Manifest muda tudo para a 4ª temporada na Netflix

Manifest chegará com sua 4ª temporada na Netflix, mas ela terá algumas mudanças significativas nos episódios finais.

Manifest 4 temporada

A grande mudança da NBC para a Netflix levantou questões sobre como Manifest será diferente quando entrar em sua quarta e última temporada. Após uma corrida de três temporadas com uma audiência que nunca foi um sucesso na TV aberta dos Estados Unidos, parecia que Manifest tinha morrido antes do seu fim original. Este, que deveria acontecer apenas na 6ª temporada. No entanto, a série de drama misterioso foi resgatada pela Netflix.

De forma surpreendente, Manifest gerou mais interesse após o cancelamento do que quando estava no ar. E tudo isso se deve a estreia da série na Netflix. O título quebrou vários recordes de audiência de maneira impressionante. E tudo isso, quando suas duas primeiras temporadas chegaram à plataforma de streaming.

A Netflix inicialmente rejeitou resgatar a série, mas a quantidade de tempo que Manifest liderou o Top 10 da plataforma deixou uma boa impressão. E é por isso que a Netflix finalmente reverteu sua decisão. Como resultado, o showrunner de Manifest, Jeff Rake, terá a oportunidade de encerrar a história com uma última temporada. Dessa vez, estendida, com 20 episódios. E todos os personagens principais sobreviventes também retornarão.

PUBLICIDADE

Com Ben, Michaela, Saanvi, Jared, Olive, a versão mais velha de Cal, Angelina, Vance e Zeke, todos voltando, a série deve ter as ferramentas necessárias para amarrar as pontas soltas restante. E, assim, entregar o final que os fãs queriam. No entanto, existem algumas preocupações persistentes sobre quais diferenças os espectadores devem esperar ver no futuro. Considerando que passar da NBC para a Netflix é um grande ajuste.

Manifest 4 temporada
Imagem: Divulgação.

O formato da 4ª temporada de Manifest na Netflix

É indiscutível que a maior mudança será o formato e o cronograma de estreia dos episódios. O público se acostumou a ver os passageiros do voo 828 investigando um Chamado diferente a cada semana. Mas não é assim que as coisas serão daqui até o fim.

Leia também: Por que Josh Dallas de Manifest parece tão familiar

Em vez disso, a Netflix lançará a temporada em, ao que parece, duas partes. A quarta temporada de Manifest consistirá em 20 episódios, o que é um caminho mais longo do que as três temporadas anteriores. Exatamente o modo como a Netflix vai dividi-la ainda não foi definido. Mas pode ser que ele o divida em duas ou três partes e as lance com meses de intervalo. Tudo isso, para que os fãs tenham tempo para processar cada desenvolvimento e antecipar a próxima parcela.

A Netflix poderia lançar seis episódios de uma só vez, seguidos por outra meia dúzia em uma data posterior.

Esse formato episódico permitirá que Manifest se mova na direção de outras séries da Netflix, que não precisam fazer histórias contidas que se encaixem em um modelo de lançamento semanal. Como observado acima, cada episódio de Manifest tende a se concentrar em um Chamado que compartilha a relação de um incidente específico. Tudo isso, antes de passar para outro no episódio seguinte. Na Netflix, porém, a série pode ser um pouco mais flexível com sua fórmula e ritmo (quando necessário). Além disso, a liberdade que a Netflix oferece com a duração dos episódios também certamente será um benefício para a capacidade da série de contar histórias.

A 4ª temporada terá um orçamento maior

O ScreenRant relatou que a Netflix está aumentando de forma considerável o orçamento para a série. Aparentemente, o orçamento original para um episódio de Manifest era de US$ 4 milhões, mas agora fontes disseram que cada episódio custará US$ 5 milhões.

Leia também: Teoria indica possível trama maligna em Manifest

O chefe de TV global da Netflix, Bela Bajaria, disse que seu plano é que o programa tenha um orçamento que seja “criativamente cumpridor” [via THR]. Essa mudança pode vir com uma série de benefícios, um dos quais indicando estrelas convidadas maiores, mais frequentes e mais reconhecíveis. Há também a questão dos efeitos especiais, que deixaram a desejar em vários episódios.

Sequências de ação e algumas das visões que os personagens receberam dos Chamados sofreram com o baixo orçamento do programa na NBC. E isso foi um ponto comum de críticas dos fãs. Essas são áreas que provavelmente serão corrigidas pela Netflix na 4ª temporada.

Manifest
Imagem: Divulgação.

Um tom mais sombrio para Manifest

Manifest pode sofrer uma mudança de tom por pelo menos parte da 4ª temporada por alguns motivos. Estar na Netflix tornará isso possível, já que a plataforma dá aos escritores muito mais controle criativo do que canais de TV aberto como a NBC em relação ao tipo de conteúdo que eles podem usar.

Além disso, a série seguindo uma rota um pouco mais sombria na 4ª temporada seria apropriado. Isso, com base na configuração nos episódios finais da 3ª temporada.

Ao matar Grace (Athena Karkanis), Manifest acabou de entregar sua primeira morte de um personagem principal. E foi uma que com certeza terá repercussões maciças para vários personagens principais. E isso inclui Ben, Olive, Cal e Michaela. Manifest depende da dinâmica amorosa e familiar dos Stones – e a série simplesmente o destruiu.

Reconstruí-lo e recuperar-se da perda de Grace naturalmente levará tempo. Sair dos lugares ruins que a morte de Grace os enviará pode resultar em algumas jornadas difíceis e sombrias para personagens como Ben. Afinal, ele já estava tomando algumas decisões moralmente questionáveis ​​na segunda metade da temporada.

Dessa forma, a mudança da Netflix permitirá que a série realmente explore a atmosfera sombria. E os caminhos moralmente questionáveis da 3ª temporada devem levar os personagens de maneiras que não eram viáveis ​​​​na NBC.

Manifest
Imagem: Divulgação.

Mudanças não irão tirar características principais da série

Embora a série possa crescer em alguns aspectos, Manifest não deve mudar muito. Afinal, Jeff Rake disse que a Netflix está empenhada em fazer com que “seja como o programa pelo qual as pessoas se apaixonaram”.

As três primeiras temporadas obviamente foram extremamente bem com o público da Netflix, então claramente não há necessidade de mudanças substanciais.

Da mesma forma, a produção sempre foi uma série familiar que funcionou dentro dos limites do que a NBC poderia mostrar, então realmente não deveria haver nenhuma expectativa de que esse elemento fosse perdido na quarta temporada.

Além disso, a Netflix incorporando conteúdo que não estava presente nas temporadas anteriores iria contra a promessa de Rake de manter a sensação original de Manifest. Olhando para o sucesso que a série teve na plataforma de streaming, faz sentido que a Netflix queira que a transição seja a mais perfeita possível.

Considerando tudo, a quarta temporada pode fazer alguns pequenos ajustes positivos, mas ainda está pronta para manter o que a tornou tão popular em primeiro lugar.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.