9×09 de Chicago PD provou que Jay é melhor que Voight

Chicago PD entrega um dos melhores episódios até aqui.

Chicago PD 9x09
Continua após publicidade

Antes que alguns fãs de Chicago PD mais “estressadinhos” venham brigar, como aconteceu na minha review passada, já deixo claro que este é um texto de opinião. É uma crítica, uma resenha, que representa apenas o meu ponto de vista em relação à Chicago PD.

Continua após publicidade

Na review passada, deixei claro que apoiava algum tipo de punição para o Sargento Voight, visto que há muito tempo ele sai da linha. Ressaltei também que, na vida real, pessoas como essas fazem mais mal do que bem para a sociedade. Afinal, corrigir o errado com o errado seria trocar cebolas?

Pois bem, o nono episódio de Chicago PD bateu exatamente na tecla que eu defendo há algum tempo e provou que os roteiristas estão alinhados com esse pensamento. Jay não entregou Voight para o FBI, mas se provou melhor do que Voight em muitos sentidos diante dessa situação. Este episódio tem muitos pontos que os fãs precisam observar, e é um excelente momento de toda a caminhada da série.

Continua após publicidade
Continua após publicidade

Como Jay se mostrou melhor que Voight

O agente North encurralou Jay e o colocou na parede por apenas um único motivo: de todos da Inteligência, ele era o único que parecia não se corromper. O detetive Halstead sempre prezou pelo correto e nunca apoiou muitas das atitudes de Voight. Quando um fã de Chicago PD fala que o “único” jeito de lidar com bandidos é o jeito que Voight faz, Halstead está ali, logo ao lado, para provar que existe um outro jeito sim.

Leia também: As piores coisas que Voight já fez em Chicago PD

Diante do que North pressionou Jay, coube a ele dar uma prensa em Voight. Era agora ou nunca. Acredito que Jay cogitou a possibilidade de entregar Voight, porque afinal, ele – e Hailey – fizeram errado. Mas Jay também explicou para os fãs porque ele não deveria entregar Voight. Porque o bandido que morreu, Roy, não merecia essa justiça.

Continua após publicidade

Voight precisa pagar pelos seus erros sim. Mas não às custas de um bandido que sequestrou Burgess e quase matou um deles.

Continua após publicidade

Jay se mostrou muito superior nesta fala e, com a cabeça fria, entendeu que precisava fazer o que Voight mais faz bem: chantagear as pessoas.

Continua após publicidade
Chicago PD 9x09
Imagem: Divulgação.

Halstead livrou Voight em Chicago PD

Com a ajuda de Platt, Voight descobriu que North chantageava alguns policiais para ajudar um irmão viciado, que sempre era preso. Esse foi o prato cheio para que Jay e Voight usassem tal carta para forçar North a largar o caso.

Continua após publicidade

Tanto North quanto Jay se sentiram desconfortáveis. North, por estar diante de um caso sólido, e precisar largar por causa dos erros de seu irmão que ele precisava acobertar. E Jay, por estar fazendo algo errado, para corrigir os erros de Voight.

Continua após publicidade

Leia também: Revelado o destino de Voight em Chicago PD

Acontece que entregar Voight também seria um erro para Jay. Porque, afinal, ele é seu líder. Então, Jay preferiu mostrar para Hank que existe outro meio de fazer o trabalho deles. Existe o correto e, principalmente, existe a honestidade.

Na cena final do episódio, Jay deu uma baita lição em Voight, que em nove anos de Chicago PD fez o que nunca tinha acontecido antes: deixou Voight caladinho. Mas Jay também reconheceu que Hank fez muito bem para Chicago em muitos sentidos. Então é uma linha tênue que eles precisam andar com cautela e juntos.

Jay deixou claro para Voight que, a partir de agora, ele precisa ser honesto com ele, que é seu segundo em comando e o próximo da linha sucessora a liderar a Inteligência. Hank Voight não irá trabalhar para sempre, e ele precisa confiar em Jay para que, um dia, Halstead assuma a sua posição. Foi uma baita lição, e bato palmas mais uma vez para Jay por conseguir, com frieza, infringir sua maior regra para salvar Voight e o amor da sua vida.

Aliás, só para ressaltar, Voight nem disse um “obrigado”. Que coisa, não?

Chicago PD 9x09
Imagem: Divulgação.

O casamento de Halstead e Upton

No fim, a sensação foi de alívio em Chicago PD. Embora amargo. Então, Jay quis passar uma borracha nisso tudo – e a forma que ele encontrou foi pedir para que Hailey casasse com ele ali, naquele momento. O episódio corta para uma cena de Jay e Upton casando na prefeitura de Chicago, e eles agora irão começar uma nova vida. Como parceiros e cúmplices. Eles precisam estar ali, honestos, um do lado do outro. E o casamento será a maior prova disso.

Chicago PD 9x09
Imagem: Divulgação.

Chicago PD encerrou um excelente arco, e diria que a série está em um de seus melhores momentos. Não é fácil se reinventar depois de tanto tempo, e acredito que a segunda parte da temporada será ainda melhor, com novas histórias e mais emoção.

A série retorna nos Estados Unidos no dia 05 de janeiro, e estou curioso para ver o que futuro reserva para a Inteligência, após todos esses conflitos.

Nota: 5/5.