13 Reasons Why: fãs ficam furiosos com trama da 4ª temporada

Fãs de 13 Reasons Why estão reclamando de trama na quarta temporada que resultou em um final da série traumático. Confira spoilers.

13 Reasons Why fãs furiosos

Fãs estão reclamando de trama

13 Reasons Why retornou para sua temporada final na Netflix e, a esta altura, muitos usuários já terminaram suas maratonas. Com isso, alguns fãs estão reclamando de uma trama em particular apresentada no último episódio da série.

Com 10 episódios, os fãs não exitaram em reclamar da trama envolvendo o personagem Justin Foley (Brandon Flynn).

Portanto, daremos spoilers do final da série, e se você não quer descobrir recomendamos ler outra matéria aqui no Mix de Séries.

PUBLICIDADE

História mostrada no final não foi aceita

Após diversas polêmicas, ao longo das temporadas, 13 Reasons Why está sendo criticada atualmente pela maneira como matou Justin Foley (Brandon Flynn).

No início da temporada, um flash do futuro mostrou um funeral, deixando os espectadores se perguntando qual personagem morreria. No final, acabou sendo Justin, que, apesar de se recuperar de um vício em heroína, morreu após contrair HIV, que se transformou em AIDS.

Os fãs ficaram impressionados com a revelação, e em partes incomodados com a forma traumática que isso foi explorado. Outros observaram que foi uma oportunidade perdida para destacar como o HIV e a AIDS não são mais uma sentença de morte no século XXI.

“Desculpe se isso é um spoiler, mas eu acho realmente grosseiras a forma como 13 Reasons Why matou um personagem no final. Como eu acredito que um dos únicos atores gay da série, matar seu personagem por AIDS, deve ter sido ‘incômodo’ e potencialmente traumático”, twittou um fã.

Outro escreveu: “Caro @13ReasonsWhy: Sua história de HIV/AIDS com Justin, o único personagem com um arco verdadeiramente resgatável nesta série, perdeu a oportunidade para mostrar ao público que o HIV/AIDS não é uma sentença de morte no século XXI.”.

Confira algumas reações.

https://twitter.com/Ciceraalmeida01/status/1268987522874572800

O fim de 13 Reasons Why

Após muitas polêmicas, a Netflix resolveu puxar a tomada e encerrar 13 Reasons Why. Mas por que ela acabou? Em conversa com o EW, o roteirista Brian Yorkey deu algumas explicações.

Sempre desconfio um pouco das séries sobre ensino médio que vão além de quatro temporadas porque o ensino médio dura quatro anos. Então, quando, de alguma forma, essas séries avançam por sete ou oito temporadas, não me interpretem mal, assisto a todas, mas tenho uma certa suspeita de algo que começou como uma série de ensino médio. Parece que trazer esses personagens para a formatura é um ponto final lógico. Então, por um longo tempo, a ideia foi: se tivermos a sorte de ter a oportunidade, faremos quatro temporadas disso. Certamente, entrando na história da quarta temporada, sabíamos que seria o fim.”.

Então, embora o roteirista tenha ficado curioso para saber o que eles fariam após a formatura, tanto ele quanto a Netflix deixarão para a imaginação dos fãs.

A premissa original

13 Reasons Why começou contando a história da Hannah Baker (Katherine Langford), mostrando sua decisão de cometer suicídio e deixando as razões através de uma série de fitas cassete. Depois, as temporadas posteriores ocorreram no rescaldo do que a escola enfrentou após sua perda. Igualmente, a segunda temporada lidou com uma tentativa de tiroteio na escola, enquanto a terceira temporada complicou as coisas com o assassinato do atleta e predador sexual Bryce Walker.

E vocês, o que acharam do desfecho de 13 Reasons Why? Deixem nos comentários e continuem acompanhando todas as novidades das séries aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.