YOU, final da 4ª temporada é uma bagunça: eis os segredos
Ao definir caminhos para a quinta temporada, o final da quarta temporada de YOU bagunça tudo: entenda com as explicações.
O final da 4ª temporada de YOU na Netflix forneceu uma série de reviravoltas para todos os personagens – bem como alguns assassinatos, para garantir que a temporada tivesse um final adequado. E isso acabou tornando-se uma bagunça.
A Parte 2 da 4ª temporada de YOU concluiu com algumas revelações importantes para a série e para o arco de Joe ao longo dele. Dito isso, o final coloca Joe de volta à estaca zero em alguns aspectos, quando ele recupera sua antiga identidade e começa a se concentrar em seu mais novo alvo romântico.
Joe passou quase toda a quarta temporada lutando contra si mesmo. Este é literalmente o caso quando a série explicou que Joe era, de fato, o assassino Papa Ricos. Com Rhys sendo uma alucinação para compartimentalizar seus impulsos.
Apesar de lutar fortemente com isso ao longo da trama, o final mostra Joe aparentemente aceitando sua natureza sanguinária. Fazendo, dessa forma, uma parceria com Kate e restaurando sua antiga vida como Joe Goldberg. Tudo que tornou o final da 4ª temporada de YOU bem bagunçado.
Por que Joe tentou se matar na 4ª temporada de YOU?
O final da 4ª temporada de YOU mostra Joe – acreditando que matou Marienne e não consegue controlar seus próprios impulsos assassinos. Então, ele tenta se ferir.
Isso decorre de sua culpa pela ideia de que a família de Marienne acreditará erroneamente que ela morreu por uma recaída devido aos crimes dele. Mas também parece ser em parte devido a ele ter alucinado com algumas de suas ex-vítimas.
Leia também: YOU enganou com 4ª temporada parte 2 e fãs se revoltam
A sequência que mostra essas mulheres serve como um lembrete para Joe Goldberg de que ele tirou várias vidas apenas para seu próprio ganho. O que o convence brevemente de que a única maneira de acabar com sua matança é com sua própria morte.
O que acontece com Joe e Kate no final da 4ª temporada de YOU?
Depois que Joe é resgatado de sua tentativa de se matar, ele e Kate discutem as histórias de ambos. Primeiro, Joe revela sua verdadeira identidade e que já matou antes. Kate então revela que a morte de Tom Lockwood a deixou com uma herança considerável e um desejo de usar essa herança para tornar o mundo um lugar melhor. O que ela acredita que só pode fazer com a ajuda de Joe.
Depois que a dupla concorda em manter um ao outro na linha e no estreito no final da 4ª temporada de YOU, eles usam suas novas finanças para criar uma história de relações públicas e limpar o nome de Joe. Tudo isso, por meio de uma versão cuidadosamente elaborada dos eventos.
Em certo sentido, isso configura Joe com o aliado mais terrivelmente perfeito que ele poderia ter conseguido para escapar impune de seus crimes.
No entanto, esse movimento também o envolve romanticamente com alguém que não apenas aparentemente pretende ajudar Joe a viver uma vida mais moral, mas também pode arruiná-lo, se ela se voltar contra ele, deixando o par em uma dinâmica fascinante.
Por que Joe alucina com aquelas vítimas na 4ª temporada?
De todas as muitas vítimas de Joe em YOU, os telespectadores podem ter ficado surpresos ao ver Gemma como a primeira a aparecer quando Joe começou a alucinar com aqueles que ele matou.
No entanto, isso faz sentido, já que no final da 4ª temporada de YOU Joe alucina com Gemma, Guinevere e Love – aparentemente porque ele ainda se sente culpado por suas mortes. Mas também porque elas refletem seu processo de pensamento em torno seus modos de serial killer.
A desesperança de Joe após essa sequência de alucinações mostra que essas três figuras o atingiram em vida e, portanto, seu subconsciente permite que continuem a impactá-lo após a morte também.
Guinevere Beck foi a primeira vítima de Joe e a figura que ele tem os sentimentos complicados mais duradouros ao redor. Para Love, sua aparição é provável porque ela era em muitos aspectos mais parecida com ele. E, ainda, porque ela é o interesse romântico mais recente que ele matou.
Embora Gemma possa não parecer imediatamente como se ela se encaixasse nesse molde, o fato de Joe nem mesmo ter registrado que a matou até recentemente pode explicar por que ela foi a primeira na lista de participações especiais de alucinações. Já que ela representa sua consciência de que ele está se tornando cada vez mais fora de controle.
Por que Joe alucina com Rhys (e por que Rhys quer que eles “voltem”)?
A revelação de que Joe estava alucinando com uma versão de Rhys com intenções mais assassinas – e que ele matou o Rhys real basicamente sem motivo – foi a maior reviravolta na história da Parte 2 da quarta temporada de YOU. Mesmo que possa não parecer fazer sentindo, dando a sensação de bagunça que mencionamos.
Mas, em análise mais profunda, podemos entender as razões. Joe demonstrou clara admiração e respeito por Rhys, considerando os dois almas gêmeas. Então talvez fosse inevitável que ele manifestasse alguma percepção imaginária de Rhys. Da mesma forma que ele imagina que as mulheres que ele persegue pensam da mesma maneira que ele.
