Por dentro do mundo das séries: Afinal de contas, o que são os Upfronts?

Upfront
Imagem: CBS/Divulgação; ABC/Divulgação; FoxDivulgação; NBCDivulgação;

Apertem os cintos, é aquela época de novo…

Maio, talvez, seja o mês mais importantes para qualquer fã de séries. Você pode até pensar que é setembro, quando elas estão de volta com novas temporadas, mas permita-me dizer que não é a partir de uma visão muito prático. Isso porque é neste mês em que os cinco canais da TV aberta apresentam suas novas programações para a imprensa, anunciantes e ao telespectador. Nelas observam-se séries veteranas, novidades e programas que não existem mais.

Basicamente, neste evento, as emissoras mostram para todos como ficará a sua grade de programação a partir da próxima temporada. Quais séries serão exibidas, em que dia da semana elas passarão, e ainda novidades que ficam mantidas sob sigilo até a apresentação deste evento.

Only CBS Upfront
Imagem: CBS/Divulgação

É o momento mais importante de cada responsável pela programação de cada canal. Se a estratégia dele (ou deles) não estiver dando certo, provavelmente será seu último Upfront. Os anunciantes precisam entender o porquê aquela série saiu da quarta e foi para o sábado. Qual a ideia em criar um bloco de comédias às terças? Será que aquele reality show numa sexta-feira vai dar certo? Essas são algumas das perguntas feitas pelo mercado e também pela imprensa.

Com a televisão se tornando o negócio do futuro em virtude da sua nova “era dourada”, os Upfronts também cresceram. Antes era um executivo cheio de má vontade afirmando o que foi cancelado, renovado e o que eles trarão de novo. Hoje não. Os canais apresentam sua nova programação com a ajuda da prata da casa. A CBS traz Stephen Colbert para um número musical, enquanto os âncoras do CBS This Morning aparecem para lembrar o quão espetacular foi o ano para CBS News.

Continua após a publicidade

Uma nota, por favor!

Já a ABC trará Jimmy Kimmel, como sempre, para contar algumas piadas e manter a plateia aquecida para Channing Dungey, presidente de programação do canal, lembrar ao anunciante o quão bom foi a temporada para emissora. Já Dana Walden e Gary Newman, da Fox, vão tentar explicar a grande ideia que a emissora tem para aquele ano enquanto o mercado já imagina o quão fracassada a abordagem será (alguém lembra de Utopia? Ou de Lone Star?).

Os eventos podem ter surpresas ou alguns vídeos curiosos. Da mesma forma que a NBC utilizou da oportunidade para lembrar que sua programação, incluindo do grupo NBCUniversal, é imbatível até mesmo em espanhol. Já no ano passado a ABC usou o evento para confirmar o boato de que Roseanne seria revistada, sem contar em 2015 quando eles foram um pouquinho mais engraçadinhos. É nesta oportunidade que temporadas finais são anunciadas. Scandal, por exemplo, teve seu destino confirmado exatamente na coletiva de imprensa da Srta. Dungey.

E a TV a Cabo? Não participa?

Com certeza. Tanto que desde março canais grande ou pequenos estão apresentando novidades para o ano que está por vir. A+E Networks contratou Gretchen Carlson e Elizabeth Vargas como contribuidoras. A Viacom quer se comunicar mais ao com o telespectador digital. Já a Turner trará Anderson Cooper e Conan O’Brian para lembrar o quão excepcional o último ano foi para os lucros, ou melhor, para a audiência. As festas são menores, é verdade, mas cada um faz aquilo que acredita ser melhor para atrair seu anunciante.

Em 2018 em particular nós vimos as Newfronts ganharem destaque e importância. A Hulu e o Twitter roubaram a cena com diversos anúncios. Desde a renovação de The Handmaid’s Tale até os diversos novos parceiros da rede social (ou seria empresa de mídia?), indo desde a Disney até o Orlando City.

As datas dos up fronts este ano ficaram assim:

Dia 14/05 – NBC (manhã)/Fox(tarde)
Dia 15 – ABC 
Dia 16 – CBS 
Dia 17 – CW
Então fique ligado: na próxima semana, teremos muitas novidades e traremos todas elas aqui no Mix de Séries para vocês…

Leia mais: O dicionário das séries de TV – Saiba tudo sobre o dialeto dos seriadores!

About Bernardo Vieira

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.