Marinheiro de Guerra é uma história real? A verdade sobre a série da Netflix

Marinheiro de Guerra é o novo épico de Guerra da Netflix. Baseada em emocionante história real, série tem uma triste verdade.

Marinheiro de Guerra

A série dramática de guerra da Netflix Marinheiro de Guerra segue a história de dois homens, Freddy e Sigbjørn, que trabalham em um navio mercante norueguês. Eles se envolvem na Segunda Guerra Mundial quando a Noruega declara que todos os seus navios serão usados para ajudar os Aliados. Apesar de serem civis, pessoas como Freddy e Sigbjørn são jogadas no calor da guerra sem meios de se defender. Enquanto isso, em casa, suas famílias tentam sobreviver sob a ocupação nazista de seu país.

Escrito e dirigido por Gunnar Vikene, Marinheiro de Guerra é um retrato angustiante dos efeitos da guerra e como ela separa famílias e amigos, deixando marcas indeléveis em suas vidas. Considerando que a história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, então, você deve estar se perguntando se os eventos apresentados na série da Netflix são verdadeiros.

Marinheiro de Guerra é uma história verdadeira?

Sim. A história se inspira marinheiros noruegueses durante a Segunda Guerra Mundial. Na série, Freddy e Sigbjørn partem antes que a Alemanha invada a Noruega em 1940. A guerra já estava no auge nessa época, e o governo norueguês ficou do lado dos britânicos e os ajudou com navios e outros recursos. Esses navios mercantes, por exemplo, não estavam equipados para a batalha. Alegadamente, metade do total de navios que ajudaram no esforço foram destruídos durante a guerra, com milhares de pessoas mortas.

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Ao contrário dos soldados no campo de batalha, entretanto, os civis não receberam o crédito que mereciam por seu serviço. Isso é o que Vikene queria destacar com esta história.

Marinheiro de Guerra foi concebido como um filme, tornando-se a produção mais cara da história da Noruega. O filme também foi a escolha oficial do país no Oscar de 2023. Posteriormente, foi adaptado para um programa de TV, o que expande o escopo do filme ao incluir as filmagens que foram cortadas no filme.

A verdade sobre a superprodução

A ideia da história surgiu pela primeira vez na mente do diretor quando ele tinha treze anos. “Meu pai era pintor e eles eram seus colegas. Eles estavam se automedicando com álcool e muito traumatizados. Estávamos pintando um silo de farinha, e um deles tirou a camisa e foi andando pela beirada, a 60 metros do chão. Ele estava brincando com sua vida”, disse Vikene. Quando ele se perguntou por que alguém seria tão descuidado com sua vida, por exemplo, seu pai explicou que o homem havia sobrevivido a coisas muito piores. Ele tinha visto os horrores da guerra e foi torpedeado duas vezes.

Este incidente ficou com o jovem Vikene. Ao longo dos anos, ele colecionou histórias de tais marinheiros, incluindo seus familiares que navegaram. O fato de haver milhares desses navios de diferentes países transportando civis e eles raramente, ou nunca, serem mencionados no contexto da guerra parecia injusto para Vikene, que era engenheiro de submarinos antes de se dedicar ao cinema. “Eles são os heróis desconhecidos daquela guerra – eles foram apanhados nela e não podiam [tomar decisões] por si mesmos. Então, depois da guerra, eles não se encaixavam na ideia de herói de guerra porque não tinham uniforme, armas e medalhas, disse.

Uma verdade escondida – e atual

Por meio de Marinheiro de Guerra, Vikene queria apresentar os eventos da perspectiva da classe trabalhadora, observando que “90% das pessoas que morrem na guerra hoje são civis”. Ele finalmente, então, anotou a história quase três décadas depois. Uma conversa com sua filha sobre as mortes de crianças na Síria em 2015, por exemplo, o estimulou a escrever. “Havia uma imagem de um menino no fundo de uma ambulância, coberto de poeira, com olhos grandes e chocados. [a filha de Vikene] começou a chorar e disse: ‘Estou tão feliz por não vivermos em um país onde temos que passar por isso’. Apontei para a janela e disse: ‘Bem, lá, nossa família perdeu crianças ‘” ele disse.

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A última linha fazia referência ao bombardeio da escola, que matou muitos civis, inclusive crianças, cena presente no filme. Eram tragédias como essa que o diretor queria mostrar ao público. Chamando-o de filme sobre sobrevivência, então, Vikene disse que não queria romantizar a guerra, como costuma ser visto em filmes de guerra. Ele queria uma história sobre “tornar-se o lar de seus entes queridos, não sobre heroísmo em ação. Era mais sobre as consequências da guerra e o que acontece com as famílias depois da guerra.

Embora o filme recrie eventos reais, o diretor não o considera um filme biográfico. Embora os personagens do filme sejam baseados em pessoas reais, Vikene revelou que são versões fictícias em oposição à representação precisa de pessoas da vida real. Ele tomou algumas liberdades criativas ao retratar os personagens e certos eventos, mas em sua essência, ele manteve o filme tão baseado na realidade quanto possível.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.