Joe alucinando com Rhys também trabalha em seu senso de identidade fraturado, com Rhys sendo outra persona dele. Da mesma forma que Jonathan Moore era – um meio de transmitir uma parte específica de sua persona.
Só que Rhys foi feito para fazer parte da psique de Joe pela qual ele se odeia ativamente – seus instintos assassinos e obsessivos. Então ele manifestando esses traços na forma de outra pessoa permitiu que ele transferisse brevemente a culpa para outra pessoa.
E é por isso que a alucinação de Joe com Rhys é tão forte, para que os dois se juntem em um só no final da 4ª temporada de YOU. Para reacender simbolicamente os desejos e instintos assassinos de Joe.
Como Marienne conseguiu fazer Joe pensar que ela estava morta?
Marienne parecia ter enfrentado uma morte trágica nas mãos de Joe. Isso foi tão convincente que até o próprio Joe ficou chateado com a morte dela e sua responsabilidade por isso. Dessa forma, colocou-a em um banco isolado para que seu corpo pudesse ser descoberto e sua família pelo menos conhecesse seu destino.
No entanto, o final revelou que isso era um estratagema, orquestrado entre Marienne e Nadia para garantir que Joe não continuasse rastreando Marianne após o final da 4ª temporada de YOU.
Marienne – ciente do controle cada vez mais escorregadio de Joe sobre a realidade – fez Nadia falsificar mensagens de texto de sua filha cortando laços com sua mãe. E então as usou para fingir sua motivação para a morte por suicídio.
Em vez disso, Marienne tomou apenas betabloqueadores suficientes para replicar os sintomas físicos da morte sem que ela realmente morresse. Tudo para que Nadia pudesse administrar remédios para neutralizar os efeitos das drogas assim que Joe a removesse de sua prisão.
Este foi sem dúvida o maior risco de todos – em parte porque Joe poderia ter buscado métodos mais violentos para se livrar do corpo de Marienne, se ele pensasse que ela estava morta. Mas a dupla aparentemente confiou na culpa de Joe para evitar que isso acontecesse.
Por que Joe vê Rhys no espelho no final da 4ª temporada?
Apesar de Joe jogar seu Rhys alucinatório de uma ponte no episódio 10, o final mostra Rhys aparecendo em um espelho como um reflexo de Joe durante as cenas finais da temporada.
Isso pode ter surpreendido alguns espectadores, pois parecia que o momento da ponte foi feito para se livrar do personagem, mostrando Joe aceitando seus impulsos sanguinários como parte dele, antes de cortar simbolicamente os laços com eles “matando” Rhys.
No entanto, o reaparecimento de Rhys como o reflexo de Joe mostra que ele reuniu sua natureza sanguinária de volta à sua psique novamente.
Por que Joe mata Edward (e incrimina Nadia por sua morte)?
A subtrama de Nadia e Edward muda duas vezes até o final da 4ª temporada de YOU. A princípio, parece que essa história foi feita para explicar como Marienne escapa das garras de Joe sem que ele a persiga novamente.
Então, quando a dupla vai investigar mais sobre Joe, parece que eles estão se preparando para futuras tramas da série. Assim, fazendo com que Joe seja colocado em desvantagem por inimigos que têm evidências reais de seus crimes.
Em vez disso, Joe mata Edward, ameaça Nadia em silêncio e a culpa pela morte de Edward de uma só vez. Este momento confirma que Joe está de volta aos seus truques habituais – se não ainda mais cruéis do que antes -, enquanto também potencialmente estabelece outra figura que pode ser a única a derrubá-lo.
Nadia tem motivos para ficar em silêncio, mas seu forte senso de moralidade e vontade de se colocar em perigo para ajudar os outros já foram demonstrados e podem representar uma ameaça real para Joe daqui para frente.
Como o final da 4ª temporada define a 5ª temporada?
Embora o final da 4ª temporada de YOU seja satisfatório em seus próprios termos, também funciona bem para estabelecer uma premissa emocionante para a 5ª temporada.
Joe está mais confortável financeiramente e livre de captura do que jamais esteve na série – mas ele também tem as pessoas mais potenciais capazes de derrubá-lo.
Tanto Nadia quanto Marianne conhecem sua verdadeira natureza e, embora seja provável que nenhuma delas se apresente sem um plano, o fato de ambas se conhecerem e o outra estar ciente dos crimes de Joe cria um potencial real para Joe ser derrubado.
Da mesma forma, enquanto Kate sabe que Joe o matou e o aceita apesar disso no final da 4ª temporada de YOU, Joe deixa de fora detalhes que poderiam fazer Kate pensar de forma diferente.
O fato de Joe ter matado o pai de Kate, que ele perenemente perseguiu e matou seus interesses românticos e que seus instintos assassinos não se foram, mas permanecem adormecidos, são detalhes cruciais que Joe, embora se recuse a mentir para Kate, estrategicamente parece deixar de fora em sua confissão a ela.
Como tal, parece que a 5ª temporada de YOU mais uma vez pode ver Joe tentando escapar da detecção até mesmo da pessoa que ele afirma estar disposto a abrir sua alma e fazer qualquer coisa por ela.