5×13 de S.W.A.T. teve um perigo à solta em Los Angeles
Enquanto a equipe de S.W.A.T. lida para prender um perigoso fugitivo, Hicks ganha destaque ao lidar com um desafeto do seu passado.
O episódio desta semana de S.W.A.T. mostrou um diferente tipo de abordagem ao trazer os holofotes principalmente ao capitão Hicks.
Por outro lado, Hondo está um uma situação complicada em seu lado pessoal. Ao mesmo tempo que uma situação já conhecida pelo publico parece que ganha mais um folego na temporada.
Além de tudo isso, o programa social de Hondo, para trazer a sociedade mais junto a atuações policiais, tem início.
Fuga de cinema em S.W.A.T.
O caso do episódio de S.W.A.T. começa com uma fuga espetacular, digna de retratações Hollywoodianas. Um detento chega ao hospital com sintomas de um derrame, mas o que ninguém imaginava é que era um plano de fuga muito bem elaborado.
Leia também: 5×12 de S.W.A.T. foi muito pessoal para Hondo
Logo, o que era uma emergência médica se torna um caso de polícia, pois um perigoso criminoso está a solta em L.A. E esse caso fará com que o passado de Hicks seja explorado de uma forma explícita.
O passado de Hicks
Quando é descoberta a identidade do fugitivo em S.W.A.T., toda a cidade fica em alerta. Afinal, Barratta é conhecido como especialista em bombas, principalmente para eliminar pessoas para a máfia. E é quando Ray Kaminski é apresentado como ajudante neste caso. Ele é o responsável da agência antibombas e quem capturou Barratta no passado.
No entanto, é visto que Hicks e ele não se suportam e, com o decorrer do episódio, sabemos os motivos. Antes de se casar com Hicks, Barb (sua falecida esposa) tinha namorado Ray. Desse modo, Ray tem esse sentimento de traição perante o capitão da S.W.A.T.
Problemas no lar
Além disso, Chris continua na ajuda da casa segura de Mamma Pina, aquela senhora que ajuda mulheres imigrantes nos EUA. Dá para sentir uma reaproximação entre ela e Street, que deve um jantar para ele. Sempre que algo junta o casal surge outra coisa para atrapalhar o desenrolar dessa situação.
Leia também: 5×11 de S.W.A.T. teve história à moda antiga
Uma das garotas protegidas precisa ir ao tribunal ou será extraditada, sem chances de defesa, e cabe a Chris convencê-la. Simultaneamente, a boa notícia chega a Nichelle e Hondo, a de que a filha adotiva dela está a caminho do nascimento.
E esta notícia afeta Hondo mesmo em campo, quando está na corrida contra o tempo para capturar Barrattta. Então isso mostra que ele está pronto para a paternidade.
Cidade em alerta
Após fazer a primeira vítima, a equipe da S.W.A.T. não encontra ligação entre o passado do criminoso que faça sentido com as possíveis vítimas. Contudo, alguns alvos são identificados e a S.W.A.T. precisa agir antes que mais carros explodam, e assim eles se dividem.
Hicks ainda continua o trabalho com Ray, mas o ponto de ruptura dos dois está próximo. E a tensão só aumenta!
É quando finalmente é mostrado o motivo de tanta inimizade entre os dois. Ray tenta se reaproximar de Barb, quando seu casamento estava em crise com o capitão. Esta que nunca perdoou seu ex-colega.
Corrida contra o tempo em S.W.A.T.
Porém, em certo momento, a LAPD consegue encontrar o ponto de ligação entre alvos e Barratta. Ele está em estado terminal e somente com alguns meses de vida. Ele está a serviço de outro criminoso para poder levantar dinheiro e deixar uma reserva para seus filhos.
Então, enquanto Hicks e Ray vão a um mecânico com equipamentos necessários usados por Barratta, a equipe o intercepta em um clube, onde ele estava próximo a fazer outra vítima.
Aqui fica um adendo a uma cena muito forçada pela direção da série, ao neutralizar o criminoso com uma mochila bomba. Luca acerta um tiro no fio para desarmar ela e prender o criminoso. Sério, eu entendo a abordagem da série de mostrar ações não letais, mas esse tipo de cena reforça um estereótipo de MacGyver que não pode ser uma mínima retratação da realidade.
Arestas aparadas
Contudo, a grande surpresa de S.W.A.T. é reservada a Hicks e Ray, que abordam o local sozinhos, e isto indica que algo bom não irá acontecer. No momento que Ray retorna ao carro, uma bomba é acionada em seu assento e agora ele não pode se mover.
Cabe a Hicks em 5 minutos desarmar ela, com a orientação de seu desafeto. Todavia, tudo ocorre bem e esse escopo serve para que pelo menos a rixa entre os dois acabe.
No apagar das luzes, Hicks diz a ele que sempre tentou fazer o melhor à Barb, e Ray diz que sempre soube disso.
Deu tudo errado
Ao passo que o episodio desenrola, a adoção de Nichelle vai por água abaixo, quando a mãe biológica desiste da doação da criança. O que destrói a forte mulher, mas ao mesmo tempo abre portas para que Hondo, pelo menos com ela, faça a coisa certa.
Enquanto precisou lidar com o caso do dia, Hondo esteve presente para ajudar ela nesse momento difícil. A maior surpresa, ou não, fica para o final.
Finalmente Hondo fala abertamente sobre a paternidade e uma vida junto com Nichelle. Agora é esperar como o fim da temporada irá tratar do assunto.
Nota do episódio: 3,5/5