Xógum: A Gloriosa Saga do Japão: Episódio 5 explicado
Confira os spoilers do episódio 5 de Xógum: A Gloriosa Saga do Japão e a explicação sobre o terremoto na trama.
O episódio 5 de “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” introduziu um novo elemento à trama com a entrada da mãe do herdeiro e revelou mais sobre o passado da Lady Mariko, complicando ainda mais sua relação com John Blackthorne. Para surpresa de muitos, inclusive da própria Mariko, o episódio mais recente trouxe à luz que Toda Buntaro não estava morto.
O samurai retornou ao lado do Lorde Toranaga, apenas para descobrir que agora teria que viver sob o mesmo teto que o Anjin-san. A tensão entre Blackthorne, Mariko e Buntaro definiu o tom do episódio, que terminou com Toranaga quase perdendo a vida após um grande terremoto.
Enquanto Ishido não tomou nenhuma ação imediata sobre a morte de Nebara Josen, o líder do Conselho de Regentes de “Xógum” se encontrou com Ochiba-no-kata, a mãe do herdeiro. Toranaga, que teve que assistir a uma grande parte de Anjiro ser destruída pelo terremoto, agora terá que lidar com outra figura poderosa, já que Lady Ochiba não está mais interessada em manobras políticas e deseja proteger seu filho daqueles que possam tentar usurpar seu título. Por último, Mariko e Blackthorne não estão mais em bons termos após a ex-revelação de sua história de vida para o último.
Episódio 5 trouxe nova dinâmica em Xógum: A Gloriosa Saga do Japão
O retorno de Lady Ochiba em “Xógum” e o que isso significa para os regentes trouxe uma nova dinâmica à série. Ochiba-no-kata é a mãe do herdeiro de Taikō, tendo sido a única entre as consortes de Nakamura Hidetoshi a dar ao governante um filho. No início de “Xógum”, Ochiba estava essencialmente sendo mantida como refém no castelo de Toranaga em Edo, o que aumentou a tensão entre o Senhor de Kanto e o Conselho de Regentes.
Em teoria, os Regentes deveriam governar em nome do filho de Taikō até Yaechiyo completar 16 anos. No entanto, Ishido e o resto do Conselho de Regentes temiam que Toranaga, que estava se tornando cada dia mais poderoso, quisesse assumir o controle.
Saiba mais sobre Xógum A Gloriosa Saga do Japão:
- Xógum: Episódio 3 confirma guerra que está por vir
- Xógum: A Gloriosa Saga do Japão é a série que você precisa assistir
- Xógum, nova série do Disney+, é cópia de Game of Thrones?
O episódio 5 de “Xógum” termina com Ochiba declarando que o tempo para jogos políticos acabou. Sugerindo que ela agora estará mais diretamente envolvida nas decisões relativas ao futuro de seu filho. A série até então pintou Ishido como a maior ameaça ao plano de Lorde Toranaga, mas talvez não seja o caso. Uma aliança entre a mãe do herdeiro e o Conselho de Regentes não será boa para Toranaga, especialmente agora que uma guerra entre ele e Ishido é inevitável após a morte horrível de Jozen no episódio 4 de “Xógum”.
Episódio 5 trouxe importante evento
O terremoto do episódio 5 de “Xógum” quase matou Lorde Toranaga e levou a inúmeras vítimas em uma das sequências mais intensas da série até agora. John Blackthorne e Lady Mariko já haviam sentido um terremoto em menor escala no episódio 4, que foi o primeiro terremoto que Blackthorne já experimentou.
Lady Mariko afirmou que, no Japão, a morte pode vir do ar, da terra ou do mar, referenciando como o país sempre foi suscetível a terremotos e tsunamis. Embora parecesse que “Xógum” da FX iria pular a parte do romance que adaptou de forma livre o terremoto de Keichō, o episódio 5 cobriu este importante evento.
Embora “Xógum” se passe em 1600, o terremoto que ocorreu no episódio 5 tem base no terremoto de Keichō, que ocorreu em 1605. Ele teve uma magnitude de 7,9 e afetou várias regiões, levando a milhares de mortes. Isso não apenas devido ao próprio terremoto, mas também ao tsunami que veio depois. No romance de James Clavell, John Blackthorne salva Yoshii Toranaga durante o terremoto, e é por isso que o Senhor de Kanto faz do Anjin um Hatamoto.
O episódio também mergulhou profundamente no passado de Lady Mariko, revelando desejos sombrios e um legado familiar marcado por traição. Mariko compartilhou com Blackthorne que, desde a traição de seu pai, ela desejava cometer seppuku junto com sua família. Mas ela foi forçada a se casar com o samurai Toda Buntaro. Desde então, Mariko vive em vergonha e agonia, esperando pelo dia em que lhe será permitido morrer.
O que vem por aí?
A relação entre John Blackthorne e Lady Mariko tomou um novo rumo após essas revelações. Com Mariko decidindo encerrar qualquer envolvimento que tivessem, declarando que, doravante, só falarão um com o outro por meio das palavras de outras pessoas.
Resta ver se eles conseguirão reconciliar suas diferenças nos próximos episódios de “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão”.