Xógum: A Gloriosa Saga do Japão mudou tudo para Toranaga
Xógum teve um sétimo episódio intenso e que mudou tudo para um dos personagens mais importantes da série. O que aconteceu com Toronaga?
A trama de “Xógum” atingiu um novo patamar de intensidade no episódio sete, quando um John Blackthorne furioso rotula o Lord Yoshii Toranaga como “o brilhante mestre da trapaça”.
Essa drástica desaprovação vem após Toranaga concordar em se render ao Lord Ishido, o que resultaria no massacre em sua casa. Já em terreno instável devido às motivações variadas, essa decisão faz com que os vassalos leais a Toranaga se afastem dele.
Enfrentando uma morte desonrosa, Lady Mariko novamente suplica pelo direito de pôr fim à sua própria vida. Enquanto isso, Yabushige mantém as promessas de Ishido em seu arsenal. O meio-irmão de Toranaga, Saeki Nobutatsu, trai Toranaga em busca de glória, e o filho de Toranaga, Nagakado, sofre um destino devastador durante um ato fracassado de valor.
Leia mais sobre “Xógum“:
- Xógum: A Gloriosa Saga do Japão: Episódio 7 explicado
- Xógum: A Gloriosa Saga do Japão: Episódio 6 explicado
- Xógum, nova série do Disney+, é cópia de Game of Thrones?
Tudo indica que os planos de Toranaga estão desmoronando. Talvez isso faça parte de sua estratégia. Podemos interpretar este episódio por duas perspectivas: ou o senhor “conhecido por suas artimanhas” foi pego desprevenido e está à beira do colapso, ou Toranaga pretende sabotar Osaka por dentro.
De qualquer forma, o sétimo episódio de “Xógum” revela a fragilidade de Toranaga pela primeira vez. Ele deixa de ser uma força indestrutível e se humaniza. Hiroyuki Sanada, que já brilhava, revela camadas que são distintamente falhas e afiadas em sua aparente espontaneidade, uma qualidade que não associamos a Toranaga. E ainda assim, a saga da guerra civil intensifica, revelando as entranhas do estrategista favorito de todos.
A luta de Toranaga se tornou pessoal desde que o Conselho dos Regents se voltou contra ele. Suas ações foram motivadas pela ganância e pelo ciúme. Agora, a batalha exige um preço mais alto do que nunca.
Toranaga mantém todos à distância, mas a traição de seu irmão Saeki (logo após Toranaga ordenar o Crimson Sky, vale ressaltar) o desmascara. Toranaga e Saeki podem ter uma relação inexistente, dada a diferença de idade e status, mas a traição de sangue fere mais profundamente que as normas políticas.