As 7 melhores séries de investigação criminal na Netflix

As séries de investigação criminal fazem sucesso no mundo todo. Por isso, separamos sete dos melhores títulos disponíveis na Netflix.

séries de investigação criminal

Não sabemos dizer o que é, mas há algo em investigações criminais que despertam o nosso interesse. Talvez seja o mistério ou a caçada de um assassino. Talvez seja porque a audiência gosta de sentir medo e perigo, mas no conforto do lar, seguros em frente à TV. O fato é que séries de investigação criminal acabam sequestrando nossa atenção e matando nossa sede por suspense e reviravoltas. Por isso, listamos as 7 melhores séries de investigação criminal na Netflix.

São dramas, suspenses e documentários que nos mantiveram na pontinha do sofá, roendo as unhas. Buscamos, assim, elencar programas com abordagens diferentes. Um investe na investigação em si, outro explora depoimentos enquanto outro explicita os perigos de uma investigação errada e preconceituosa. 

Assim, confira as 7 melhores séries de investigação criminal na Netflix.

PUBLICIDADE

1 – Mindhunter

Mindhunter é uma das maiores responsáveis por nossa fascinação por crimes e investigações criminais. Explorando o surgimento dos estudos e caças oficiais a serial killers, a série de David Fincher é um banquete para quem gosta do assunto. Assim, temos vislumbres de alguns dos assassinos mais cruéis e famosos da história como Ed Kemper, o Filho de Sam e Charles Manson. Para os fãs de investigação criminal, então, Mindhunter oferece comentários precisos sobre o processo forense e como funcionam as mentes dos assassinos.

2 – Olhos que Condenam

Olhos que Condenam pode não se debruçar inteiramente em uma investigação criminal, mas mostra como uma pode ser perigosa. Aqui, todo o processo de investigação já começa errado, revelando um descaso e um preconceito absurdo desde os primeiros policiais envolvidos no caso até os grandes advogados e juízes. Na história, quatro jovens negros são presos e julgados por um crime que não cometeram. No centro de tudo está uma investigação falsa e equivocada.

Leia também: Netflix vai falir? Entenda a crise da gigante do streaming

3 – Inacreditável

Nem toda investigação criminal envolve um assassinato. Em Inacreditável, por exemplo, vemos o caso de um estuprad*r em série, que invade casas e abusa de mulheres. Aqui, vemos a importância de uma equipe engajada e preocupada, e como isso faz diferença na busca por justiça. A minissérie, que tem Toni Collette na linha de frente, nos faz questionar sobre quantos casos devem não receber a atenção devida e ficam sob péssima investigação – ou investigação alguma.

4 – Night Stalker

O grande diferencial da série documental Night Stalker é que ela não é apenas sobre um assassino, sua mente e seus crimes. Aqui, ficamos podemos ouvir e conhecer a realidade dos investigadores e a importância que seus trabalhos possuem. Além disso, podemos ver como as ações de um serial killer estão ligadas ao contexto social e como seus crimes podem mudar os costumes de uma região ou de um país. Como poucas, então, Night Stalker mostra como criminosos são frutos da sociedade e como esta é influenciada por eles.

5 – The Sinner

A grande sacada de The Sinner é que não importa quem é o assassino, mas por que o assassino fez o que fez. Partindo de um crime absurdo e inesperado, a narrativa da série se desenrola com reviravoltas surpreendentes, num interessante estudo sobre causa e motivo. Cada temporada traz um novo mistério, mas o investigador é o mesmo. Espere boas atuações em uma série de investigação criminal que mostra como o processo pode ser lento, doloroso e destrutivo. Não só para a vítima, mas para os suspeitos, acusados e investigadores.

Leia também: The Staircase: série documental traz discussões, reviravoltas e entretenimento de primeira

6 – The Staircase

Prestes a ganhar uma adaptação com Colin Firth, o caso de Michael Peterson chegou primeiro em formato de série documental. Sucesso na TV americana e, depois, na Netflix, The Staircase acompanha anos da investigação de um crime aparentemente sem solução. Ou melhor: com muitas contradições. Trata-se de um olhar intimista para advogados envolvidos em um julgamento, além de mostrar como um julgamento tribunal funciona. Ao permanecer anos ao lado de seus personagens reais – incluindo o principal suspeito -, The Staircase vicia e apavora.

7 – Criminal

Fugindo das convenções de séries de investigação criminal, Criminal aposta em um novo formato. Aqui, vemos o que se passa em uma sala de interrogatório. Desta forma, acompanhamos especialistas tentando extrair informações vitais de suspeitos complicados. O mais legal de Criminal, é que precisamos montar o crime e seus envolvidos em nossas imaginações, tendo apenas a palavra dos suspeitos como base. Sem mostrar muita coisa, apenas uma sala e poucos personagens, Criminal torna-se claustrofóbica e necessária para qualquer curioso por crimes e seus mistérios.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.