YOU tem grande problema para desfecho de Joe

YOU busca a redenção de Joe, mas isso pode criar um enorme problema para a série. Qual deve ser o final desta história?

YOU: Astro revela que passou mal ao filmar cena da série
YOU: Astro revela que passou mal ao filmar cena da série

A primeira parte da 4ª temporada de YOU introduziu uma nova versão de Joe Goldberg (Penn Badgley), onde ele largou amor e assassinato para seguir uma carreira tranquila como professor de literatura em Londres. Claro, não demora muito para que ele seja envolvido em violência e engano mais uma vez. Mas o drama da 4ª temporada não é realmente causado por Joe – em vez disso, ele se envolveu em um jogo de serial killer diferente, apesar de suas melhores intenções. Esta nova premissa pergunta se Joe pode realmente ser redimido – ou é tarde demais?

A 4ª temporada de YOU começa com uma mudança de ritmo

A 4ª temporada começa com uma reviravolta surpreendente, pois a busca de Joe por Marienne (Tati Gabrielle) até Paris aparentemente não termina em tragédia. No episódio 1, o assassino de aluguel da família Quinn, Elliot (Adam James), fornece a Joe uma nova identidade, com a condição de que Marienne, que agora sabe que Joe sobreviveu ao incêndio em Madre Linda, seja eliminada.

Leia também: YOU: teoria insana explica volta de Love na 4ª temporada

Teria mantido Joe mais seguro silenciar Marienne permanentemente, mas ele decide deixá-la ir para provar que ela está errada. Marienne o chamou de assassino, algo que ele simplesmente não pode aceitar, e então ele decide mostrar a ela seu lado bom, facilitando sua fuga. Joe vê suas ações através de lentes distorcidas, onde acredita que não merece o rótulo de assassino e vilão. Isso impulsiona o arco de redenção da 4ª temporada, onde Joe está determinado a provar a si mesmo que não é um assassino nato.

PUBLICIDADE

Completo com seu novo pseudônimo de “Jonathan Moore”, Joe está determinado a ficar longe de problemas. Claro, isso não dura muito, já que sua nova casa em Londres tem vista direta para o apartamento de seu vizinho, onde o colega professor Malcolm (Stephen Hagan) mora com sua namorada Kate (Charlotte Ritchie). Kate naturalmente intriga Joe, mas ele está determinado a não repetir velhos padrões, mesmo depois de salvá-la de um assalto local.

Onde quer que Joe vá, o assassinato sempre o segue

Esta temporada implica que as melhores intenções de Joe são evitar perseguições, assassinatos e seduções – mas que essas coisas continuam encontrando-o de qualquer maneira. Os problemas começam quando Joe é apresentado ao círculo de amigos particularmente terríveis da classe alta de Malcolm. Esse grupo de socialites podres de ricos logo começa a morrer, mas não pelas mãos de Joe.

Joe acorda de uma noite de folia para encontrar o cadáver de Malcolm em sua cozinha. O artista fraudulento Simon (Aiden Cheng) é o próximo a morrer. Enquanto o grupo se retira para o campo em busca de segurança, a problemática Gemma (Eve Austin) é encontrada morta por Kate. Os assassinatos logo são conectados e uma busca policial se desenvolve pelo ironicamente chamado “Eat the Rich Killer”. Há um claro paralelo entre Joe e o assassino anônimo, onde a narração de Joe revela que ele também gosta de imaginar o assassinato de seus associados ricos. Mas desta vez ele não está agindo de acordo com esses impulsos – ele apenas deseja proteger Kate e virar uma página nova e menos assassina.

Leia também: YOU 4ª temporada parte 1 alcança grande feito na Netflix

Esta temporada continua a tendência do programa de situar Joe entre um elenco de socialites ricos e improváveis. Somos encorajados a ver essas pessoas como ele as vê – em última análise, como vis, mimadas e uma representação do que há de errado com o mundo. O grupo não é apenas rico, mas insensível e fora da realidade, com um flagrante desrespeito por qualquer pessoa abaixo de seu nível de status. Embora isso não desculpe a inclinação anterior de Joe para assassinar os ricos, o posiciona como o anti-herói e o azarão.

O assassino anônimo não deixa Joe esquecer seu passado, no entanto, enviando-lhe mensagens criptografadas e cobrindo seu apartamento com artigos sobre seus crimes anteriores. Joe logo entra em um modo de detetive no estilo Agatha Christie, enquanto tenta decidir qual membro do grupo de amigos ricos é o verdadeiro assassino. Isso posiciona Joe como o herói detetive, e não como o vilão assassino.

