Paul

Alguns detalhes envolvendo Caleb necessitam da nossa atenção.

  • Ele trabalha como construtor, mas atua como uma espécie de “gangster” ao realizar missões ilegais, através de um aplicativo chamado RICO. 
  • Caleb conversa com uma voz chamada Francis. Inicialmente ela parece ser uma espécie de terapeuta. Porém, descobrimos que se trata de um amigo seu, veterano, que morreu na guerra e lutou junto com ele. É uma inteligência artificial.
  • Caleb tem uma mãe, que o não reconhece. Ele realiza as atividades no RICO para justamente conseguir pagar as contas do hospital.
  • No final do episódio, Caleb decide encerrar a voz de Francis em busca de algo real. É quando ele se depara com Dolores. Aparentemente, ele buscará o “algo real” no personagem mais irreal da série. 

Imagem: Divulgação/HBO.

 

Francis também convence Caleb a não desistir por causa dos problemas da vida e a continuar melhorando suas “estatísticas”. Consequentemente, tentando melhorar sua vida. Essas “estatísticas” provavelmente são semelhantes a um sistema mostrado no episódio de ‘Black Mirror’, ‘Nosedive’. Basicamente, é como um sistema de classificação que julga seu status socioeconômico com base em suas ações. Caleb pensa que o sistema é manipulado e sempre o manterá no fundo.

Teoria: Caleb irá se juntar ao plano de Dolores, uma vez que ele vê a possibilidade de acabar com as impurezas do mundo e de tudo o que deu errado junto dela. A humanidade, mesmo com tecnologia, ainda tem problemas. E são problemas banais que assolam a população desde sempre, envolvendo drogas e tecnologias. Logo, Caleb será uma importante parte na missão de Dolores.

Bernard

Bernard está fugindo – ou foragido – de todos os problemas envolvendo o parque. Isso porque, ele não concorda com a missão de Dolores. Certamente, ela o deixou com a liberdade que ela lutou, mas manteve um contato por algum tempo. Bernard sempre está testando, através de seu sistema, para ver se Dolores o está controlando.

Em certo ponto, Bernard é reconhecido pelos colegas de trabalho, já que a Delos está culpando Bernard pelo ataque no Westworld. É então que ele mostra um modo de ativação do seu corpo que consegue lutar e eliminar ameaças.

No fim do episódio ele descobre um propósito: retornar ao Westworld. 

 

Delos

Charlotte quer manter a Delos, em funcionamento e não quer privatizar. Mas precisamos lembrar que esta não é Charlotte, mas sim um anfitrião que Dolores trouxe. Só não sabemos ainda de quem se trata. Certamente, a ideia de manter a Delos viva do jeito que está após o incidente no parque faz parte dos planos de Dolores para que sua missão de destruir o mundo dos humanos funcione.

Mas uma coisa é clara: eles querem manter o Westworld e todos os outros parques abertos.

 

O que é o Rehoboam?

Em Londres vemos que Dolores começou a namorar o CEO da Incite, Liam Dempsey. Ele mostra a ela o Rehoboam (Roboão), uma máquina de Inteligência Artificial esférica que aparentemente controla a jornada das pessoas. Roboão é o nome do filho do Rei Salomão, e essa máquina dá ideia de funcionar como um Deus.

Essa máquina chama atenção de Dolores e parece ser o objetivo dela entender – e dominar – essa tecnologia. Certamente, fará parte da jornada dela de eliminar o mundo dos humanos.

Dempsey parece desconexo com seus sócios na Incite. Mais tarde, ele revela a Dolores que tem vontade de encerrar o Rehoboam, mas que seus sócios o prenderiam se ele fizesse isso. Além disso, somente uma pessoa consegue controlar a tecnologia – seu arquiteto.

Westworld 3x01 explicado

Imagem: Divulgação.

