19 melhores séries de época para assistir em 2022

Quais são as melhores séries de época para maratonar? Confira lista atualizada com indicações para assistir em 2022.

séries de época
- Publicidade -

Os figurinos! A história! Os enredos suntuosos! Simplificando, há muito o que amar nas séries de época. Com o apertar de um botão, esses dramas históricos atuam como portais instantâneos para outras eras.

- Publicidade -

A única pergunta, no entanto, é: para onde você quer viajar no tempo primeiro? Cada uma dessas séries explora uma era diferente da história, através das lentes de reis, rainhas e pessoas comuns. Então, siga e confira 17 séries de época para você maratonar e que são imperdíveis.

1 – Bridgerton na Netflix

melhores séries de época
Imagem: Divulgação.

Com base nos romances históricos de Julia Quinn, portanto, Bridgerton é a primeira série original de Shonda Rhimes para a Netflix. E é uma das atrações mais populares dessa lista. Os criadores de Bridgerton admitiram, enquanto falavam com a imprensa, que a série da Era Regencial não era, de fato, precisa no campo histórico.

- Publicidade -

Leia também: As 11 melhores séries sobre crimes reais

Ainda assim, no entanto, com seus cenários exuberantes e figurinos intrincados, ela é sem dúvidas um portal para o passado. Na 1ª temporada, então, Daphne (Phoebe Dynevor) faz um acordo com Simon Bassett, o Duque de Hastings (Regé-Jean Page) para fingir estar noivo durante a temporada de namoro. Então eles de fato se apaixonam.

2 – The Spanish Princess no Starzplay

Imagem: Divulgação.

Henrique VII é conhecido como o rei que se casou com seis mulheres e, ao fazê-lo, no entanto, rompeu com a Igreja Católica e alterou o curso da história. Dessa forma, The Spanish Princess é uma das séries de época que vai até essa história e oferece um vislumbre bastante distinto do infame monarca, visto pelos olhos de sua primeira esposa (e amor mais verdadeiro): Catarina de Aragão (Charlotte Hope), que no primeiro momento foi enviada da Espanha para a Inglaterra para se casar com seu irmão.

3 – Sanditon no Globoplay

melhores séries de época
Imagem: Divulgação.

Se as adaptações de filmes de Jane Austen são a sua ideia de assistir de forma compulsiva, Sanditon, uma série suntuosa baseada no romance final (e incompleto) de Austen, portanto, é para você. Sanditon, dessa forma, se passa em uma florescente cidade balneária, onde as vidas convergem – e nasce um protagonista romântico muito digno de desmaio (olhando para você, Theo James).

- Publicidade -

Sanditon também é notável por apresentar o único personagem negro no trabalho de Austen: Georgiana Lambe é uma herdeira das Índias Ocidentais interpretada por Crystal Clarke.

4 – Outlander na Netflix

Imagem: Divulgação.

Todas as séries de época são uma forma de viagem no tempo – trazendo você de volta a outra era. Outlander, no entanto, é diferenciada por apresentar literalmente uma viagem no tempo. Dessa forma, na história, Claire Frasier (Caitriona Balfe) toca pedras encantadas na Escócia e é transportada de volta ao século XVIII. Assim, portanto, começa uma aventura – e romance – inesquecível e que vale a pena planejar uma viagem à Escócia. De fato, é uma das séries de época mais comentadas entre os fãs.

5 – A Roda do Tempo no Amazon Prime Video

melhores séries de época
Imagem: Divulgação.

A Roda do Tempo tem base em uma popular franquia de livros e chegou no Amazon Prime Video tornando-se uma das séries mais assistidas da plataforma. Passando-se em uma era medieval, então, a história acompanha uma poderosa bruxa em uma jornada com alguns jovens, dentre os quais ela acredita que um deles será o “dragão renascido”, que poderá, ou livrar o mundo de todo mal ou trazê-lo de volta à Terra.

- Publicidade -

6 – Becoming Elizabeth no Starzplay

melhores séries de época
Imagem: Divulgação.

Mais uma série que vai para a era de Henrique VIII. Em Becoming Elizabeth, vemos a morte do pai do monarca, que desencadeou uma perigosa disputa pelo poder quando seu filho de nove anos, Eduardo VI (Oliver Zetterström), é coroado rei. No entanto, ele e suas meias-irmãs se tornam peões para as grandes famílias da Inglaterra e as potências da Europa na disputa pelo controle do país.

7 – Harlots no Star+

séries de época
Imagem: Divulgação.

O que era preciso para ser uma mulher que não depende de ninguém no campo financeiro no século XVIII? Assista Harlots, uma série que explora as opções disponíveis para as mulheres no passado, para descobrir. Esta série espirituosa, portanto, centra-se em um grupo de madames e profissionais do sexo, que encontram – em seu trabalho, atendendo clientes ricos – uma espécie de liberdade.

8 – The Crown na Netflix

séries de época
Imagem: Divulgação.

