Modern Family – 9×01 – Lake Life

Imagem: ABC/Divulgação

Quer queira ou não, Modern Family está de volta para o seu nono ano. E com um novo ano, uma nova esperança de que as coisas melhorem naquela que já foi – e ainda é, se considerarmos o seu todo – uma das grandes comédias da atualidade. Ao passo que traz também o assombro de outro ano ruim.

Pois bem, o nível de expectativa era relativamente alto (pelo menos para mim que insiste, insiste, é a primeira a criticar e a primeira a defender) com a divulgação intensa dessa premiere. Há semanas o elenco vem postando fotos em Lake Tahoe, região entre os estados da Califórnia e Nevada, nos EUA, nos entregando que este primeiro episódio traria todo com clã Pritchett-Delgado-Dunphy-Tucker reunido. Dinâmica que costuma funcionar demais, salvo raras exceções, algumas delas apresentadas justamente na temporada passada. Entendem o receio, né?

Entretanto, diga-se um feliz entretanto, “Lake Life” (9×01) funcionou e trouxe de volta aquela vontade de fazer parte dessa família nada convencional.  Porque além de colocá-los todos convivendo dentro de um barco-casa, o que por si só já extrapola todas os limites das individualidades e o respeito dos espaços, vide o caso de Alex e Ben, ainda tivemos dinâmicas paralelas juntando pares e grupos que costumam funcionar quando bem trabalhados.

Ali estavam todos reunidos por vontade de um Jay que queria porque queria viver uma experiência em família e desfrutar do eclipse com todos. Mas numa eventual alteração de planos, interferências apareceram e o próprio Jay se viu envolvido com outras questões. Há muito um fantasma da idade o assombra e desta vez ele até foi dissolvendo seu lado turrão ao longo do episódio, mesmo que por uma vaidade post mortem. Toda essa movimentação de Jake, por mais que tenha sido uma encenação, não deixa de ser genuína e rendeu uma sequência final bem fofa. Com destaque para seus filhos mais novos que, a sua maneira, criaram suas próprias personas. Se de um lado temos Manny e seu Manoel, o pequeno Joe não fica atrás na idealização de um tipo quando imita o pai.

Em paralelo, Phil e Claire também lidavam com suas próprias questões de idade e que casal! Há muito Modern perdeu grande parte da proposta da estética e da linguagem de um mockumentary, considerando que aquelas olhadelas para a câmera diminuíram significativamente ao longo das temporadas. Hoje essas olhadelas se preservam basicamente com o casal Dunphy e funcionam como uma lembrança da essência da sitcom. Em outras palavras, basta Claire ou Phil olharem para a câmera que o episódio ganha pontos.

Cameron e Gloria, que tão bem funcionam juntos, mantiveram a qualidade da excentricidade que lhes é tão característica. E se, a princípio, parecia uma trama meio solta, ela funciona pois serviu para ser um timing preciso para a trama de Mitchell – outra trama com ares de inutilidade mas que se mostrou coerente com a história de vida do personagem

Ainda na pegada dos núcleos que funcionam, juntar os jovens e as crianças em busca de suas próprias aventuras, no caso de Alex uma fuga, foi um exemplo de como ainda existem histórias ali. E também um exemplo de que não importa o que faça, há um padrão familiar que vai se perpetuar. No fim das contas, essa premiere teve espaço para todo mundo e foi um sopro de esperança para uma nona temporada.

Lake Life

Nota do episódio - 8

8

Review do primeiro episódio da nona temporada de Modern Family, da ABC, intitulado "Lake Life".

User Rating: Be the first one !

About Melina Galante

Melina Galante
Produtora e realizadora audiovisual, no momento em processo acadêmico. 99% seriadora com aquele 1% noveleira. Divide as fases da vida em Buffy, a Caça-Vampiros, Gilmore Girls e Grey's Anatomy. Sua menina dos olhos, porém, é Penny Dreadful. No Mix de Séries escreve as reviews de Modern Family, Orange is the New Black, Scandal e o que vier.