Xógum, nova série do Disney+, é cópia de Game of Thrones?
Xógum: A Gloriosa Saga do Japão é a nova série do Disney+ e já tem muita gente comparando ela com Game of Thrones.
A nova aposta do Disney+, “Xógum”, vem causando burburinho entre os fãs de séries históricas e dramáticas, principalmente pela comparação inevitável que vem sendo feita com “Game of Thrones”, a gigantesca franquia da HBO.
Adaptando o aclamado romance de James Clavell, “Xógum” narra a história do Lorde Yoshii Toranaga (Hiroyuki Sanada) e como a chegada de um navio europeu poderia ser a solução para seus conflitos políticos com outros senhores japoneses. As críticas iniciais da série limitada têm sido extremamente positivas, com muitos críticos apontando semelhanças com o fenômeno de “Game of Thrones”.
Em entrevista recente ao Digital Spy, membros do elenco de “Xógum”, incluindo Sanada, Anna Sawai e Cosmo Jarvis, abordaram as comparações com “Game of Thrones”. Embora haja variações nas respostas, cada um deles enfatizou o objetivo de tornar o drama histórico da FX algo original.
Saiba mais sobre Xógum:
- Xógum A Gloriosa Saga do Japão: quantos episódios tem e datas
- Xógum: A Gloriosa Saga do Japão: nova série traz épica guerra
- Série medieval mais esperada do ano estreou no Disney+
Hiroyuki Sanada ressaltou o esforço em manter a originalidade, enquanto Anna Sawai expressou a honra de ser mencionada ao lado de uma série tão especial. Mas ela reiterou a intenção de criar algo único, esperando que “Xógum” possa estabelecer seu próprio gênero. Cosmo Jarvis, por sua vez, admitiu nunca ter visto “Game of Thrones”, focando apenas em contribuir para a qualidade de “Xógum”.
As semelhanças apontadas pelos críticos entre “Xógum” e “Game of Thrones”, no entanto, parecem residir em aspectos mais amplos. Como a complexidade dos personagens e a exploração de suas manobras políticas em busca de poder, além da presença de temas maduros e cenas de violência. No entanto, as diferenças são notáveis.
“Game of Thrones”, além disso, se passa em um mundo de fantasia explícito, repleto de magia, monstros e elementos fantásticos, como dragões e Caminhantes Brancos, ancorando-se em uma narrativa de fantasia sombria.
Por outro lado, “Xógum” encontra suas raízes na história real, descrevendo eventos e personagens históricos do Japão, sem recorrer a bestas míticas ou magia. Apesar das comparações com “Game of Thrones” serem interessantes e até certa medida justas, “Xógum” está, de fato, trilhando seu próprio caminho, prometendo aos espectadores uma jornada única pela história japonesa, distinta do universo de fantasia de Westeros.
Portanto, embora as comparações sejam inevitáveis, “Xógum” busca afirmar sua identidade própria, oferecendo uma nova perspectiva sobre o drama histórico e a narrativa épica.