Essa mudança no papel de Joe é reforçada pelo fato de que ele realmente não teve a intenção de matar ninguém até agora nesta temporada. Ele é forçado pelo verdadeiro assassino a matar o guarda-costas de Adam, Vic (Sean Pertwee), que provavelmente o teria matado primeiro ou o teria exposto erroneamente como o serial killer. O ato o enoja, o que talvez seja um sinal de que ele realmente mudou.

Joe está cercado por vilões na 4ª temporada de YOU

No episódio 5, “The Fox and the Hound“, o amigo obsessivo de Kate, Roald (Ben Wiggins), tenta atirar em Joe, pensando que ele é o assassino em série. Ambos se encontram acorrentados em uma masmorra pelo verdadeiro assassino, que se revela ser o futuro candidato a prefeito Rhys (Ed Speleers). Mas quando Rhys deixa os dois para morrer, Joe ajuda Roald a escapar, um ato de misericórdia totalmente imerecido por Roald, talvez na demonstração mais clara até agora de que Joe está tentando fazer escolhas diferentes.

Joe originalmente encontra um terreno comum com Rhys – ambos tiveram uma educação difícil e são estranhos no mundo dos privilégios. Mas Rhys fica desapontado ao descobrir que Joe nega um pouco sua capacidade de assassinato a sangue frio. Eles são surpreendentemente semelhantes, mas decisivamente diferentes quando se trata de como eles se veem. Como o show é da perspectiva de Joe, ele sempre se viu como alguém com boas intenções. Agora ele está conscientemente tentando evitar matar e genuinamente parece ter perdido o apetite por assassinatos vingativos e crimes passionais.

Redenção tardia?

Talvez seja mais fácil torcer por Joe nesta temporada, agora que Love (Victoria Pedretti) está presumivelmente fora de cena. Na terceira temporada, ela era o azarão moralmente duvidoso que todos queríamos ver triunfar contra as maquinações de Joe. Mas Joe não é mais a verdadeira fonte de intenções malignas e maliciosas no programa. Em vez disso, Roald, o gatilho, e o genuinamente vilão Rhys parecem mais moralmente corruptos do que Joe nesta temporada.

Leia também: Ficou Doido? Astro de YOU detona e faz críticas à Netflix

Embora Joe e Kate acabem dormindo juntos em vários estágios, Joe até agora resistiu ao desejo de ficar totalmente obsessivo. Quando ela o convida para um drinque no final do episódio 5, ele recusa. Ele realmente está tentando não repetir velhos hábitos.

Em última análise, a redenção de Joe depende se ele está apenas se enganando de que mudou ou se realmente deixou sua antiga vida para trás. Suas ações duvidosas nunca são tão hipócritas quanto seu monólogo interno, mas até agora nesta temporada ele demonstrou capacidade de contenção. Será interessante ver se o arco de redenção de Joe se desenvolve na próxima parcela ou se ele voltará rapidamente aos velhos hábitos. É muito possível que Joe seja redimido no âmbito da série, onde seu personagem já acredita em sua própria redenção. Mas se os espectadores aceitarão isso de bom grado depende inteiramente da entrega da Parte 2 e de quão completa é a virada de Joe para o bem.

O grande problema

Tudo isso, entretanto, cria uma grande problema para o desfecho da série. Afinal, Joe, apesar de suas tentativas de redenção e bondade, ainda é um assassino. Não podemos esquecer que, durante muito tempo, Joe perseguiu e matou pessoas inocentes. Apesar da séries nos fazer pensar que ele é um anti-herói, Joe é, em suma, um vilão. Talvez não percebamos, pois a história é contada do ponto de vista dele. Mas se dermos um passo para trás e vermos por outro ângulo, Joe é tão ruim ou pior do que Rhys ou outros vilões de séries e filmes.

YOU, então, precisa ter consciência de que Joe é alguém mau e, mesmo buscando redenção, precisa pagar pelos crimes que cometeu. Terminar como um mocinho, arrependido, seria uma tremenda “passada de pano”, algo que seria moralmente incorreto e narrativamente incoerente. Até porque sabemos que Joe – ou Jonathan – jamais conseguirá se redimir por inteiro. O mal e seus problemas sempre estão por perto.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.