A Lição, segredos do final: quem matou Son Myeong-o?
A Lição é um drama coreano da Netflix que traz muitas surpresas para os fãs. Descubra os segredos e detalhes do fina da parte 1.
Escrito por Kim Eun-sook, A Lição é uma série dramática de vingança da Netflix da Coreia do Sul. A história segue Moon Dong-eun (Song Hye-kyo), que é forçada a suportar o bullying cruel de seus colegas no ensino médio. Mesmo entrar em contato com os professores e a polícia não ajuda, pois as famílias dos algozes são pessoas ricas, enquanto Dong-eun vem de uma família modesta.
Quando sua própria mãe a trai por dinheiro, Dong-eun abandona a escola e passa vários anos pensando apenas em vingança contra aqueles que a torturaram ou ajudaram a encobrir os maus-tratos que ela sofreu. Ela finalmente consegue um diploma de professora e se torna a professora da filha de seu principal valentão, Park Yeon-jin (Im Ji-yeon). Quando ela finalmente torna sua presença conhecida, seus ex-valentões percebem – além de sua arrogância e privilégio – que seu acerto de contas chegou.
Os principais temas de A Lição são violência escolar e vingança. A luta de classes também desempenha um papel importante na narrativa. Na verdade, a dicotomia entre os algozes e suas vítimas é a causa raiz dos horrores que Yeon-jin e seus lacaios infligem a Dong-eun. Aqui está tudo o que você pode querer saber sobre o final da parte 1 de A Lição.
Resumo da série A Lição na Netflix
A Lição começa com um flash do futuro para 2022, quando Dong-eun adquire um apartamento em frente à casa que Yeon-jin divide com sua família. Há uma cena ali em que as duas mulheres se confrontam. Isso é provavelmente algo que Dong-eun imagina porque seu reencontro real, que acontece alguns episódios depois, é muito menos violento.
A narrativa então volta para 2004, quando uma estudante do ensino médio, Dong-eun, finalmente se cansou do bullying e da inação dos professores e procurou as autoridades. Mas, como ela descobre, as leis são diferentes para ricos e pobres, especialmente se o policial a quem você está fazendo a denúncia for um amigo de infância da mãe de seu valentão. Yeon-jin e seus amigos são liberados somente após notificar seus pais. A professora da sala de aula vem buscar Dong-eun e depois a espanca severamente quando ela tenta reclamar com o diretor.
Yeon-jin e seus amigos realmente colocaram Dong-eun no inferno. Eles a espancaram severamente e queimaram sua pele com ferros de frisar, deixando marcas que nunca iriam embora. Dong-eun não pode nem transformar sua mãe porque a família de Yeon-jin pagou a mulher mais velha. Um dia, Dong-eun volta para casa e descobre que sua mãe se foi. Apenas uma pessoa fala a favor de Dong-eun, a enfermeira da escola, mas ela é forçada a renunciar.
Leia também: 53 melhores séries da Netflix em 2022 para assistir
No final, Dong-eun abandona a escola e passa os próximos 17 anos se preparando. Ela permite que os pensamentos de vingança a consumam; torna-se o único propósito de sua vida. Dong-eun queria ser arquiteta quando era mais jovem. Ela sacrifica esse sonho no altar de sua vingança e decide se tornar uma educadora para se colocar como professora de classe da filha de Yeon-jin.
Enquanto isso, Yeon-jin e pelo menos alguns de seus amigos previsivelmente conseguiram o que queriam. Yeon-jin é casado com o presidente Ha Do-yeong da Jaepyeong Construction, e eles têm uma filha juntos, Ye-sol. Lee Sa-ra é um artista talentoso e Jeon Jae-joon administra o campo de golfe de seu pai. Quanto aos dois restantes, a história é outra. Choi Hye-jeon e Son Myeong-o nunca se encaixaram com seus amigos porque seus pais não eram ricos. Como adultos. Hye-jeon é comissária de bordo, enquanto Myeong-o é o garoto de recados de Jae-joon.
Quando Yeon-jin e seus amigos percebem que Dong-eun voltou, eles ficam inquietos, mas continuam a subestimá-la. Dong-eun recruta uma esposa abusada, Kang Hyeon-nam, para ajudá-la a reunir informações sobre seus ex-algozes. Em troca, ela promete matar o marido. Enquanto tudo isso está acontecendo, Dong-eun se aproxima cada vez mais de Ju Yeo-jeong (Lee Do-hyun), um cirurgião plástico com sua própria parcela de horrores. Seu pai foi morto pelo paciente psicótico que ele salvou, e a morte o assombra desde então. Depois que Dong-eun conta a verdade sobre si mesma, ele concorda em ajudá-la.
