5×12 de S.W.A.T. foi muito pessoal para Hondo
Enquanto correm para descobrir a motivação da quadrilha, Hondo busca manter sua irmã a salvo de sequestro em S.W.A.T.
O décimo segundo episódio da quinta temporada de S.W.A.T. focou no relacionamento da família Harrelson, enquanto um dos membros acaba em uma péssima situação. Logo de cara, temos Winnie e Sr. Harrelson em um encontro de pai e filha em seu novo emprego, que a aproxima mais de seu pai.
Mas os bons momentos não se prolongam devido à cabeça dura do patriarca da família, mas o episódio pode encerrar um ciclo aberto há anos entre eles.
O que Winnie faz em L.A.
Como o foco da história é em torno da família, Winnie ganha mais espaço e mostra sua nova função em Los Angeles, a de ser uma “curadora” de artes.
Leia também: 5×11 de SWAT teve história à moda antiga
É o motivo da briga entre pai e filha logo no começo do episódio de S.W.A.T., quando questões mais complexas são levantadas. Sobretudo o maior questionamento vem do Sr. Harrelson que, em poucas palavras, diz algo como: de quem é o direito de ganhar dinheiro sobre a luta de todo um povo. E isso fica como o pano de fundo de toda ação que se desenrola posteriormente.
Caso do dia
Logo que Sr. Harrelson sai de cena, a galeria de arte é invadida e, por tabela, Winnie é uma das reféns, mas não sem antes avisar seu irmão. A quadrilha é muito bem-organizada e está tudo bem planejado, pois da maneira que age mostra conhecimento minucioso do local.
O lugar é um forte e os invasores têm isso como um trunfo contra a investida da S.W.A.T., situação esta que Hondo coloca em xeque seu poder de decisão.
Todos cercados
Do mesmo modo que a S.W.A.T. está de fora, a quadrilha fica em um beco sem saída, quando seu plano tem falhas. Winnie ganha protagonismo em ser a ancora de todos os reféns. A valentia está no sangue da família!
Leia também: 5×10 de S.W.A.T. trouxe de volta velhos conhecidos
Além de tudo, ela ainda consegue negociar, com a ajuda de sua assistente Julia, que está apavorada com toda a situação. O líder da quadrilha cede e acaba por entregar que está cumprindo o plano de outra pessoa, que ele mesmo não conhece.
Hora de agir
Então, Hondo entrega a liderança para Deac e diz que tudo está muito pessoal para ele. E afirma que irá acompanhar do centro de comando. Realmente é uma situação que o força bastante e para ajudar seu pai não é o melhor dos incentivos neste momento.
Só que o próprio Sr. Harrelson tem seu momento de brilho e reconhece Julia no quadro de suspeitos, o que escancara o real plano que está em ação na galeria. Existe uma pessoa infiltrada nos reféns que é quem coordena toda a situação e logo vemos que Winnie está cada vez mais próxima do perigo.
Hondo precisa agir de novo e volta à ação para, desse modo, impedir que algo de ruim aconteça com sua irmã.
É hora de seguir em frente em S.W.A.T.
Após toda ação, contudo, a família Harrelson precisa aparar arestas do passado. Em uma brilhante cena entre pais, o Comandante Hicks dá sábios conselhos ao pai de Hondo. Por outro lado, Hondo aconselha Winnie a dar mais uma chance ao “velhote”.
Não podemos deixar de comentar a Chris em ação, como conselheira amorosa de Luca. Por vezes ele sempre escolhe o trabalho. Mas, como ela mesmo diz, está na hora de pensar em si mesmo um pouco e quem sabe logo ele não parece com um novo romance no pedaço.
E, por falar nisso, por onde anda nosso querido Street em S.W.A.T.? Confesso que quando falta um membro na equipe, o episódio não é o mesmo.
Família
Em um emocionante final, é visto, pelo menos da minha parte, o encerramento de um ciclo. Sr. Harrelson abre o jogo e fala francamente sobre o orgulho que sente deles e que ele mesmo não lida bem com a velhice que está o alcançando.
É um ponto que todos devemos pensar, mas também é compreensível seu sentimento, já que pela sua história ele sempre foi um ativista e agora o peso da idade chegou.
S.W.A.T. precisa lidar melhor com as questões ainda em aberto desta temporada. Vamos ver como se desenrola na reta final!
Nota do episódio: 4/5