Notre-Dame Catedral em Chamas: o que é real na série Netflix
Netflix estreou série Notre-Dama Catedral em Chamas, e agora contamos o que é real na trama desta produção.
A nova série da Netflix, Notre-Dame Catedral em Chamas, está fazendo jus ao seu título de todas as maneiras imagináveis. Isso porque, temos uma visão completa do que ela vai abordar.
A série original de seis partes não é apenas ambientada durante a noite em que o distinto monumento gótico foi queimado. Mas também mapeia o impacto absoluto da tragédia na diversificada comunidade parisiense.
Então, por enquanto, se você deseja saber exatamente o quanto da intrincada narrativa deste drama francês é inspirada em eventos, pessoas ou situações da vida real, temos todos os detalhes.
Notre-Dame Catedral em Chamas é uma história totalmente real?
Notre-Dame Catedral em Chamas tem base de forma parcial em uma história real. Especialmente considerando o fato de que decorre de uma parceria abrangente com o Corpo de Bombeiros de Paris e o renomado jornalista Romain Gubert.
Leia também: Netflix lança série perfeita para os fãs de Brooklyn Nine-Nine
Afinal, sua inspiração central é o livro de 2019 deste último ‘La Nuit de Notre-Dame’ (ou ‘A Noite de Notre Dame’). Que por si só é um registro dos bombeiros que serviram incansavelmente em 15 de abril de 2019. Este, o dia em que uma chama estourou – possivelmente devido a um curto-circuito – logo abaixo do telhado do local religioso, bem como o marco cultural por volta das 18h30. Assim, ameaçando engolir todo o local.
História que série da Netflix conta é verdade?
A verdade é que o primeiro grupo de socorristas respondeu à cena quase imediatamente, assim como o programa indica. Mas não foi suficiente porque o incêndio foi simplesmente tão intenso. Mais de 400 homens e mulheres arriscaram voluntariamente suas vidas para garantir que o assunto logo ficasse sob controle – felizmente, embora não houvesse vítimas.
Leia também: Recomeço, tudo sobre a nova série da Netflix
Houve vários sustos. A temperatura dentro da catedral chegou a 800 graus Celsius. E os bombeiros até tiveram que extrair água diretamente do rio Sena, mas não houve vítimas.
Devemos também mencionar que a maior parte da extinção foi realmente feita a partir do solo e não do alto, pois havia esse medo genuíno de danificar ainda mais a estrutura geral. A incrível torre do edifício acabou por desmoronar, mas após um total de 15 horas. Então, na manhã de 16 de abril de 2019, o fogo foi declarado completamente extinto sem grandes danos corporais. É por isso que se acredita que Notre-Dame será restaurada à sua antiga glória incrível até 2024; além disso, havia de fato algumas pequenas áreas que sofreram pouco ou nenhum desgaste por calor ou fogo.
Personagens de Notre-Dame Catedral em Chamas não são reais
Chegando ao motivo pelo qual usamos “parcialmente” é que os personagens não são reais. Eles de fato tem inspirações pelas ações de pessoas reais, mas não totalmente com base nelas.
“[Esta série é] totalmente romântica”, disse recentemente o diretor Hervé Hadmar. “Às vezes quase se poderia dizer melódico, o que é totalmente assumido. Eu estava interessado em entrar nisso e estar com personagens que experimentaram coisas naquela noite.”
É por isso que ele olhou fotos reais para a fatídica noite de 2019 antes de escolher seus personagens finais e “virou a câmera 180 graus para todas essas pessoas. Com meu co-roteirista, tentamos imaginar suas vidas. Então fizemos uma lista de 20 a 25 personagens diferentes. No final, não tivemos nenhum, retivemos apenas seis ou sete.”
Hervé Hadmar também expressou: “O incêndio de Notre-Dame, para mim, é um daqueles eventos que podem nos unir. Eles dizem algo sobre o nosso tempo e eu presumi que todos nós tínhamos um fogo interior para apagar. Nossa Senhora que queima, é uma espécie de símbolo da nossa sociedade que também queima.”
Notre-Dame Catedral em Chamas já está disponível na Netflix.