5 Razões pelas quais amamos séries adolescentes

Imagem: WB/Divulgação

Séries adolescentes… Todo mundo tem uma favorita. Esse é um gênero que, indiscutivelmente, faz sucesso onde quer que seja exibida. É, inclusive, o que mantém vivo canais como a The CW ou a Freeform – e foi cerne de emissoras como a WB e a UPN.

Mas qual é o segredo deste sucesso? Quais são os ingredientes que fisgam o público que assiste a séries com temática teen?

De qualquer forma, enumeramos 5 razões pelas quais amamos essas séries e as defendemos até o fim…

Continua após a publicidade

As tramas

As séries adolescentes são excelentes canais para a abordagem de tramas importantes. Gravidez, casamento, inclusão, preconceito, entre outros, estão dentre os aspectos que incrementam uma boa trama adolescente. One Tree Hill, Everwood e Felicity, por exemplo, transbordaram nestes assuntos ao longo de suas temporadas. Algumas outras, como The O.C., iam além e tratavam de assuntos mais pesados como o uso de drogas. Todas elas são tramas fundamentais para uma boa série teen.

Personagens irreverentes

Brooke Davis, Summer Roberts, Meghan Rotundi… O que as ligam? Ambas foram personagens irreverentes de One Tree Hill, The O.C. e Felicity, respectivamente, trazendo para as histórias uma característica própria. Tais personagens são fundamentais para as tramas adolescentes, uma vez que se tornam um vínculo ousado que, geralmente, alguns personagens centrais destas séries não se arriscam. Por vezes, o personagem irreverente se torna tão importante para a trama que acaba se tornando um dos protagonistas. As duas primeiras citadas aqui se encaixam perfeitamente.

O ambiente high school

O ambiente high school é um plus nas séries adolescentes. Este espaço permite a exploração de várias tramas como o esporte, bem relacionado com as escolas de ensino médio nos Estados Unidos. One Tree Hill e Friday Night Lights são ótimos exemplos de como souberam desenvolver essas histórias… Além disso, triângulos amorosos, problemas com professores e por que não, engajamentos sociais. Ah, o melhor de tudo: é que as cenas começam exatamente quando bate o sino do intervalo.

A inocência

Claro que muitas tramas soam maduras para estes personagens e esta atmosfera, mas é muito interessante vermos uma certa inocência em alguns textos e personagens. Tomo como exemplo a Haley de One Tree Hill ou a Joey de Dawson’s Creek. Personagens como elas servem como escapamento para o ar inocente que muitos dramas não podem explorar, devido o seu público ou campo para explorarem histórias. As tramas adolescentes dão margem para aspectos como primeiro beijo ou virgindade, que vejo como pontos necessários em uma trama contemporânea.

A nostalgia

A nostalgia funciona, aqui, em vários sentidos. Para os mais velhos, lembrar de uma época de sua vida que já passou, associar-se com dramas que enfrentou naquela época, seja preconceitos ou primeiros amores. Além disso, pode proporcionar para os mais novos o mesmo sentimento, em se tratando de séries mais antigas, transmitindo uma época que não pertence mais ao seu contexto. De uma forma ou outra, as séries adolescentes tendem a transmitir essa nostalgia que é sempre muito gostosa de sentir…

E aí, conte para nós, qual sua série adolescente favorita?

 

 

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Criador, editor e redator do site Mix de Séries, é apaixonado por séries desde sempre. Fã incondicional de One Tree Hill, ER, Friends, e não perde um episódio da Franquia Chicago.

No comments

Add yours