YOU: os segredos do final da 4ª temporada parte 1

YOU lançou a primeira parte de sua 4ª temporada recentemente, deixando um gostinho de "quero mais" em milhões de fãs. O que há no final?

YOU

A quarta temporada da sinuosa série dramática da Netflix, YOU, começou com uma premissa intrigante. E se Joe, o serial killer favorito de todos, não fosse mais o caçador e, em vez disso, se tornasse a caça?

Tendo escapado do subúrbio californiano fingindo sua própria morte no final da terceira temporada, Joe (Penn Badgley) passou a perseguir sua atual obsessão, Marianne (Tati Gabrielle), em Paris. Isso não foi muito bom, então, quando o encontramos no início da quarta temporada, ele fez algumas mudanças importantes na vida. Ele está morando em Londres e trabalhando como professor universitário, com barba e cabelo desgrenhado, e atendendo pelo nome de Jonathan Moore.

E ele está tentando ser bom também.

PUBLICIDADE

No entanto, parece que não importa o quão bom Joe tente ser, a morte dá um jeito de encontrá-lo. Começando com o colega de universidade Malcolm (Stephen Hagan), cujo cadáver Joe descobre em sua mesa de jantar em uma das mais horríveis manhãs.

E a partir daí, os corpos vão se acumulando e Joe não só percebe que não foi ele quem matou Malcolm, mas que havia alguém matando pessoas no grupo de amizade de Malcolm e provocando Joe por meio de mensagens instantâneas.

O fim do mistério está próximo?

No quinto episódio, que marca o final da Parte 1 desta temporada, Joe se encontra em uma propriedade rural inglesa com alguns dos suspeitos em potencial, incluindo Kate (Charlotte Ritchie), Adam (Lukas Gage), Lady Phoebe (Tilly Keeper), Roald (Ben Wiggins) e Blessing (Ozioma Whenu). Kate pode ter chamado Joe de “um Sherlock de merda” no passado, mas ele está determinado que a luxuosa mansão é o lugar perfeito para descobrir um assassino.

Leia também: YOU: produtora adianta 4ª temporada parte 2

Então, Joe descobre quem é seu rival serial killer? Ele e Kate finalmente admitem que têm sentimentos estranhos um pelo outro? E o que tudo isso significa para a Parte 2, que chega em 10 de março?

Continue lendo, mas apenas se você já assistiu todos os cinco episódios da Parte 1, pois os mistérios estão prestes a serem resolvidos e os motivos revelados…

YOU, temporada 4 parte 1: final explicado

Como qualquer um que tenha lido um romance de mistério de Agatha Christie lhe dirá, o interior da Inglaterra pode ser um lugar mortal. Já tendo decidido que Roald, irritante e obcecado por Kate, era o assassino ‘Eat The Rich’ (o apelido que a mídia inventou), Joe ficou ainda mais convencido quando Roald o jogou pela janela do primeiro andar durante um jogo de mistério de assassinato.

Deitado no cascalho, Joe então ouviu um grito e correu para dentro de casa, preocupado com Kate, apenas para entrar em seu quarto e descobri-la sentada no chão, com uma faca ensanguentada na mão, ao lado de uma Gemma morta.

Leia também: Astro de YOU fez pedido inusitado para gravar 4ª temporada

Kate nega que seja a assassina e Joe concorda em ajudá-la a se livrar do corpo, desde que ela prometa não tentar atribuir a morte a ele. Claro, nenhum deles sugere chamar a polícia. Joe porque tem história (e literalmente sabe onde alguns corpos estão enterrados) e Kate porque ela não quer que os guarda-costas da casa se envolvam, porque eles trabalham para seu pai moralmente duvidoso – e ela tem grandes problemas com o pai.

Enquanto Roald, Adam, Phoebe e os outros poucos privilegiados estão festejando no andar de baixo, Kate e Joe/Jonathan decidem mover o corpo de Gemma para um lugar menos visível: a despensa do jogo, onde a equipe prepara as carcaças dos animais das caçadas.

Depois de esconder o corpo de Gemma em uma caixa antiga ao pé da cama de Kate pronto para a mudança, eles conseguem jogar rapidamente o tapete ensanguentado em que ela morreu debaixo da cama quando Phoebe entra, desesperada para falar sobre seu relacionamento com Adam.

