Audiência – Análise de 07/09 a 13/09: Sunday Night Football, Debate, Snowfall, e muito mais

Com a Fall Season cada vez mais próxima, temos uma análise dos debates exibidos pela ABC, assim como mais um bom resultado de audiência do futebol.

Audiência, Análise de Audiência, Snowfall, Debate, Sunday Night Football, The Deuce
Imagem: Divulgação (04)

Amostra da Fall Season 2019/2020

Na análise de audiência desta semana, nós temos uma pequena amostra do que será a próxima Fall Season: diversos gêneros, muito interesse em televisão e tudo isso com um pano de fundo bem diferente. Primeiramente, lembro que teremos uma campanha eleitoral no fundo.

Embora Iowa realize seu processo eleitoral apenas em fevereiro de 2020, teremos mais um debate um outubro e outro em novembro. Além disso, se já não fosse suficiente, também temos a temporada do futebol americano a todo vapor, assim como a estreia do WWE na FOX às sextas-feiras. É claro que nós vamos acompanhar e trazer tudo para vocês da forma mais didática possível no que se refere a audiência.

Então, te convido para ler e lembro que estou esperando seu comentário. Afinal, é a única forma de continuarmos melhorando sempre.

PUBLICIDADE

[spacer height=”20px”]

ABC

Imagem: Divulgação

Mostrando que a Fall Season está quase entre nós, tivemos dois jogos da temporada regular do College Football exibidos no mesmo horário. De acordo com descrição da própria Nielsen, a partida exibida pelo canal, LSU Tigers contra o Texas Longhorn, destruiu a competição de forma extraordinária.

Foram gloriosos 2.7 no demográfico alvo (18-49 anos) e 8.60 milhões de telespectadores. No domingo (08), The $100,000 Pyramid retornou de uma semana de folga com um Season Low de 0.5, enquanto To Tell The Truth também marcou uma Season Low com um demo minúsculo de 0.4. Na segunda-feira (09), Bachelor In Paradise continuou como líder da noite.

reality show registrou saudáveis 1.2 no demo, uma subida dos 1.2 registrados no feriado (1º). Mais tarde, Grand Hotel teve sua Season (ou Series?) Finale. O drama ficou estável em modestos 0.4 no demográfico alvo (18 a 49 anos). Na terça-feira (10), Bachelor In Paradise ficou estável com 1.1, apesar de espremido entre reprises de baixa audiência.

O terceiro debate entre os candidatos à nomeação do partido democrata foi exibido na última quinta-feira (12) pela ABC em parceria com a Univísion. Foram 2.1 no demográfico alvo, números idênticos àqueles que a NBC registrou durante a segunda noite durante a Summer Season. Além disso, quase 13 milhões de telespectadores assistiram ao evento, dando à ABC sua quinta-feira mais assistida em quase sete anos.

NBC

Imagem: Divulgação

O primeiro jogo da temporada 2019 do Sunday Night Football foi muito bem. Foram registrados 7.5 no demo, além de uma audiência total de 22.20 milhões de telespectadores. Em comparação com 2018, a primeira partida fez  7.5 no demográfico alvo e foi assistido por 22.12 milhões de telespectadores. Isto é, número surpreendentemente estáveis.

Na segunda-feira (09), American Ninja Warrior ficou estável em 0.8. Em seguida, Dateline também subiu consideravelmente (+0.2) após registrar pequenos 0.4 na semana passada. Na noite seguinte (10), America’s Got Talent perdeu 0.1 para 1.4, enquanto Bring The Funny ficou sólido em 0.7. Já na quarta-feira (11), America’s Got Talent (1.2) e Songland (0.8) ficaram estáveis, enquanto Hollywood Game Night ganhou 0.1 para 0.5.

FOX

Imagem: Divulgação

Diferentemente do que aconteceu na ABC, a exibição do College Football no canal não foi tão extraordinário assim. A partida entre o Buffalo Bulls e o Penn State Nittany Lions fez 0.1 no demo alvo, bem melhor do que a FOX fez no sábado (07) anterior (0.3). Na segunda-feira (09), So You Think You Can Dance permaneceu estável com 0.4 no demo. Enquanto na terça (10), a Season Finale de First Responders subiu 0.1 para 0.5. Na quarta-feira (11), MasterChef subiu 0.1 para 0.9, assim como BH90210, também conhecido como o fiasco da Summer Season de 2019, cuja Finale cresceu 0.1 para 0.7.

CBS

Imagem: Divulgação

Embora enfrentava uma competição mais forte do que anteriormente, Big Brother manteve-se firme no domingo (07). Foram 1.2 no demográfico alvo, uma subida dos 0.9 feitos na véspera do feriado (1º). Na quarta-feira (11), Big Brother perdeu 0.1 para 1.1, enquanto na noite seguinte (12) o reality show subiu 0.1 em relação a última quinta-feira com 1.2.

CW

Imagem: Divulgação

Pandora continuou estável com 0.1 na terça-feira (10), assim como Mysteries Decoded com 0.1 no demográfico alvo. Já na quarta-feira (11), a Season Finale de Bulletproof caiu 0.1 para 0.1, mas Hypnotize Me cresceu 0.1 para 0.2.  Na noite seguinte (12), The Outpost ficou estável com 0.1, enquanto um episódio inédito de Two Sentence Horror Stories também ficou estável em 0.1.