 

A falsidade ideológica de Dolores (Lara) é descoberta, e os sócios de Liam, com o seu aval, decidem matar Dolores. É quando ela rebate o ataque, e acaba descobrindo o nome da pessoa que tem acesso e controla o Rehoboam: Serac. Dolores, ainda, consegue fazer um anfitrião à imagem de um dos capangas e diz para um deles que “os humanos construíram uma máquina para funcionar como um Deus, mas os Deuses reais estão chegando”.

Ausências no episódio

Algumas ausências foram sentidas neste episódio: o Homem de Preto, William, não apareceu. Cogita-se, inclusive, que a cadeira vaga na reunião da Delos seria a dele. Outra ausência sentida é a de Maeve, embora ela tenha aparecido na cenas pós-créditos.

Cenas pós-créditos

Maeve é mostrada acordando em um lugar que ela parece não saber onde é. De repente, ela abre a janela e se depara com um cenário de guerra, em um campo nazista. Maeve aparenta não saber o que está acontecendo. Porém, seria aquele um parque de Westworld? Teria aquela ação acontecido antes do incidente? Sim e não.

Maeve parece ter sido religada para que o Warworld seja uma demonstração de que os parques de Westworld ainda possam funcionar. Logo, ela ainda está presa no inferno que é o Westworld para os anfitriões. Mas lembre-se: este agora é o parque de Dolores.

Maeve in Wwarworld in Westworld Season 3

Imagem: Divulgação.

O Warworld

Em um material para a imprensa, foi confirmado que aquele é um dos parques mantidos pela Delos. Baseia-se na República Social Italiana, ou mais popularmente conhecida como República do Salò. Este foi um governo fantoche criado pelos nazistas durante a ocupação alemã da Itália de 1943 a 1945. Nominalmente, o governo era liderado por Duce Benito Mussolini, que era o líder fascista da Itália desde 1922, mas na verdade era apenas um proxy para as forças armadas alemãs, que se entrincheiraram na metade norte da Itália. Esse foi o resultado de Mussolini ser preso anteriormente por seu próprio governo, quando a Itália não secretamente entrou em negociações de rendição a forças aliadas que já haviam tomado a Sicília e estavam começando a invadir o continente italiano.

Os alemães e italianos sabiam que a rendição era inevitável, mas levou tanto tempo que as forças nazistas foram capazes de se mobilizar, libertando Mussolini e permitindo que ele se declarasse “Il Duce” (o líder), mesmo que não governasse a capital de Roma, mas a pequena cidade à beira do lago de Salò. Parece que é onde o Warworld está definido, embora não tenhamos ideia de quanto da história italiana real estará envolvida nesse cenário.

Conclusões e teorias finais

Portanto, a linha de raciocínio que Westworld está fazendo é uma que critica o capitalismo. Semelhante ao tema central de “Parasita“, o personagem de Caleb indica como o sistema global contemporâneo é projetado para beneficiar aqueles que estão no topo. Tal sistema garante que as pessoas na parte inferior fiquem na parte inferior e indiretamente sirvam as que estão na parte superior. Até o crime se tornou um sistema fraudulento que beneficia os ricos. Não seria surpreendente descobrir que o aplicativo que Caleb usa também é monitorado pelo governo.

Isso nos leva a outra questão – o governo e Roboão. Parece que Roboão é uma máquina que controla tudo. Ele decide as jornadas das pessoas e é visto como Deus. Isso abre a questão do destino versus livre arbítrio e Westworld mostra como o livre arbítrio pode ser uma ilusão.

É possível que Roboão controle o aplicativo que Caleb usa, RICO. Talvez seja assim que o Roboão “controla” o crime.

E então, o que achou das nossas explicações e teorias? Deixem nos comentários. Além disso, siga a TAG de Westworld no Mix de Séries para saber sobre todas as novidades da série.

Tags westworld
Anderson Narciso

Anderson Narciso

Criador, editor e redator do site Mix de Séries, é apaixonado por séries desde sempre. Fã incondicional de One Tree Hill, ER, Friends, e não perde um episódio da Franquia Chicago.

No comments

Add yours