YOU: nova teoria muda tudo na parte 2 da 4ª temporada
YOU tem a sua parcela de absurdos e, por isso, teorias absurdas explicam suas reviravoltas. A teoria mais nova faz todo o sentido.
Como uma continuação nada assombrosa do final da terceira temporada de YOU, a quarta temporada do programa da Netflix traz seu perseguidor/assassino em série, Joe Goldberg de Penn Badgley, para o coração da elite de Londres e um mistério de assassinato. Mas, em vez de Joe ser o culpado, ele aparentemente assumiu um papel protetor em relação à galerista Kate Galvin (Charlotte Ritchie), que ele acredita que será a próxima vítima. Com os ricos caindo como moscas, Joe corre para descobrir a identidade do assassino Eat the Rich antes que ele mate mais alguém e o coloque a culpa em Joe.
Em YOU, temporada 4, episódio 5, Rhys Montrose (Ed Speelers), um aspirante a candidato a prefeito e parte da camarilha rica de Londres, finalmente se revela a Joe como o assassino Eat the Rich. Conforme provocado no trailer da parte 2, Rhys quer um amigo que compartilhe seu interesse mórbido por assassinato e acredita ter encontrado isso em Joe. No entanto, nada é o que parece na série. Então, naturalmente, o público apresentou uma teoria insana.
Eat the Rich é fruto da imaginação de Joe
Embora Rhys Montrose seja uma pessoa real, ele não é o assassino que Joe e sua admissão explícita o fazem ser. Ganhando força em vários fóruns de discussão diferentes, esta teoria basicamente aponta que a persona do assassino Eat the Rich de Rhys é um mero produto da imaginação de Joe. Visto que Joe tem um histórico de evocar coisas que não existem, o perseguidor projetando sua propensão perversa à violência em outra pessoa (uma que é alucinatória, aliás) não é tão rebuscado. Além disso, há evidências para apoiar essa teoria.
Leia também: YOU tem grande problema para desfecho de Joe
Para começar, todas as interações de Joe e Rhys não tiveram a participação de nenhum membro do grupo de Londres. E se eles estiverem nas proximidades por acaso, ninguém reconhece a presença de Rhys. Além disso, Rhys é um estranho para o pessoal da Sundry House. Apesar de ser insanamente rico como o resto deles, Rhys compartilha um histórico abusivo semelhante ao de Joe Goldberg; que é provavelmente a razão pela qual Joe se identifica com Rhys.
Outra coisa a considerar é que todo o conhecimento de Joe sobre Rhys vem de sua própria autobiografia dada a ele por sua aluna Nadia, interpretada por Amy-Leigh Hickman. Portanto, há aquela sensação de intimidade que Joe provavelmente sente com Rhys, ao contrário dos outros que Joe só conhece por vasculhar suas redes sociais. Além disso, o perseguidor de Joe, que envia mensagens de texto para ele usando um aplicativo que faz as mensagens desaparecerem depois de lê-las, também é um sinal revelador de que o lado assassino de Rhys está na cabeça de Joe.
Por que Joe Goldberg ainda é seu malvado favorito
No final da terceira temporada de YOU, Joe está visivelmente abalado com sua nova autoconsciência, confirmando que ele não é uma boa pessoa. Com sua culpa por ser o instrumento para as mortes horríveis de outras pessoas subindo à tona em sua consciência, Joe está determinado a virar uma nova página e se tornar uma pessoa melhor na quarta temporada de YOU. No entanto, Joe querer mudar não significa automaticamente que a parte desequilibrada de seu cérebro ficará desligada.
Leia também: YOU: teoria insana explica volta de Love na 4ª temporada
YOU não diagnosticou Joe Goldberg com nenhum distúrbio ou doença mental, mas é bastante óbvio que ele não tem capacidade mental sólida. O público até sugere que Joe tem duas personalidades em um corpo. Uma que é obcecada por mulheres e gosta de violência, e a outra que apenas deseja ser normal. Isso é algo que o terapeuta de Beck menciona, Dr. Nicky, na primeira temporada.
A 4ª temporada está suspeitamente fazendo a mesma coisa. Só que desta vez Joe está usando uma versão selecionada de Rhys como um elemento dissociado que o absolve de sua culpa. Além disso, toda a premissa de YOU é que Joe é o vilão.
Por que é melhor que Joe ainda seja o principal vilão?
YOU não deve se afastar de seu conceito principal de Joe Goldberg ser o vilão. Depois de tudo que ele fez, a última coisa que os showrunners deveriam fazer é dar a redenção a Joe. Como um perseguidor/assassino em série, Joe precisa não só se arrepender, mas pagar pelos seus crimes.