20×05 de Grey’s Anatomy falou sobre saúde mental.
O episódio, “Never Felt So Alone” de Grey's Anatomy trouxe um grande trauma envolvendo um grupo de estudantes de medicina.
O episódio 20×05 de Grey’s Anatomy seguiu sua fórmula típica de sucesso da série, quando os roteiristas encontram um equilíbrio entre os pacientes e a vida pessoal dos médicos. Além disso, o capítulo também abordou importantes questões sobre saúde mental, abrindo a porta para se aprofundar mais no assunto.
O caso principal do episódio girou em torno dos alunos de medicina que estavam em uma festa quando o convés do segundo andar desabou, trazendo diversos universitários feridos para o Grey Sloan. Contudo, os pacientes Eddie e Sophie foram os casos mais graves. Enquanto ela chegou com um grande pedaço de madeira enfiado nas suas costas, Eddie teve uma simples luxação no ombro. Porém, seu caso era mais profundo do que esperávamos.
Embora Grey’s Anatomy tenha provado que pode sobreviver sem Meredith, dos cinco episódios exibidos nesta temporada, esse foi o quarto que trouxe a Dra. Grey de volta a Seattle, apenas para que Richard pudesse pegar emprestado o jatinho de Catherine para voar junto com Mer para Boston devido a uma emergência familiar. Os roteiristas não querem mesmo dar um pouco de paz para Meredith.
Grey’s Anatomy fez Meredith lembra a morte prematura de Derek
Enquanto Meredith estava em Seattle, Nick cuidava de seus três filhos em Boston. Porém, a Dra. Grey se desespera quando descobre que seu filho foi internado. Bem como é compreensível a preocupação excessiva da médica, achei exagerada a maneira como ela tratou seu namorado. O Dr. Marsh não ligou para Meredith antes porque precisou encontrar alguém para cuidar da Zola e da Ellis, enquanto ele corria com o Bailey para o hospital.
Saiba mais sobre Grey’s Anatomy:
- Shonda Rhimes se afastou de Grey’s Anatomy após ameças de fãs
- Grey’s Anatomy expõe nova falha fatal com Meredith
- Cristina está de volta em Grey’s Anatomy? Sandra Oh responde
A princípio, Meredith estava agindo como uma mãe preocupada. Contudo, ela confessou para Richard que estava assim pelo fato de seu filho estar no hospital sem sua presença, e isso trouxe lembranças de quando Derek estava no hospital antes de sua morte prematura e ela também não estava perto.
Por fim, Meredith pediu desculpas para Nick. Ele não é o primeiro namorado de Meredith desde a morte de Derek, mas é o seu relacionamento mais sério desde então. Tanto é que Nick se mudou para Boston por causa de Meredith e acabou se tornando o padrasto dos três filhos dela, algo que nossa protagonista ainda está se acostumando em Grey’s Anatomy.
Owen e Lucas convencem Amelia a fazer uma procedimento arriscado
Lucas trabalhou junto com Owen e Amelia no caso de Sophia. A estudante de medicina chegou ao Grey Sloan com um pedaço de madeira perfurando sua coluna, e a paciente estava correndo risco de ficar sem o movimento de uma das pernas. Depois de confessar sua grande vontade de se tornar médica, Sophia deixou o sobrinho de Amelia determinado a fazer de tudo para salvar sua paciente.
Amelia ficou relutante sobre fazer um procedimento mais arriscado que poderia deixar Sophia com sequelas. Apesar disso, Adams decidiu se meter na cirurgia e, junto de Hunt, eles convenceram Shepherd a realizar esse procedimento mais arriscado em Sophia e juntos, conseguiram salvar a paciente. Além disso, Owen revelou que há muito tempo não sentia uma adrenalina tão forte dentro de uma sala de cirurgia.
Confesso que todos os momentos entre Amelia e Owen nesta temporada provaram como eles funcionam muito bem como amigos. Por outro lado, as coisas não estão nada fáceis entre Simone e Lucas. Desde que ele chamou Griffin de egoísta e disse que ela brincou com os sentimentos dele, as coisas têm estado tensas e estranhas entre os dois internos. Ainda assim, o final desse episódio ofereceu uma pequena esperança para Simone e Lucas quando eles decidiram descansar juntos na sala dos médicos.
Grey’s Anatomy mostra que saúde mental é importante
De todos os pacientes desse episódio, Eddie chegou apenas com uma simples luxação no ombro, mas acabou se tornando o caso mais tenso que Simone e Blue tiveram que cuidar. Depois que Simone percebeu que Eddie estava desaparecido, ela e Blue encontraram o paciente no terraço, mais precisamente na beirada, pronto para pular. Embora ele tenha dito que não tinha certeza se havia subido no terraço com a intenção de pular, ele revela que estava pronto para “deixar o vento decidir”.
Por sorte, Ben estava visitando Bailey no Grey Sloan e havia sido treinado para enfrentar esses tipos de desafios. Assim, o bombeiro orientou os internos dizendo que, se conseguissem manter Eddie falando, poderiam salvar sua vida. Nesse sentido, Kwan acabou tendo um raro momento de vulnerabilidade e admitiu uma de suas maiores fraquezas.
Eddie dizia que não sabia se aguentaria toda a pressão que vinha sentindo da faculdade de medicina e temia que talvez não fosse destinado a ser médico. Do mesmo modo, Kwan garantiu a Eddie que ele não estava sozinho ao se sentir assim, fazendo referência ao título do episódio. Ou seja, Blue admitiu para Eddie que ele também ainda não se sente médico, que por muitas vezes sentiu que poderia ser uma fraude e já pensou em desistir. Porém, ele ainda está aqui. Ele está vivo, tentando.
Confesso que foi um momento emocionante e bem revelador. Com isso, Grey’s Anatomy mostra que a saúde mental é importante não apenas para seus pacientes, mas também para seus médicos. Assim, com essa confissão de Kwan, a 20ª temporada de Grey’s Anatomy poderia, e deveria, explorar com mais detalhes (e com muito cuidado) a saúde mental dos médicos.
Por último…
Jo e Link também estão felizes, e sem dúvida os fãs do casal estão amando toda a fofura e bobagem que envolve Jolink. E o susto da gravidez provavelmente foi motivo de muita risada. Por outro lado, Jules continua crescendo e conquistando seu espaço. Seu melhor momento deste episódio foi quando ela criticou Winston por sua atitude péssima em relação ao paciente.
A atitude dele foi péssima? Foi! Nada justifica sua grosseria. Logo depois, descobrimos que sua atitude foi porque ele recebeu de Maggie os papéis do divórcio. Novamente, isso justifica descontar toda sua grosseria no paciente? Claro que não.
Yasuda ficou responsável por cuidar dos estudantes de medicina na sala de emergência, e a maioria deles estava alcoolizada. Enquanto a interna passava por alguns momentos bem desagradáveis, Yasuda pediu para sua namorada/co-chefe dos residentes colocá-la em outro caso. Nesse sentido, Helm fez Mika acreditar que havia tentado colocá-la no caso de Sophia, mas Schmitt não liberou.
No entanto, no final do episódio, Levi acaba revelando (sem querer) que ele queria trocar Yasuda de caso, mas Helm não havia permitido. Com isso, Yasuda disse a Jules que se sentiu traída por Helm, o que pode significar problemas para o casal nos próximos episódios de Grey’s Anatomy.