1 Contra Todos: Diretor Geral fala das dificuldades em se fazer cinema e TV durante evento

Breno Silveira fala sobre as dificuldades de se fazer cinema e seriado.

Mix de Séries/Gabriella Siggia
Mix de Séries/Gabriella Siggia

Evento realizado em São Paulo abre discussão sobre a crítica ao cinema atual

Com o lançamento da terceira temporada de 1 Contra Todos, o Canal FOX em parceria com a National Geographic promoveram um evento, no qual contou com a participação de jornalistas e com o diretor geral Breno Silveira (Três Irmãs2 Filhos de Francisco1 Contra TodosMe Chame de Bruna) durante a tarde do dia 19 de abril. A finalidade era promover a nova temporada do seriado brasileiro.

Aproveitando a oportunidade, Silveira falou sobre as dificuldades que tem encontrado em poder fazer filmes e seriados no Brasil. Um dos motivos, de acordo com o diretor, é o fato do mercado só se preocupar com histórias voltadas a super heróis e que “dão dinheiro por venderem uma imagem irreal“.  Isso acaba dificultando o trabalho dos roteiristas e dos diretores, pois o mercado é praticamente engessado.

“O cinema está se fechando e as séries estão se abrindo. Acho que todo mundo que está nessa profissão tem que entender que a série virou, não só no Brasil como no mundo, talvez, o nosso entretenimento mundial.” (Afirmou Breno Silveira)

Para o diretor, não existe mais espaço para o cinema inteligente e isso fez com que os cineastas e grandes atores recorressem aos seriados. O que acabou sendo uma coisa bastante positiva, pois numa série o ator consegue se dedicar ao personagem 100%, fazendo laboratório e a aceitação do público é cada vez maior. “O conteúdo está mais inteligente numa série do que num filme ou numa novela“, conclui.

PUBLICIDADE

Diretor desabafa sobre as dificuldades encontradas na sua profissão

Entretanto, isso não significa que não existem problemas. Empresas como a Netflix também gostam de dificultar, ainda mais quando estão com popularidade e percebem que a fórmulinha mágica do cinema pode dar certo nos streamings. De acordo com Silveira, a própria Netflix já chegou a recusar alguns projetos dele por conta de desculpas parecidas com as distribuidoras de cinema.

Breno disse que, atualmente, está tendo muita dificuldade de encontrar boas histórias para vender para o cinema por conta de tantas exigências feitas e que grande parte disso vem do público, que é mais jovem. Por isso, ele está mais se achando no mundo dos seriados e descobriu uma nova paixão que jamais pensaria ter: escrever roteiros de seriados brasileiros. Porém, isso não indica que largará o cinema tão cedo.

Sobre outros projetos, ele falou que a FOX e ele já estão em negociações e que em breve teremos novidade. E atenção: há possibilidade de um spin-off de 1 Contra Contos! Seria esse o início da expansão das séries brasileiras?

Fiquem atentos: a terceira temporada de 1 Contra Todos estreia nessa segunda-feira, dia 23 de abril às 22h30 simultaneamente nos canais FOX Premium 2 e FOX.

Sobre o autor

Italo Marciel

Redação

Jornalista por formação e publicitário por aproximação. Desde a graduação, circulo entre as duas áreas e isso me preparou para atuar com mais segurança e amplitude na Assessoria de Comunicação Política, área na qual trabalho desde 2013. Ao todo, já são são oito anos gerenciando a comunicação de parlamentares do legislativo municipal. Entre as minhas principais atribuições estão: criação e gerenciamento de conteúdo textual e visual (artes, fotos e vídeos) para redes sociais; planejamento de pronunciamentos; preparação de pauta para reuniões e entrevistas; relacionamento com a imprensa. Além disso, tanto tempo no meio me trouxe conhecimentos intermediários de assessoria parlamentar, onde auxilio na construção e revisão de projetos e no relacionamento com pastas do poder público de direto interesse dos mandatos. No Mix de Séries atua como jornalista e redator de notícias gerais, desde 2017. Também produz críticas e conteúdos especiais voltado para a área de streaming.