6×04 de This Is Us trouxe tristeza e luto com morte

Crítica do terceiro episódio da sexta temporada de This Is Us, da NBC, intitulado "Don't Let Me Keep You", exibido no Brasil pelo Star+.

Critica-This-Is-Us-6x04

Após o final do terceiro episódio, This Is Us continuou da onde parou, ou seja, com a morte de Marylin (mãe do Jack). Incrível como, após cinco temporadas, a série consegue fazer grande parte de seu público chorar e se conectar com a história.

De forma geral, falar sobre morte é difícil, mas a série apresentou esse assunto novamente ao mostrar Jack passando por esse processo. Ademais, tivemos um episódio forte e emocionante.

Antes de começar, sabemos que família não precisa necessariamente ser de “sangue”. Um amigo pode ser considero mais da família que algum parente, por exemplo. Algumas pessoas não se dão bem com os pais… Mas, quando o cenário é o oposto, acredito que seja o medo de todos: perder os pais. Seguindo nessa vertente, peguem o lencinho e vamos para nossa review.

PUBLICIDADE

Distanciamento entre mãe e filho…

Sabemos do passado turbulento envolvendo Jack e sua mãe em relação ao pai. Todo esse cenário em This Is Us culminou no distanciamento entre Marylin e Jack.

Para evitar viver em um lar que sofria violência doméstica, Marylin foi morar com uma prima em Ohio. Porém, essa decisão consequentemente causou o distanciamento do filho. É obvio que ela não iria querer permanecer na mesma cidade do ex-marido e fazer visitas, pois o medo e lembranças ruins são maiores.

Leia também: 6×03 de This Is Us destacou a paternidade

Sendo assim, cada um seguiu seu caminho. Por muito tempo, a única comunicação entre mãe e filho foi por ligações rápidas aos domingos. Quando Jack recebe a ligação sobre o falecimento de sua mãe, ele vai para o Ohio e descobre coisas de Marylin que, até então, ele não imaginava e percebe o preço pago pela distância durante 13 anos.

Foi reconfortante saber que Marylin conseguiu reconstruir sua vida. Ela havia adotado um gato, estava namorando e tinha feito planos até mesmo para o futuro… Pena que esse futuro não aconteceu da forma como ela gostaria. Ao longo do episódio, vimos ela insistindo para Jack levar os netos até Ohio para patinarem no lago de gelo. Porém, com uma vida corrida, Jack de fato nunca chegou levar os filhos.

This Is Us 6x04
Imagem: Divulgação.

O tempo perdido

Ao se dar conta de que não sabia quase nada sobre a vida de sua mãe, Jack começou frequentar lugares que ela gostava, se aproximou de pessoas que ela mantinha contato e, sempre que pegava no sono, vinham lembranças boas de sua infância com a mãe.

Mas isso tudo não substitui o tempo perdido do personagem em This Is Us. Aliás, mesmo tentando essas conexões, ele sentiu dificuldade para escrever o tributo. Jack tinha lembranças de um passado avassalador que tanto ele quanto a mãe queriam esquecer. As coisas boas vividas por ela, infelizmente, ele não estava presente e vice-versa.

A vida é muito curta e acaba sendo aquele clichê: “não deixe para depois o que podemos fazer hoje”. Marylin gostava de falar com Jack, mas não queria incomodar com ligações diárias. Jack tinha em mente que teria todo tempo do mundo para levar os filhos em Ohio para patinarem, mas veio a vida e mostrou quem de fato dita as regras.

Ao longo de todo o episódio, estava esperando o momento em que Jack fosse “desabar”. Foi forte quando ele colocou para fora “Eu não tenho mais mãe“. Deu para sentir toda dor e angústia. Rebecca foi essencial para fornecer um abraço sincero e todo apoio que ele precisava!

Resgatando o tempo perdido!

Ademais, Jack percebeu que era tempo de resgatar o tempo perdido em que não estava presente na vida de sua mãe. Infelizmente, isso não seria possível de fazer com ela em vida, mas ele conseguiu honrar a memória de Marylin e até mesmo realizar o grande desejo dela.

This Is Us 6x04

Com a ida de Rebecca para Ohio com os filhos, Jack encontra uma caixa com patins de gelo que Marylin havia guardado um para cada neto. Jack finalmente realizou o desejo de sua mãe, levando Kate, Kevin e Randall para patinarem no lago congelado.

Além disso, ele apresentou para os filhos o prato que marcou sua infância e que Marylin sempre fazia para ele após brincar na neve: salsichas com molho de tomate. Foi assim que Jack conseguiu resgatar a presença da mãe em sua vida, na vida dos filhos e manter o legado de sua mãe vivo, mesmo após a morte.

Ao final do episódio, fiquei refletindo: a série deveria ter mostrado um pouco mais da vida de Marylin após sua separação. Sabemos de seu passado e foi gratificando ver que ela se reinventou, mas ter dado um pouco de ênfase em sua história faria o público sentir-se mais perto da personagem para essa despedida emocionante!

E então, o que você achou desse episódio de This Is Us? Deixe nos comentários e continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

Nota: 4/5

Sobre o autor

Italo Marciel

Redação

Jornalista por formação e publicitário por aproximação. Desde a graduação, circulo entre as duas áreas e isso me preparou para atuar com mais segurança e amplitude na Assessoria de Comunicação Política, área na qual trabalho desde 2013. Ao todo, já são são oito anos gerenciando a comunicação de parlamentares do legislativo municipal. Entre as minhas principais atribuições estão: criação e gerenciamento de conteúdo textual e visual (artes, fotos e vídeos) para redes sociais; planejamento de pronunciamentos; preparação de pauta para reuniões e entrevistas; relacionamento com a imprensa. Além disso, tanto tempo no meio me trouxe conhecimentos intermediários de assessoria parlamentar, onde auxilio na construção e revisão de projetos e no relacionamento com pastas do poder público de direto interesse dos mandatos. No Mix de Séries atua como jornalista e redator de notícias gerais, desde 2017. Também produz críticas e conteúdos especiais voltado para a área de streaming.