No episódio 8 de A Lição, Jae-joon percebe certas verdades sobre Ye-sol e começa a agir. Em outro lugar, Yeon-jin descobre o quão extenso é o plano de Dong-eun e é forçada a se reconciliar com seu passado.
O final de A Lição: quem matou Son Myeong-o?
Indiscutivelmente, a maior pergunta sem resposta em A Lição gira em torno da morte de Son Myeong-o, que acontece no final do episódio 5.
Embora Dong-eun o considere tão responsável pelos maus-tratos que ela recebeu quando jovem quanto qualquer outra pessoa, ela e o homem em questão chegam a um entendimento. Myeong-o detesta a maioria de seus amigos e concorda com o plano de Dong-eun de derrubá-los, sem perceber que ela o odeia tanto quanto os outros.
Leia também: 5 melhores k-dramas de romance para assistir em 2022
Dong-eun não é a primeira garota que eles atormentaram. Em 2004, Yoon So-hee aparentemente morreu por suicídio depois de enfrentar bullying severo de Yeon-jin e seus amigos. Dong-eun faz Myeong-o acreditar que o corpo de So-hee ainda está lá no necrotério quando já foi processado em 2004. Ela o convence de que Yeon-jin matou So-hee e ele pode ganhar dinheiro explorando isso. No entanto, no final do episódio 5, Myeong-o aparece morto, e é fortemente sugerido que Yeon-jin o matou. Embora Hye-jeon e Yeon-jin tenham os sapatos que vemos nos pés do assassino, Hye-jeon tem poucos motivos para matar Myeong-o. Em contraste, Yeon-jin tem um armário cheio de segredos.
De qualquer maneira, Dong-eun desempenha um papel indireto na morte de Myeong-o porque ela o convence de que o corpo de So-hee ainda está no necrotério. Myeong-o tem uma tatuagem latina no pescoço, “Memento Mori”, que significa “Lembre-se de que você deve morrer”. Quando Myeong-o era mais jovem, ele costumava colocar um curativo em forma de I sobre a tatuagem para cobri-la. Para Dong-eun, que na época tinha aulas de espanhol na escola, a tatuagem parece dizer “Me I Mori”, que significa “morro” em espanhol.
Myeong-o sempre foi uma ferramenta dispensável para Dong-eun. Ela pode não ter causado ativamente a morte dele, mas ainda assim é responsável por isso. Ela sabia que a única coisa remotamente valiosa que Myeong-o tinha era sua vida, e ela finalmente a tirou dele.
Ha Do-yeong sabe a verdade sobre Ye-sol?
O jogo de tabuleiro de estratégia abstrata chamado Go tem função na narrativa de A Lição. Sua importância temática é ressaltada por sua presença na própria sequência de abertura. No Go, um jogador ganha um jogo cercando as pedras do oponente com as suas. E é isso que Dong-eun quer fazer com Yeon-jin e tirar tudo da outra mulher. Dong-eun aprende Go com Yeo-jeong antes de seduzir Do-yeong por meio de seu amor pelo jogo. O relacionamento deles não se torna necessariamente sexual, mas ela pode causar danos significativos ao casamento de Yeon-jin.
Dong-eun descobre que o pai biológico de Ye-sol é Jae-joon e orquestra as coisas para que este descubra, causando estragos na vida de Yeon-jin. No episódio 8, Do-yeong confronta Dong-eun, sabendo o que sua esposa fez com a outra mulher e percebendo que ele está preso no meio de uma luta entre Dong-eun e Yeon-jin. Neste ponto, Dong-eun detém todas as cartas. O mais importante deles é, claro, o parentesco de Ye-sol. No final da primeira parte, Do-yeong vai ver sua esposa, que invadiu o apartamento de Dong-eun e encontrou seu quadro de vingança. Dong-eun provavelmente disse a Do-yeong que ele não é o pai de ye-Sol. A informação tem poder. Ao contar isso a Do-yeong, Dong-eun pode afastar Yeon-jin de uma das principais fontes de sua riqueza.
Dong-eun conseguirá sua vingança?
No final da parte 1 de A Lição, Dong-eun já fez um progresso significativo a esse respeito. Ela causa a morte de seu antigo professor nas mãos de seu próprio filho, e Myeong-o também está morto. Quanto a Yeon-jin, sua vida enfrenta um desenrolar inevitável. Acho que podemos presumir com segurança que ela conseguirá se vingar, mas o custo disso será muito alto para ela.
Uma parte de Dong-eun parece saber que ela está caminhando para uma desgraça inevitável e provavelmente aceitou esse destino. Para ela, não há futuro além da vingança. No entanto, com Yeo-jeong em sua vida, podemos esperar que ela encontre um pouco de paz quando tudo isso acabar.