2 anos depois, Netflix remove cena de suicídio da série 13 Reasons Why
Série 13 Reasons Why teve polêmica cena removida.
Cena não está mais presente na série 13 Reasons Why
A Netflix acaba de fazer uma séria alteração em uma de suas atrações originais, a série 13 Reasons Why. Uma cena que mostrava explicitamente o suicídio da protagonista Hannah (Katherine Langford), no último episódio da primeira temporada, foi removida.
A remoção da cena aconteceu logo após o lançamento de um estudo que estabeleceu o aumento de suicídios de adolescentes e a popularidade da série da Netflix. Desta forma, um estudo do Wall Street Journal destacou que a taxa de suicídio entre os indivíduos de 10 a 17 anos aumentou em 30% em abril de 2017. Todavia, este foi o mês logo após o lançamento da série da Netflix.
Na cena, que foi classificada por muitos como “forte”, a personagem principal aparecia na banheira se cortando, resultando no seu suicídio.
Netflix divulgou nota
“Nós ouvimos de muitos jovens que 13 Reasons Why os encorajaram a iniciar conversas sobre questões difíceis como depressão e suicídio. Além disso, ajudaram a obter ajuda – muitas vezes pela primeira vez.”, disse a Netflix em um comunicado.
“Enquanto nos preparamos para lançar a terceira temporada entre setembro e outubro, estamos atentos ao debate em andamento em torno da série. Assim, seguimos o conselho de especialistas médicos, incluindo a Dra. Christine Moutier, diretora médica da American Foundation for Suicide Prevention. Portanto, decidimos com o criador Brian Yorkey e os produtores, editar a cena em que Hannah tira a própria vida da primeira temporada.”, completou.
Criador achou que cena ajudaria evitar suicídios
O criador da série, Brian Yorkey, disse que a intenção da cena polêmica era retratar a “realidade feia e dolorosa”. Além disso, de modo a garantir que “ninguém jamais desejasse imitá-la“. Mas depois de ouvir as preocupações da Dr. Moutier (entre outros) Yorkey “concordou com a Netflix em reeditar” a sequência. Tudo indica que há uma comprovação de que a intenção não surtiu o efeito desejado. Sendo assim, a cena tornou-se um grande gatilho.
“Nenhuma cena é mais importante do que a vida no programa e sua mensagem é que devemos cuidar melhor uns dos outros“, acrescentou o especialista. “Acreditamos que essa edição ajudará a série a ser melhor para a maioria das pessoas. Bem como ao mesmo tempo em que atenua qualquer risco para espectadores jovens especialmente vulneráveis.”.
Todos os episódios de 13 Reasons Why estão disponíveis na Netflix.