10×14 de Chicago PD fez história com tiroteio no metrô

Review com spoilers do episódio 14 da décima temporada de Chicago PD analisa episódio histórico que marca 200 exibições da série.

Chicago PD: Analisando episódio que marca 200 exibições da série.
Chicago PD: Analisando episódio que marca 200 exibições da série.

Chicago PD acaba de fazer história. São 200 episódios exibidos nos EUA. Duzentos! Para uma série de TV chegar nessa marca, nos dias de hoje, é preciso que ela tenha apelo e, principalmente consistência em suas tramas. E isso Chicago PD tem de sobra.

Sendo uma das séries da Franquia Chicago que se tornou favorita do público, Chicago PD alcançou a marca de 200 episódios, e dez anos de exibição, como se ela tivesse estreado ontem. É um refresco para os fãs e, sem dúvidas, só mostra que ela tem fôlego.

Para celebrar a marca, a série resolveu colocar Burgess no centro da ação. Nada melhor que uma das maiores personagens da série nessa função. Neste, que foi um dos melhores episódios da série, a policial, junto de Ruzek, encara seus problemas psicológicos. Mas não sem antes passar por mais um dia intenso no trabalho dentro do metrô.

PUBLICIDADE

Tiroteio no metrô deu início a trama

Chicago PD 10x14 review
Imagem: Divulgação.

No início do episódio, vimos Burgess passando por uma crise de ansiedade. Tudo desencadeada por um escape de um carro que fez barulho semelhante a um tiro. A verdade é que Burgess vem postergando encarar seus transtornos pós-traumático, mas, após ter esse colapso na frente de Ruzek e Mac, a policial resolveu ir para terapia, tentar tratar seus problemas.

Então, quando ela estava saindo da sessão, acabou se deparando com um cenário caótico de um tiroteio que veio do metrô. Assim, ela e Ruzek embarcam no trem, em busca de respostas, e é quando ela vê um homem prestes a morrer baleado.

Enquanto Ruzek busca encontrar o atirador, Burgess tem momentos de gatilhos, que deixa o espectador bem agoniado. Ela está ali, literalmente segurando um homem à beira da morte, enquanto ela mesmo precisa lidar com traumas semelhantes, aos quais ela estava naquele papel de quase morte.

O homem morre e o atirador some, então, a Inteligência passa a buscar o atirador, com o grupo caindo numa perigosa história de abuso infantil, com o homem que morreu sendo sobrinho do atirador, tendo o rapaz descoberto tudo o que acontece, e sendo silenciado por isso.

Burgess ganha um bom destaque em Chicago PD

Chicago PD 10x14 review
Imagem: Divulgação.

Mas a história da semana acaba sendo apenas um complemento para o que foi o verdadeiro show deste episódio.

Burgess mostrou porque ainda é uma das melhores personagens da série. Mesmo investigando um caso sério como este, ela teve fraquejo, vindo dos seus traumas. Com ela chegando a um ponto em que não aguentava mais.

Leia também: 10×13 de Chicago PD mostrou que Voight não é vilão

A verdade é que, nessa corrida de 200 episódios de Chicago PD, talvez, a personagem que mais sofreu é ela. Nesta temporada, os traumas sobrecarregaram seu corpo, e ela começou a ter episódios sérios, como esquecer a arma em ação, ou colapsar. Este episódio foi importante para mostrar a situação mais comum dentro da força policial em qualquer lugar do mundo: a saúde mental.

O tópico de escolha foi certeiro. E a solução mostrada: é sempre tempo de pedir ajuda, e de se permitir ser ajudado, que é o mais importante. Muito receosa no início, o final do episódio mostrou Burgess novamente na terapia, agora, um pouco mais confortável. Talvez seja isso que ela precisava, poder se recompor, para ela então dar um passo à frente em relação a Ruzek.

Eventualmente, as coisas vão dar certo para Burgess em Chicago PD, mas este episódio foi importante para que, em algum momento, elas de fato aconteçam.

Assim, Chicago PD acerta na exibição do seu episódio 200. Um presente para os fãs, e uma indicação de que a série não está pronta para sair do ar. Será que veremos mais 200 episódios da série? Só o tempo dirá!

Nota: 5/5

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.