9×17 de Chicago PD colocou Ruzek entre a vida e a morte
Review do episódio 9x17 de Chicago PD, chamado "Adrift", que coloca destaque para Ruzek em operação para prender um traficante.
O décimo sétimo episódio da nona temporada de Chicago PD cortou o barato do público que esperava uma continuação da trama com Voight, Anna e Los Temidos. Isso porque o episódio é totalmente focado em Adam Ruzek.
Embora a trama que ele encabece caiu por um acaso no colo da Inteligência, o episódio em si dá mais atenção para seus atos e consequências. E como que ele, hoje, pensa como um pai. O pai que Makayla – e Burgess – merece.
Um caso que prende
Como todo bom procedural, o caso da semana toma tempo na trama deste episódio. Mas Ruzek está ligado a ele desde o início. Aqui, Chicago PD explora mais uma vez o tráfico de drogas em Chicago, mas deste vez dentro de um campus universitário.
Ruzek vai parar lá buscando a filha de um amigo, que estava desaparecida. E, quando ele a encontra, percebe que a garota está ligada a um grande distribuidor de drogas local.
Leia também: Fãs de Chicago PD se irritam com casal na 9ª temporada
Passa pouco tempo até que a Inteligência lidere o caso contra o traficante, colocando Ruzek disfarçado para tentar fazer a apreensão. Mas as coisas se complicam quando o traficante desconfia de Ruzek, na hora da venda, e coloca sua vida em risco.
Na verdade, Ruzek resistiu ao máximo, porque o traficante coloca a vida da garota em risco. Tudo isso para ver Ruzek provar que não era um policial. E como? Ele precisava se drogar. Até nestes pequenos detalhes, Chicago PD destacou como Ruzek mudou, porque agora ele não é somente um oficial. Ele é um pai também.
Mas vendo a vida da garota em risco, ele não pensou duas vezes ao usar a droga. O que ele não imaginava é que ele quase morreria se a Inteligência não tivesse chegado lá.
Burgess e Adam enfrentam indecisão em Chicago PD
Adam começa o episódio sozinho e termina o episódio sozinho. É interessante ver como Chicago PD explora o personagem durante os 40 minutos, para fazer o espectador entender que ele mudou. Ele quer o melhor para Makayla, a qualquer custo. Nem que ele tenha que fazer isso longe de Burgess.
Leia também: 9×16 de Chicago PD ressaltou perigo para Voight
No início do episódio, Ruzek chegou fora do horário combinado – porque ele se enganou. Na verdade, ele pensou que o jantar seria mais tarde e ele colocaria Makayla para dormir. Mas quando ele chegou, a garota já estava dormindo. Então Burgess deixou claro que, o que quer que eles estejam fazendo, não está dando certo.
Com isso, ao final do episódio, eles voltam nesta mesma tecla. Ruzek está deixando claro para Burgess que ele quer recuperar a família que ele tem com Burgess e com Makayla. Mas eles estão fora de sincronia. Adam encontrou um lar junto com Burgess e a filha, mas é de partir o coração vê-lo deixar aquele local e ir para um apartamento sozinho e escuro, para que Burgess e Makayla tenham estabilidade emocional.
Se é a decisão certa? Não sabemos. Mas Adam está sendo adulto em fazer isso e é muito bom ver isso acontecer. Porque Makayla passou por muito, e se a dupla se propôs e lutou a cuidar da garota, então é o necessário.
Como fica o casal?
É frustrante, no entanto, ver que tanto Adam quanto Burgess querem arrumar as coisas, mas não sabem como. Eles sempre quiseram ter uma família, mas não sabem como ter. Há tanto que os separa, como traumas e assuntos não discutidos.
Como Makayla faz parte integrante da história – e dessa família – há uma necessidade deles encontrarem uma solução. Porque se olharmos, a nona temporada de Chicago PD tem sido um constante, dois passos a frente, um passo para trás. Embora seja algo, não é o suficiente.
A temporada como um todo vem sendo muito boa. E mesmo que Voight me frustre com algumas tramas, esse episódio em si me fez sentir ainda mais frustrado com o relacionamento de Burgess e Ruzek. É como se eu assistisse a série há nove anos e não visse um destino para eles chegarem. E Chicago PD insiste em manter a esperança do público de que eles dois, em algum momento e de alguma forma, darão certo juntos.
Empurrar a decisão sobre Burgess e Ruzek para a 10ª temporada será um massivo erro. Espero de verdade que Chicago PD não vá para este caminho.
Nota do episódio: 4/5