Xógum: A Gloriosa Saga do Japão: Episódio 9 explicado

O episódio 9 de Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, penúltimo da série, destaca uma importante personagem e suas relações pessoais.

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão Episódio 9
Imagem: Divulgação.

O episódio 9 de “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão“, intitulado “Crimson Sky”, não se concentra em lançar uma grande batalha. Mas sim em aprofundar a intriga política e os conflitos emocionais que se intensificam conforme a série se aproxima do seu clímax. Após a perda do general mais confiável de Toranaga, Toda Hiromatsu, e a morte de seu filho Nagakado, o Senhor de Edo, interpretado por Hiroyuki Sanada, parece ter poucas cartas na manga.

No entanto, o luto oficial de 49 dias pelo seu filho dá a Toranaga um tempo precioso para arquitetar seus planos, mesmo sob o olhar vigilante de seu meio-irmão e novo regente, Saeki Nobutatsu.

Destaque de Mariko em “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão”

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão Episódio 9
Imagem: Divulgação.

Este episódio, então, consolida “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” como a história de Mariko. E, ao mesmo tempo, destaca a performance impressionante de Anna Sawai, cuja presença domina cada cena em que aparece. Enviada a Osaka com uma missão crítica, Mariko não revela suas verdadeiras intenções aos companheiros de viagem, Blackthorne e Yabushige, mantendo um ar de mistério sobre sua presença.

PUBLICIDADE

Saiba mais sobre Xógum: A Gloriosa Saga do Japão:

A tensão é palpável em Osaka. Isso porque o Senhor Ishido mantém as famílias do conselho como reféns para assegurar a obediência dos regentes, criando um cenário de suspense e manipulação política.

Quando Mariko finalmente anuncia seu verdadeiro propósito — escoltar a esposa de Toranaga, Kiri, e sua consorte, Shizu, de volta para Edo — Ishido rejeita prontamente a proposta. Mas a determinação de Mariko em cumprir seu dever se mostra inabalável. A situação escala rapidamente quando Mariko e um pequeno grupo de samurais leais a Toranaga tentam deixar Osaka, desencadeando um confronto tenso e perigoso com as forças de Ishido.

A audácia de Mariko em enfrentar Ishido e tentar garantir a segurança de Kiri e Shizu, enquanto lida com a traição de seu próprio filho, Ryûji, que promete renegá-la, adiciona uma camada de drama pessoal ao episódio. Sua tentativa de sair de Osaka se transforma em uma série de combates intensos, onde Mariko pega em armas para proteger aqueles que ama, uma cena que destaca sua força e resiliência.

Relações pessoais também tem seu espaço

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão Episódio 9
Imagem: Divulgação.

Em um momento de desespero e honra, Mariko decide que, impedida de realizar seu dever, não tem outra escolha a não ser cometer seppuku ao pôr do sol. Essa decisão dramática, no entanto, ressoa por toda Osaka, com implicações que vão além de sua própria vida. Refletindo sobre o desonroso comportamento de Ishido e o impacto disso para toda a cidade.

A complexidade das relações pessoais também é explorada profundamente. Especialmente na interação entre Mariko e Ochiba, onde o passado compartilhado e as circunstâncias atuais testam os laços de amizade e lealdade. A intervenção de Ishido, concedendo a Mariko a permissão necessária para partir, sugere uma reviravolta política. Mas a tranquilidade é breve, pois um ataque surpresa promete mudar o curso dos eventos.

As cenas finais do episódio, onde Mariko e Blackthorne enfrentam uma ameaça iminente e inesperada, preparam o palco para um final emocionante. “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” se destaca por sua capacidade de entrelaçar ação intensa com desenvolvimento emocional profundo. E o episódio 9 é um exemplo brilhante de como uma narrativa pode ser tão envolvente quanto as batalhas que decide não mostrar.

Com apenas mais um episódio até o final, “Crimson Sky” estabelece as peças para uma conclusão épica. E, portanto, reafirma “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” como uma adaptação memorável, onde os conflitos internos são tão devastadores quanto os externos.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.