[spacer height=”10px”]

Destaques da TV a Cabo

TV a Cabo (logo)
Imagem: Divulgação (06)

No sábado (07), Say Yes To The Dress subiu 0.04 para 0.19. Na noite seguinte (08), Fear The Walking Dead liderou o campo roteirizado com 0.41, um crescimento de 0.12 no demográfico alvo. Em seguida, Preacher também cresceu (0.03) para 0.11. No Starz, Power recuperou-se de uma audiência medonha no feriado e oscilou de 0.34 para 0.38. Na HBO, Ballers também subiu, desta vez de 0.04 para 0.21. Similarmente, The Righteous Gemstones também cresceu 0.05 para 0.20, enquanto Succession ficou estável com 0.11.

On Becoming a God In Central Florida subiu 0.03 para 0.06 na Showtime, enquanto The Affair ficou estável com 0.04. Couples Therapy teve uma estreia surpreendentemente baixa com 0.01 e 71 mil telespectadores. The Weekly caiu 0.05 para 0.05. Liderando o lado não-roteirizado, Keeping Up with The Kardashians retornou para uma nova temporada com 0.49 no demo.

Lembra de mim?

Na segunda-feira (09), The Terror subiu 0.02 para 0.08, mas não segurou Lodge 49 que caiu 0.02 para 0.03. Na HBO, a Season Premiere do último ano de The Deuce fez 0.07, uma queda de 0.09 do que a série fez em 2018 (num domingo), assim como um sangramento de 0.03 em comparação com a Season Finale. Por fim, encerrando os destaques da noite, Our Boys caiu 0.03 para 0.02.

Na terça-feira (10), Mayans M.C. caiu 0.12 da Season Premiere da semana passada para ainda fortes 0.38. Já no OWN, Greenleaf caiu 0.04 do retorno para modestos 0.22 no demo. É importante lembrar, contudo, que a grande força da série vem no acumulado de sete dias. Na quarta-feira (11), a Season Finale de Snowfall ficou estável em 0.42, uma marca estável com a semana passada, mas 0.08 superior em relação à 2018.

No OWN, Queen Sugar subiu 0.01 em comparação com a semana passada, assim como cresceu 0.02 com 2018. Já David Makes Man ficou estável com 0.09. E ainda, Suits caiu 0.08 para 0.15, mas Pearson ficou estável com 0.08.

Notas do Acúmulo:

Telemundo: a empresa de língua espanhola da NBC Universal venceu, pela terceira temporada consecutiva, sua concorrência pelo telespectador hispânico. O primeiro lugar dentre canais similares foi alcançado em dois demográficos cobiçados (adultos entre 18 a 34 anos e adultos de 18 a 49 anos) em dias da semana e no horário nobre. A Univisión, contudo, mantém-se à frente no total de telespectadores.

Meet The Press: com a proximidade cada vez maior das eleições de 2020 (sim, Iowa dá início ao processo eleitoral em 03 de fevereiro), é normal que os telespectadores busquem portos seguros para informação. Sendo assim, nenhuma surpresa em noticiar que o programa apresentado por Chuck Todd aos domingos pela manhã registrou, em 08/09, a maior audiência dentre a competição (2.9 milhões de telespectadores). Assim como venceu no demográfico alvo (25 a 54 anos) com 0.6.

The Tonight Show Starring Jimmy Fallon: com ajuda de algumas transmissões da NFL, o talk show apresentado por Jimmy Fallon registrou sua maior audiência em nove meses da semana de 02 a 06 de setembro. Foram 0.56 em adultos de 18 a 49 anos, uma larga vantagem sobre a concorrência – The Late Show with Stephen Colbert (0.31) e Jimmy Kimmel Live! (0.30).

Internacionais

TV Internacional
Imagem: Divulgação (06)

No domingo (08), Australia’s Got Talent ainda mantém seus números mornos ao atrair, na média das cinco maiores metrópoles do país, apenas 700 mil telespectadores. Já em Portugal, a situação do MasterChef Portugal também não é boa. Por muito pouco, o reality show não ficou em terceiro lugar ao empatar com I Love Portugal, um programa de viagens da RTP1. Durante todo o tempo, é importante lembrar, a SIC liderou sempre e com larga vantagem.

No Reino Unido, a BBC One estreou a nova temporada do longevo e popular Strictly Come Dancing no domingo (08). Embora o episódio não tenha sido ao vivo, uma média de 7.8 milhões de telespectadores assistiram ao reality show. Tais números representam uma pequena queda do que foi feito em 2018 (8.1 milhões).

Na terça-feira (10), o episódio 3×16 de MacGyver reforça a ideia de que a série é um dos poucos sucessos que os Estados Unidos exportou para o exterior. Embora bem abaixo dos seus índices maravilhosos da segunda temporada, o episódio atraiu 1.57 milhão de pessoas, sendo superado apenas pela audiência dos telejornais e as populares telenovelas alemãs.

[spacer height=”20px”]

Obs: A tradicional Análise Especial da Semana permanece em hiato até o retorno oficial da Fall Season.

O que veremos na próxima semana: após um ano de folga, Dancing with the Stars está de volta na ABC; American Horror Story retorna no FX e Live PD estreia seu novo ano na A&E.

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.