Graças a esta suntuosa série da Netflix, a família real inglesa se tornou acessível. Com previsão de ter seis temporadas, The Crown, portanto, segue o curso da vida da Rainha Elizabeth, desde seus 20 anos até os anos 90.

Leia também: As 5 melhores séries turcas da Netflix

The Crown, então, lança uma nova luz sobre os acontecimentos históricos e dá interioridade aos monarcas. A questão é, no entanto: a própria Rainha Elizabeth assiste uma das melhores séries de época da atualidade?

9 – Belgravia no Globoplay

séries de época
Imagem: Divulgação.

Procurando por uma das melhores séries de época disponível no Brasil? Belgravia é uma série de seis partes do criador de Downton Abbey e vale a pena sua atenção. A minissérie, dessa forma, começa em um baile da vida real, realizado na véspera de uma batalha crucial, e se desenrola durante a Era Vitoriana da Inglaterra.

10 – Downton Abbey no Amazon Prime Video

Imagem: Divulgação.

Downton Abbey é uma das melhores séries de época de todos os tempos e dispensa apresentações. Abrangendo de 1912 a 1926, a série captura a atividade movimentada e explosiva de Downton Abbey, a casa aristocrática da família Crawley no interior da Inglaterra.

A série, portanto, presta igual atenção ao set “no andar de cima” e “no andar de baixo”, também conhecido como a família Crawley e as pessoas que mantêm sua casa funcionando. O mais novo filme de Downton Abbey encerrou suas histórias, mas sempre há histórias para contar.

11 – As Telefonistas na Netflix

séries de época
Imagem: Divulgação.

Na Espanha da década de 1920, quatro mulheres estão na vanguarda da força de trabalho: trabalhando para o novo serviço telefônico da Espanha. As Telefonistas, portanto, é um drama emocionante com muitos suspenses. E, da mesma forma, também é uma imagem fascinante das mulheres e da mobilidade econômica ao longo dos tempos.

12 – Anne With An E na Netflix

Imagem: Divulgação.

Depois de ficar órfã, Anne (Amybeth McNulty) é enviada para morar com sua família na Ilha do Príncipe Eduardo, no Canadá. Neste local remoto, mas pitoresco, as pessoas são sustentadas por uma comunidade unida. Com base nos livros Anne of Green Gables, então, este drama que comove sobre a infância fará você sentir todas as sensações.

13 – Isabel no Amazon Prime Video

Imagem: Divulgação.

A primeira temporada da série é baseada na vida de Isabel a Católica, abarcando de 1461 a 1474 e narrando parte de sua infância, seu casamento com Fernando o Católico e seu duro caminho ao trono de Castela.

14 – Peaky Blinders na Netflix

Imagem: Divulgação.

Uma das séries de época mais populares dos últimos tempos, Peaky Blinders acompanha as intrigas e guerras de um grupo de gangsteres na Inglaterra, no começo do século XX. Com muitas reviravoltas políticas, dessa forma, a atração é um prato cheio para quem gosta de maratonar um episódio atrás do outro.

15 – The Alienist na Netflix

séries de época
Imagem: Divulgação.

O Alienista tem base no bestseller de Caleb Carr, publicado em 1994, e se passa em 1896. Na história, o psicólogo Laszlo Kreizler recebe do comissário de polícia Theodore Roosevelt a missão de capturar um assassino que está aterrorizando Nova York.

16 – Vikings na Netflix

Ragnar nao morreu
Imagem: Divulgação.

Vikings segue a vida de Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel), o maior guerreiro da sua era. Líder de seu bando, com seus irmãos e sua família, ele ascende ao poder e torna-se rei da tribo dos vikings. Além de guerreiro implacável, portanto, Ragnar segue as tradições nórdicas e é devoto dos deuses.

17 – Alias Grace na Netflix

séries de época
Imagem: Divulgação.

Em 1843, a imigrante irlandesa Grace Marks trabalha como doméstica no Canadá. Seus patrões são assassinados e ela e outro empregado se tornam os suspeitos do crime. Agora, então, Grace foge da polícia e adota o nome Mary Whitney.

18 – The Tudors no Starzplay

The Tudors
Imagem: Divulgação.

Do criador de Vikings, The Tudors concentra-se nos primeiros e tumultuosos anos do reinado de Henrique VIII, que foi rei da Inglaterra durante quase 40 anos e, dessa forma, mostra seus relacionamentos com mulheres famosas, bem como figuras importantes da época.

19 – The Gilded Age no HBO Max

Imagem: Divulgação.

The Gilded Age retrata um período de imensa mudança econômica, de grande conflito entre os velhos métodos e os novos sistemas, e de enormes fortunas feitas e perdidas. Contra o pano de fundo dessa transformação, a série começa em 1882 com a jovem Marian Brook (Jacobson) se mudando da Pensilvânia rural para a cidade de Nova York, após a morte de seu pai, para viver com suas tias ricas, Agnes van Rhijn (Baranski) e Ada Brook (Nixon).

Anderson Narciso
- Publicidade -