Westworld: as maiores perguntas para a 4ª temporada

Westworld é um sucesso complexo e tem várias perguntas a serem respondidas em breve

Westworld
Continua após publicidade

Com a 4ª temporada de Westworld no horizonte, a série da HBO tem muitas perguntas que ainda precisa responder. Nas três temporadas do programa, os produtores Jonathan Nolan e Lisa Joy não se esquivaram de dar a Westworld uma linha do tempo complicados. De mortes de personagens principais a conflitos iminentes, o próximo capítulo da série estará repleto de questões não resolvidas da 3ª temporada.

Continua após publicidade

Criado por Nolan e Joy, Westworld estreou em 2016 e desde então ganhou um grande número de seguidores, bem como aclamação da crítica. O drama de ficção científica ganhador do Emmy se inspira no filme de ficção científica de Michael Crichton de 1973. Nela, vemos uma atração que gira em torno de um parque de diversões com tema do faroeste americano. Lá os humanos são livres para satisfazer todos os seus desejos sem consequências. Logo, os eventos centrais de Westworld ocorrem quando os robôs parecidos com humanos que povoam o parque – conhecidos como “hosts” – começam a se desviar de seus scripts. As temporadas 1 e 2 do show focaram na construção de mundos, enquanto seus personagens principais exploravam temas da consciência humana e do livre arbítrio.

Novos ares em Westworld

A 3ª temporada de Westworld trouxe uma atmosfera diferente para o show. Assim, indo para a cidade, a série não se limitou ao parque temático do oeste selvagem, como era o caso nas temporadas 1 e 2. No final da temporada 3, Westworld parou com Dolores (Evan Rachel Wood), Maeve (Thandie Newton) e Caleb (Aaron Paul). Embora tenha resolvido alguns assuntos, a 3ª temporada também trouxe novos mistérios para os telespectadores ponderarem antes da próxima apresentação do programa. 

Continua após publicidade
Continua após publicidade
Westworld produtor confirma saída de Dolores
Imagem: Divulgação.

As Dolores de Evan Rachel Wood retornarão?

Uma questão candente na mente de muitos telespectadores em direção à 4ª temporada de Westworld envolve a morte chocante de Dolores no final da 3ª temporada. Sem vida depois de destruir Rehoboam e, por sua vez, apagando sua existência, a personagem de Dolores (como o público da série a conhece) parece ter sumido para sempre. No entanto, o showrunner Nolan deu a entender em uma entrevista para a Variety que Wood está programado para retornar ao Westworld em um papel diferente.

Portanto, é provável que a semelhança de Dolores retorne na 4ª temporada de Westworld com a consciência de outro personagem. Isso seria adequado, portanto, dado o uso frequente de dublês nas séries. No final da 2ª temporada, Dolores fez várias cópias de sua consciência e implantou uma delas no corpo hospedeiro de Charlotte. Como a consciência de Dolores continua a operar no corpo de Charlotte, ela pode tentar reconstruir Dolores como uma hospedeira mais uma vez e dedicá-la à sua causa.

Continua após publicidade

Como o Man In Black se encaixará no enredo?

A versão humana de William, também conhecido como The Man in Black (Ed Harris), estava em um estado alucinatório e permaneceu institucionalizado por grande parte da 3ª temporada. William foi morto no final da 3ª temporada de Westworld (durante a cena pós-créditos) por uma versão hospedeira de si mesmo. Isso implica, também, que o hospedeiro em questão era uma criação de Charlotte. O que exatamente está reservado para a nova personalidade do personagem, entretanto, ainda está para ser visto. Mas todos os sinais indicam que o anfitrião William irá colaborar com a anfitriã Charlotte em seu plano de conquistar a sociedade criando um exército de anfitriões, continuando o que Dolores começou.

Continua após publicidade

Leia também: Fallout: criadores de Westworld farão série na Amazon sobre jogo

Quais são os planos de Charlotte?

A versão humana de Charlotte Hale faleceu desde o final da 2ª temporada. Seu hospedeiro implantado com a consciência de Dolores, comumente referido como Halores, atualmente serve como o arquiteto do plano dos hospedeiros para dominar os humanos no mundo real. Na cena pós-crédito da 3ª temporada de Westworld, portanto, foi revelado que Charlotte está fabricando mais hospedeiros para montar um exército com uma batalha total entre os hospedeiros e os humanos se aproximando. Westworld ainda não revelou o próximo movimento de Charlotte, que será um desenvolvimento intrigante na 4ª temporada.

Continua após publicidade

O que vem a seguir para Caleb?

A 3ª temporada de Westworld apresentou Caleb Nichols como um instável veterano de guerra e ocasionalmente responsável por assaltos criminosos. O show inicialmente manteve a existência de Caleb como humano ou hospedeiro em segredo. No episódio 7 “Passed Pawn”, porém, foi revelado que Caleb era o produto humano de um esforço de recondicionamento para eliminar outliers da sociedade como ele por meio do controle da mente, efetivamente tornando-o um híbrido. Depois de apagar Roboão, então, Caleb agora tem livre arbítrio, o que o posiciona para ter um papel fundamental. Assim, isso poderia levá-lo a se encontrar com a anfitriã Charlotte.

Continua após publicidade

Leia também: El Camino é o epílogo ideal para uma das melhores séries da atualidade

O que aconteceu com a filha de Maeve?

Desde que Maeve se tornou autoconsciente na primeira temporada, ela está em busca de sua filha perdida. Depois de recusar a oportunidade de escapar de Westworld no final da 1ª temporada, devido à sua convicção de encontrar sua filha, Maeve finalmente se reuniu com ela na 2ª temporada. Mais tarde, ela vê sua filha levada pelos guerreiros da Nação Fantasma, que atacaram Maeve. Na terceira temporada, Maeve fez questão de encontrar sua filha mais uma vez, mas o programa não deixou claro onde exatamente esse conflito se encontra. Considerando novos fatores, como a liberdade de Caleb, por exemplo, e o confronto entre humanos e hospedeiros que virão, a busca de Maeve por sua filha perdida será muito mais complicada na 4ª temporada.

Continua após publicidade

O que está acontecendo nos parques?

A 3ª temporada de Westworld trocou a paisagem aberta do oeste americano pelo cenário mais futurista de 2052, Los Angeles. Ao fazer isso, o show se distanciou de suas origens e deixou o público sem saber o estado atual do parque temático. Embora não seja mais essencial para o enredo da série, dado que quase todos os personagens principais escaparam para a sociedade moderna, os confins de Westworld continuam sendo a base central da premissa da série.