9×09 de The Flash dá início atrasado à reta final da série
Review do nono episódio da nona e última temporada de The Flash, da The CW, intitulado "It’s my party and I’ll die if I want to".
O episódio de The Flash que demorou muito acontecer!
A nona e última temporada de The Flash tem decepcionado os fãs desde seu começo. Definitivamente, não é a temporada que todos esperavam ver desde que anunciarem o fim da série.
Tramas sem grande importância, personagens secundários ganhando mais espaço que o protagonista, antagonistas ruins. Mas, enfim, depois de longos e excruciantes oito episódios, o episódio que tanto queríamos aconteceu.
Esse nono episódio, que também é o episódio de número 180 de The Flash, funciona como um capítulo único e especial na temporada. Antigos heróis e vilão voltam para uma participação especial de despedida da série. Mas claro que a mais esperada por todos era a de Oliver Queen/Arqueiro Verde/Espectro (Stephen Amell).
Só não esperávamos que sua participação só aconteceria com a morte de Barry. Mas foi a oportunidade perfeita de trazê-lo de volta, com direito ao uniforme de Arqueiro junto.
O retorno de Oliver Queen finalmente aconteceu!
O episódio de The Flash foi bem nostálgico para quem acompanha o Arrowverso há anos. E a direção de Danielle Panabaker, uma atriz integrante desse universo desde quase o começo, fez toda a diferença.
Ela soube mesclar muito bem o tom de cada núcleo e de cada cena em sequência. Desde a corrida de Barry e Wally pela cidade, até a ótima sequência de luta bruta do Arqueiro Verde bem no estilo de Arrow, com o jogo de câmera e fotografia que são identidade da série original.
Reunir Oliver e Diggle também foi uma sacada ótima depois de tantos anos em The Flash. Ainda mais Oliver o aconselhando sobre sua escolha entre a família e o anel do Lanterna Verde (o que foi uma pena, mas ao menos amarrou essa ponta solta).
Os dois, enfim, puderam se despedir tranquilamente. Assim como Oliver também pôde se despedir de Barry, com direito a piadinha comparando o número de episódios que ambas as séries tiveram (mascarando o número de vezes que ambos salvaram suas cidades).
Oliver ainda o ajudou a se preparar psicologicamente, sem saber, para seu confronto final com o Flash Reverso.
Kid Flash e Bloodwors também tiveram sua vez em The Flash
Trazer Wally de volta também foi divertido e nostálgico. O Kid Flash é um personagem marcante dentro da série e vê-lo interagindo com sua família trouxe um calor no coração de quem assistiu The Flash.
Já o retorno de Bloodwork, apesar de não ter o mesmo impacto que teve lá na sexta temporada, introduziu o novo multiverso na série e mostrou como ele funciona. O único ponto fraco do episódio foram os momentos de destaque para Chuck sendo atacado por Ramsey.
Mostrar os dois primeiros heróis do Arrowverso (Arqueiro Verde e Espartano) ao lados dos dois que vieram em seguida (Flash e Kid Flash) foi uma jogada de despedida perfeita. Os quatro solidificaram seu lugar na história dos super-heróis e inspiraram muitos outros nas gerações seguintes.
As emoções ao longo deste episódio fez com que cada momento contasse. E finalmente preparou o palco para o arco final da série e o confronto derradeiro do Flash, algo que esperamos durante toda a temporada de The Flash.
Nota: 4,5/5