5×15 de S.W.A.T. trouxe a preocupação de Hondo
Hondo precisa buscar alternativas em S.W.A.T. para que um jovem conhecido não entre em um negócio obscuro.
Antes de falar qualquer coisa sobre o episódio de número 99 em S.W.A.T., eu preciso citar quem ficou com o cargo de direção deste. Lina Esco debuta na direção da própria série em que atua! Mas ela já dirigiu outras atrações, então, sem novidades para ela.
De um lado temos Hondo aflito e, por outro, uma equipe que corre contra o tempo para achar um atirador à solta.
Aflição de pai em S.W.A.T.
Quem se lembra daquele garoto que foi alvejado por Buck, no episódio em que logo após Hondo assume a liderança da equipe 20-David?! Raymond agora é um jovem bem-sucedido, mas que deixa Hondo aflito após estar na iminência de fechar um acordo com Saint.
Sobretudo, para refrescar sua memória e a minha, Saint é aquele amigo do Sr. Harrelson da época dos Panteras Negras. Desde então, Hondo o mantém na mira de suspeitos.
Ao mesmo tempo temos outro pai aflito no episódio, o autor de um tiroteio em um hospital. Porém, fica mais claro com o decorrer do episódio a causa desse ataque.
Caos no paraíso
Da mesma maneira em que a equipe de S.W.A.T. está em busca do atirador, Deac precisa sair do trabalho para buscar sua filha, pois Annie não aparece para buscá-la. Ao passo que Deac resolve este problema, Annie pede desculpas pelo ocorrido. Ela está muito envolvida no caso Ortiz.
Mas Annie lembra de que sempre o apoia em seu trabalho e que Deac não faz a sua parte neste time. Dessa maneira demonstra que ele pode apoiar ela um pouco mais. Será que em uma futura temporada Annie estará mais presente no dia a dia da série? É uma dinâmica boa para se trabalhar.
Luca cada dia mais líder
Líder é aquele que dá um bom exemplo, e Luca mostra mais que isso nesta temporada. Após alguns problemas de saúde, ter ele de volta e com essa vibe que ele tem é muito bom. Todo trabalho que faz com os recrutas, com Nora Fowler e até mesmo seu trabalho social, mostra o quão inspirador seu personagem é.
Eu particularmente gosto do Capitão Hicks em S.W.A.T., mas Luca deveria fazer jus ao legado da família e subir ao posto mais alto da corporação.
Street
Nesse meio tempo, temos Street preocupado com o capelão atingido no tiroteio. Ocasionalmente descobrimos o motivo. Quando esteve no pós-operatório, um vínculo entre os dois foi criado e vemos que Chris nutre um carinho por ele.
Mas até quando a gente vai ficar nessa enrolação? A história entre os dois não avança e estamos prestes a encerrar a temporada. Não sei se há tempo para que algo entre os dois ocorra sem que fique rápido demais, após tanta morosidade.
Ação em S.W.A.T.
Além disso, a busca pelo atirador tem resultado, a equipe de S.W.A.T. afunila para capturar o autor. Mas ele prepara uma armadilha para punir o médico responsável pela perda de seu filho. Toda uma indústria de órgãos é revelada por este pai inconsolável. Assim como a fragilidade do sistema de saúde americano, que não consegue ajudar aos mais necessitados. Após um esquema muito bem armado, a equipe 20-David consegue parar o pai, sem que o machucasse.
Deac consegue conduzir muito bem a negociação, enquanto os outros o interceptam. Igualmente, Hondo ainda busca um investidor para que Raymond não precise fazer negócios com o obscuro Saint. Porém, tudo parece ser em vão.
Apoio
Da mesma forma em que foi cobrado, Deac resolve assumir a culpa e ajudar Annie no caso Ortiz. Luca lidera o show de talentos e mostra como pode ser o melhor líder para os novos recrutas, ao ajudar a Oficial Cabrera a perder o medo do público.
Hondo não ganha de Saint dessa vez, mas Hicks mantém seu apoio ao Sargento. Segundo o Capitão, basta Hondo apresentar provas contra Saint que terá seu apoio.
Assim, Lina Esco consegue atuar e dirigir o episódio de maneira bem fluída e com um excelente equilíbrio entre ação, drama e realidade. A gente se vê no episódio de número 100 de S.W.A.T., até lá!
Nota: 4/5.