A série do Disney+ que agradou 99% do público e já venceu 14 Emmys
A série Xógum: A Gloriosa Saga do Japão conquistou feito incrível com 99% de alcance no Rotten Tomatoes e já tendo vencido 14 Emmys.
No último fim de semana, a Academia de Televisão realizou o Creative Arts Emmy Awards, onde foram anunciados os indicados em categorias não principais. As principais séries e atores serão revelados no dia 16 de setembro. Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, da FX, quebrou um recorde no Emmy – seus criadores levaram para casa 14 prêmios por uma única temporada.
Mesmo antes da cerimônia, Xógum já conquistou um recorde de indicações – o projeto sobre a guerra feudal no Japão conquistou 25 nomeações em categorias.
Xógum: A Gloriosa Saga do Japão Lembra os Sucessos da HBO dos Anos 2000
Uma adaptação do romance de James Clavell com o mesmo nome, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão foi comparada a Game of Thrones antes mesmo de sua estreia: parecia que a nova série se concentraria em intrigas políticas e na luta pelo poder a qualquer custo, justo ou não.
- Xogum | 2ª temporada ganha grande atualização
- Xógum: A Gloriosa Saga do Japão | 2ª temporada tem nova atualização
Mas a história de um inglês que se encontra no Japão do início do século XVII, fechado para os europeus e em meio a uma guerra civil, lembra sucessos muito diferentes da HBO. Estamos falando de Roma e Deadwood, dois dramas de época dos anos 2000 que usaram grandes orçamentos não para ações espetaculares, mas para recriar de forma convincente a era e contar uma história sobre pessoas comuns que sofrem durante as disputas dos outros.
O novo projeto renovou o material original, conseguiu reconstruir a narrativa sem prejudicar o enredo e deu a cada personagem principal tempo de tela suficiente. Importante destacar que mais da metade de Xógum: A Gloriosa Saga do Japão contém falas autênticas em japonês, não esquecendo das legendas, o que representa uma grande vitória para a representação de atores de origem asiática.
A Série Funciona Tanto Como uma Brilhante Adaptação Quanto Como uma Obra Autônoma Perfeita
A principal decisão acertada de Xógum: A Gloriosa Saga do Japão foi elevar a história ao nível das intrigas feudais. Já vimos mais de uma vez um cavaleiro europeu trocando sua armadura por uma japonesa e sua espada por uma katana para entrar ao serviço de um nobre senhor.
No entanto, os criadores habilmente mudam o foco, reconhecendo que é impossível recontar literalmente o enredo da fonte original. Em vez disso, os autores criam um grande quadro cheio de sutileza e originalidade. Claro, as comparações com Game of Thrones são inevitáveis. Mas Xógum tem menos tempo para trabalhar todas as linhas, então a ação se desenvolve de forma muito mais rápida.
Assistir a Xógum: A Gloriosa Saga do Japão dá a sensação de fazer parte de algo grandioso. Como os primeiros projetos da HBO dos anos 2000 e início dos anos 2010, o programa se esforça para impressionar com sua escala, mas faz isso de forma gradual, dando ao espectador tempo para se ambientar. E essa é uma luxuosidade que temos cada vez menos a cada ano.
A série está disponível no Disney+.