Yellowstone: John Dutton pode morrer na 5ª temporada parte 2?

Yellowstone: Drama protagonizado pela família Dutton está disponível na Amazon Prime Vídeo e na Paramount Plus

Yellowstone: John Dutton pode morrer na 5ª temporada parte 2?
Imagem: Divulgação Yellowstone/Paramount Network

A parte 2 da 5ª temporada de Yellowstone tem sido constantemente adiada, ainda sem uma data de estreia definida. Com isso, a questão da morte de John Dutton no último episódio da série permanece em aberto.

Agora, até mesmo a maneira específica pela qual o patriarca da série poderia morrer é objeto de especulação. Embora Kevin Costner tenha interpretado o papel de John Dutton por cinco temporadas, sua participação nos episódios finais é incerta. Por isso, os fãs têm teorizado que seu personagem pode acabar morrendo. No entanto, uma descoberta recente no contrato de Costner levanta ainda mais questões sobre essa teoria.

Recentemente, o jornalista Matt Belloni escreveu no Puck News sobre as recentes dificuldades de Kevin Costner com a equipe de Yellowstone. Ele revelou que o ator tem uma cláusula em seu contrato chamada de cláusula de “morte moral”. Portanto John não pode morrer de uma forma considerada constrangedora ou vergonhosa. Belloni observou que cláusulas de morte moral são consideradas “incomuns”. Além disso, a cláusula de morte moral de Costner deixa um mistério sobre como o final de Yellowstone funcionará sem Kevin Costner.

PUBLICIDADE

Yellowstone conta a história da família Dutton, liderada por John Dutton, um fazendeiro e proprietário de gado que controla a maior fazenda de gado dos Estados Unidos, localizada no estado de Montana. A série aborda os conflitos e desafios enfrentados pela família Dutton enquanto tenta proteger sua terra, gado e tradições contra diversos interesses, incluindo promotores imobiliários, empresários e tribos nativas americanas.

Morte constrangedora

Yellowstone: John Dutton pode morrer na 5ª temporada parte 2?
Imagem: Divulgação Yellowstone/Paramount Network

Quando se trata de uma morte “constrangedora” que quebraria a cláusula de morte moral no contrato de Kevin Costner, as possibilidades parecem ser infinitas. O termo “constrangedora” é bastante subjetivo, então existe a chance de que uma morte que pareça inofensiva seja perturbadora para o ator e, como resultado, quebre a cláusula.

Leia também: Yellowstone: destinos incertos complicam última temporada

No entanto, os criadores de Yellowstone certamente poderiam seguir alguns caminhos que tanto Costner quanto o público em geral indubitavelmente considerariam vergonhosos. Em resumo, essas mortes provavelmente seriam vistas como facilmente evitáveis ou como resultado da falta de habilidade ou inteligência de Dutton, como ele tropeçando em uma pedra e morrendo.

Mortes que são mais propensas a ser constrangedoras para John Dutton e, por consequência, para Kevin Costner, são aquelas que têm laços pessoais com o personagem. Por exemplo, não ficaria bem se John Dutton morresse após ser pisoteado por um cavalo, pois ele passou toda a sua vida lidando com animais. Em resumo, a melhor maneira de evitar quebrar a cláusula de morte moral é fazer com que John Dutton tenha uma morte heroica e impactante.

Produtores ainda podem matar John Dutton na 5ª temporada

Yellowstone: John Dutton pode morrer na 5ª temporada parte 2?
Imagem: Divulgação Yellowstone/Paramount Network

Apesar da cláusula de morte moral, não é impossível para Yellowstone matar John Dutton. Embora existam diretrizes para como o programa pode lidar com isso, essas não são regras que serão muito difíceis de seguir. Em grande parte, a série precisará dar a John Dutton uma morte que seja adequada para seu personagem: algo heroico, à moda do cowboy e respeitoso. Esse tipo de morte poderia ser semelhante a Dutton se envolvendo em uma briga e, embora vença o conflito, ele fica gravemente ferido e morre devido aos ferimentos. Além disso, Dutton poderia se sacrificar para salvar um dos membros de sua família.

Por outro lado, se uma morte heroica parecer muito melodramática, a equipe de Yellowstone também poderia dar a John Dutton um fim tranquilo e respeitoso. Considerando sua idade, não seria inapropriado para John Dutton ficar doente e falecer por esse caminho, e isso poderia proporcionar um fim satisfatório. Embora a doença possa vir com alguns aspectos indesejáveis, o programa poderia retratar Dutton como forte até o fim. Outra opção seria simplesmente ter a morte de Dutton ocorrendo fora da tela.

John Dutton morre no final da série?

Yellowstone: John Dutton pode morrer na 5ª temporada parte 2?
Imagem: Divulgação Yellowstone/Paramount Network

Se Kevin Costner realmente não retornar para a segunda parte da quinta temporada de Yellowstone, então matar John Dutton pode muito bem ser a melhor opção para a série. Embora a morte às vezes possa ser constrangedora para um personagem, geralmente é vista como honrosa, e matar John Dutton provavelmente pareceria muito melhor do que escrevê-lo como em uma viagem ou convenientemente indisposto. No geral, se Costner decidir voltar para Yellowstone, sua morte provavelmente não seria inteiramente necessária. No entanto, se o ator virar as costas para a série, sua morte fictícia parece ser a solução ideal para sua ausência.

Yellowstone está disponível no catalogo da Amazon Prime Vídeo e da Paramount Plus.

Sobre o autor

Italo Marciel

Redação

Jornalista por formação e publicitário por aproximação. Desde a graduação, circulo entre as duas áreas e isso me preparou para atuar com mais segurança e amplitude na Assessoria de Comunicação Política, área na qual trabalho desde 2013. Ao todo, já são são oito anos gerenciando a comunicação de parlamentares do legislativo municipal. Entre as minhas principais atribuições estão: criação e gerenciamento de conteúdo textual e visual (artes, fotos e vídeos) para redes sociais; planejamento de pronunciamentos; preparação de pauta para reuniões e entrevistas; relacionamento com a imprensa. Além disso, tanto tempo no meio me trouxe conhecimentos intermediários de assessoria parlamentar, onde auxilio na construção e revisão de projetos e no relacionamento com pastas do poder público de direto interesse dos mandatos. No Mix de Séries atua como jornalista e redator de notícias gerais, desde 2017. Também produz críticas e conteúdos especiais voltado para a área de streaming.