Netflix é acusada de trocar capas de conteúdo devido a etnia do usuário
Em nota, Netflix manifestou sobre acusações sobre troca de capas devido a etnia de usuários.
Usuários da Netflix fizeram “reclamação” no Twitter
A Netflix vem sendo acusada por alguns usuários do Twitter de trocar a capa de filmes e séries, de acordo com a etnia do usuário que a usa.
O levantamento foi feito por uma coluna do Uol Entretenimento, após algumas reclamações de assinantes, incluindo a autora Stacia L. Brown.
Brown, negra, detalhou no Twitter que passou pela situação mais de uma vez. Ela começou a notar que a Netflix colocava coadjuvantes negros na capa de produções protagonizadas por brancos. Nessas ocasiões, os atores negros quase não apareciam em cena.
Um exemplo que ela deu foi o filme “Tal Pai, Tal Filha“, protagonizado por Kristen Bell (“The Good Place”) e Kelsey Grammer (“Frasier”) – ambos, brancos. Mas na capa, para ela, aparecia dois negros coadjuvantes.
[spacer height=”10px”]
“Para outros usuários negros da Netflix: o de vocês faz isso? Gerar pôsteres com integrantes negros do elenco para tentar fazer você querer assistir? Esse filme tem Kristen Bell e Kelsey Grammer e esses atores [do pôster] aparecem uns dez minutos, somados, nas telas, com no máximo 20 falas entre eles“, questionou o autora.
Muitos usuários do Twitter, então, começaram a alegar que já passaram por situação parecida, mais de uma vez.
Netflix se posicionou
Da mesma forma, após o caso ser extremamente compartilhado no Twitter, a Netflix resolveu emitir uma nota oficial sobre o assunto para a BBC.
“Nós não pedimos para os nossos usuários informarem suas etnias ou seus gêneros no cadastro“, disse a Netflix. “Não podemos usar essa informação para personalizar sua experiência no site“.
“A única informação que temos é o histórico de visualização do usuário. Não usamos nenhum outro dado demográfico. As artes de cada filme e série são mudadas regularmente, a fim de ajudar o usuário a decidir o que assistir“, finalizou.
Mesmo assim, vários usuários continuam insistindo na “troca de capas” que tem causado desconforto para estes mesmos assinantes.
Depois dessa nota, a Netflix não mais comentou o caso.