A morte persegue Joe

Quando eles finalmente conseguem que ela saia, Kate e Joe voltam ao descarte de corpos e acabam na despensa do jogo com a morta Gemma. “Por que esse é o meu padrão?” A voz interior de Joe narra. “Apaixone-se por uma mulher, reúna cadáveres.”.

Kate – notando o quão habilidoso ele é no lado de despejo de corpos – confronta Joe, claramente acreditando que ele matou Gemma, e ele responde que ela poderia ter matado Gemma ela mesma, ou que talvez ela esteja sendo incriminada.

Ele conta a ela sobre acordar e descobrir o cadáver de Malcolm (ele sabiamente encobre a parte em que cortou Malcolm e espalhou pedaços dele pela Grande Londres) e revela que tem recebido mensagens insultuosas do verdadeiro assassino.

Os dois relutantemente concordam em acreditar um no outro, e Joe pondera que, se Kate está falando a verdade, é Roald quem é o serial killer.

The Crown dirigido por Guy Ritchie

Não há muito tempo para ele pensar sobre isso, no entanto, pois é nesse ponto que as coisas começam a correr muito mal para quase todos. Phoebe termina com Adam (o que não é bom para ele, pois ele estava planejando se casar com ela pelo dinheiro dela), e o pobre Joe vai para a despensa do jogo novamente para recuperar o bracelete de Kate.

Kate, enquanto isso, atualiza Phoebe sobre Gemma depois que Phoebe percebe que o caro tapete antigo do quarto de Kate está faltando.

Leia também: YOU vai ter 5ª temporada? Tudo sobre o futuro da série

E Roald – que realmente não gosta de Joe – vai até a despensa do jogo com um rifle e vê Joe com o cadáver de Gemma, então conclui que ele a assassinou.

Ele traz Joe na frente do resto da gangue para decidir que justiça eles devem fazer sobre ele, e quando eles decidem que ele deve ser condenado à morte, Joe consegue sair correndo da sala e entrar na floresta, com uma arma.

Como cheguei aqui, caçado no campo por um aristocrata drogado?” Joe se pergunta, antes de acrescentar que é como “The Crown dirigido por Guy Ritchie”.

Joe encurralado

Felizmente, ele consegue jogar Roald no chão e nocauteá-lo. Mas então alguém novo aparece – é Rhys (Ed Speleers), escritor de memórias e aspirante a prefeito e, ao que parece, a pessoa que tem enviado a Joe aquelas mensagens de chantagem.

Rhys nocauteia Joe e, quando Joe acorda, descobre que está em um porão úmido. Ele está acorrentado à parede com um Roald inconsciente por perto, e Rhys pairando sobre eles pronto para explicar tudo.

Seu plano é atribuir todos os assassinatos a um Roald morto e fazer com que Joe mate Roald para ele. Rhys deixa Joe para executar o assassinato, e Joe começa a descobrir como escapar. Mas assim que ele luta para puxar as correntes da parede, Rhys está de volta e muito desapontado por Roald ainda estar vivo.

Ele diz a Joe que se conseguir se libertar, verá Joe em Londres. Em seguida, derruba um lampião a gás ao sair, provocando um incêndio.

A fumaça alerta a todos sobre o incêndio, e eles fogem da mansão. Enquanto isso, Kate, armada com um prático machado antigo, encontra Joe e Roald e os ajuda a sair do porão enquanto o prédio queima.

YOU 4 temporada parte 2

O futuro à morte pertence

Em seguida, pulamos para uma semana depois, e Joe está de volta a Londres quando Kate bate em sua porta. Ela o convida para uma cerveja, mas Joe a recusa, seu monólogo interior decidindo que ela já sabe demais e seria perigoso se envolver.

Leia também: YOU estreia 4ª temporada com reviravolta insana

Ele pensa que em uma vida diferente faria qualquer coisa por ela. Mas agora o único relacionamento que ele tem é com Rhys Montrose, serial killer e aspirante a prefeito de Londres.

Quando a primeira parte da quarta temporada de YOU chega ao fim, Joe assiste Rhys na TV anunciando sua candidatura a prefeito. Ele prepara o cenário para uma batalha entre dois assassinos em série na quarta temporada, parte dois, refletindo: “Rhys Montrose. Eu estou indo atrás de você…

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.