Xógum: enigma em cena chave é finalmente explicado

Um dos grandes momentos do desfecho de Xógum: A Gloriosa Saga do Japão tinha enigma que, agora, foi explicado.

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão
Imagem: Divulgação.

No emocionante desfecho de “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão“, a complexa teia de manipulações de Lord Toranaga é finalmente revelada, culminando em um dos momentos mais cruciais da série: o seppuku de Yabushige. Ao longo da série, baseada na obra de James Clavell, Toranaga, interpretado por Hiroyuki Sanada, demonstra ser um mestre da estratégia, manipulando eventos e pessoas para alcançar seu objetivo supremo: tornar-se shōgun.

No último episódio, a série opta por não mostrar grandes batalhas como a de Sekigahara, focando, em vez disso, nas revelações das maquinações de Toranaga. A morte de Lady Mariko, um ponto crucial no episódio anterior, revela-se uma peça fundamental no plano de Toranaga, destacando o sacrifício necessário para manipular as forças em jogo contra seu adversário, Ishido.

Antes de Yabushige cometer seppuku, ele e Toranaga têm uma conversa decisiva onde o senhor feudal revela, embora de maneira velada, seus verdadeiros planos. Yabushige, interpretado por Tadanobu Asano, compreende finalmente as intenções de Toranaga momentos antes de sua morte. O sorriso sutil de Toranaga, enquanto Yabushige se prepara para a morte, confirma suas suspeitas: Toranaga sempre ambicionou o poder supremo, contrariando suas alegações anteriores de que não desejava tal posição.

PUBLICIDADE

Saiba mais sobre Xógum: A Gloriosa Saga do Japão:

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão
Imagem: Divulgação.

Essa cena de seppuku não é apenas uma passagem para a morte de Yabushige, mas um momento revelador. E que enfatiza a capacidade de Toranaga de manter seus verdadeiros objetivos ocultos até o fim, utilizando-se de todos como peões em seu grande jogo de xadrez político e estratégico.

Curiosamente, a frase “Por que contar o futuro a um homem morto?“, usada por Toranaga, é uma repetição da fala de Yabushige no primeiro episódio. Tudo isso, insinuando que Omi também poderia estar a serviço de Toranaga desde o início.

A série, então, não apenas adapta fielmente a novela de Clavell, mas também enriquece a narrativa com camadas de traição e estratégia. Dessa forma, culminando em um final que revela o verdadeiro jogo de Toranaga e consolida sua vitória e ascensão ao poder.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.