Modern Family – 9×04 – Sex, Lies & Kickball

Imagem: ABC/Divulgação

“É desse jeito que você soa racista.”

Apostar em três tramas paralelas para cada um dos núcleos sempre foi a estrutura básica de Modern Family e em “Sex, Lies & Kickball” (9×04) não foi diferente. O destaque aqui foi justamente um equilíbrio entre as tramas, tanto pelo tempo de tela de cada uma, quanto pela qualidade das três. Quero deixar isso bem claro porque ainda que não tenha sido um grande episódio, foi consistente e coerente com a história da sitcom.

Falando do que tivemos, a ida de Manny para a faculdade tem sido mostrada suavemente. Aqui, porém, a falta que Gloria sente do primogênito foi acentuada e sobrou até para Joe, que saiu iludido achando que era o melhor amigo da mãe. Aliás, falando no pequeno, eu insisto há tempos em seu potencial e muito me satisfaz ver que o personagem está sendo cada vez mais explorado. Um dos grandes trunfos de Modern sempre foi o elenco infantil. Manny e Luke eram duas coisinhas lindinha, um fazendo a linha criança fofa e o outro a criança levada. Eles cresceram e o reinado foi entregue a Lily, a criança irônica, e a minha favorita. Ela continua rendendo ótimos momentos e ainda tem muito chão até atingir a adolescência, mas agora é a vez de  Joe brilhar.

De volta a Gloria, há que se confessar que ela está lidando muito melhor com a distância de Manny do que imaginávamos. A projeção do filho em Shorty foi um ponto forte do episódio. O mesmo não pode se dizer de seu desfecho, pois de extremo mau gosto a tentativa de uma situação cômica quando Gloria finalmente vai visitar o filho na faculdade e Manny a usa como recurso de aprovação social. Sério que isso rolou, gente? No mais, tivemos mais de um mesmo Jay que se recusa a mudar e insiste em viver numa casca durona, disposto a quase perder até o tato com as pessoas mais próximas. Por outro lado, entende-se que Jay é uma tipificação de uma padrão, de um estereótipo. Eu só gostaria de ver isso revertido e desconstruído mais vezes.

Inclusive, Jay está diretamente ligado à trama dos Dunphys. Se parecer não haver chance de mudança para o patriarca, Claire demonstrou perceber os padrões familiares que ela tem repetido na vida. Aqui foi muito feliz a dinâmica instaurada. Sem pudores e com muitos conflitos interpessoais, foi construída uma boa dinâmica entre os dois casais.

A terceira trama ficou por conta de Cam e Mitch, provando que o casal está cada vez mais fadado a histórias fracas. Tanto falamos nos padrões que assolam Jay e Claire, e eles também estão ali por Mitch e Cam que procuram resolver de uma maneira mais torta as questões que os assolam. Vá lá que eles tinham as melhores intenções para ajudar o menininho, porém se prenderam a uma repetição de pré-concepções e comportamentos. Fico frustrada. Especialmente porque Cam sempre foi um dos meus personagens favoritos.

No mais, não sei se sou eu que estou mais propensa a essa percepção, mas vocês não tão achando Modern mais fofo que o normal?

Sex, Lies & Kickball

Nota do episódio - 9

9

Review do quarto episódio da nona temporada de Modern Family, da ABC, intitulado "Sex, Lies and Kickball".

User Rating: Be the first one !

About Melina Galante

Melina Galante
Produtora e realizadora audiovisual, no momento em processo acadêmico. 99% seriadora com aquele 1% noveleira. Divide as fases da vida em Buffy, a Caça-Vampiros, Gilmore Girls e Grey's Anatomy. Sua menina dos olhos, porém, é Penny Dreadful. No Mix de Séries escreve as reviews de Modern Family, Orange is the New Black, Scandal e o que vier.