Succession: Kendall morre no último episódio? Final explicado

Succession acabou, e o que aconteceu no final com Kendall? Entenda a cena em final, em que vemos o personagem indo em direção a um rio.

Succession final de Kendall
Imagem: Divulgação.

Succession vinha indicando um final trágico já faz tempo, se analisarmos a caminhada de Kendall Roy através da série. Mas o segundo Roy mais velho realmente morreu no final da série? É certo que a cena indicou algo, e estamos aqui para analisar.

O caminho de Kendall Roy até o final

Succession final de Kendall
Imagem: Divulgação.

Kendall Roy (Jeremy Strong) passou por um dos arcos mais atraentes e perturbadores da história da TV, ao iniciar a série se preparando para ser o substituto do pai, Logan Roy, como CEO da Waystar Roy. Tudo isso, antes que o plano de sucessão fosse descartado.

Leia também: Ator de Logan detona Succession: “fui dispensado cedo demais”

As quatro temporadas de Succession retratam as batalhas de Kendall com seu pai, seus irmãos (Connor, Shiv e Roman) e ele mesmo. Tudo, em suas tentativas de ganhar o trono de Waystar Royco, que se especulou que culminaria em sua morte ou na nomeação de CEO. Agora que o final da série Succession chegou, o destino final de Kendall finalmente tem uma resposta.

PUBLICIDADE

Para se tornar CEO da Waystar Royco no final da 4ª temporada de Succession, Kendall precisava que seus irmãos aliados a ele votassem contra a compra da GoJo com Lukas Matsson. Após a revelação de que Lukas iria escolher o marido de Shiv Roy, Tom Wambsgans, como CEO da Waystar Royco em vez dela, os irmãos se uniram e decidiram que Kendall lideraria a empresa.

No entanto, no último minuto, Shiv diz a Kendall que ele não seria bom para o trabalho, tão pouco com os irmãos. Dessa forma, revelando seus ressentimentos e verdades de longa data até que o mais novo Roy decide votar a favor do acordo GoJo. Com Lukas sendo dono do império de seu pai e Tom Wambsgans se tornando CEO, os sinais apontavam para Kendall encerrando a série com sua morte.

Kendall Roy não morre no final de Succession

Enquanto Kendall disse a Shiv que ele morreria se não se tornasse CEO, a quarta temporada de Succession termina com o personagem de Jeremy Strong ainda vivo.

Leia também: Succession escancara uma maldição em seu penúltimo episódio

Depois de sair do prédio para evitar ver o acordo assinado e Tom se tornar CEO, Kendall caminha à beira do rio e até os trilhos. Mas não pula. Em vez disso, Kendall se vira e se senta no banco. Com isso, ele tenta reconciliar a perda de seu direito como sucessor e a perda da relação com seus irmãos.

Embora Kendall não morra no final de Succession, a vida que uma vez conheceu e o futuro que ele imaginou morreu.

Succession final de Kendall
Imagem: Divulgação/HBO.

Por que a cena final de Kendall é no rio

Desde o final da primeira temporada de Succession, a série associou a água às maiores tragédias de Kendall. Então, é apropriado que sua cena final na série fosse na frente da água.

No final da 1ª temporada de Succession, Kendall estava dirigindo um carro que saiu da estrada e caiu na água, causando a morte de um garçom do casamento de Shiv e Tom. No episódio “Chiantishire” da 3ª temporada de Succession, Kendall perdeu para Logan e estava em profunda depressão. Sua derrota o levou a uma cena sombria em que ele coloca o rosto na água sem respirar.

Isso levou à especulação de que Kendall havia morrido. Só que o próximo episódio chegou com Kendall vivo e logo se unindo a seus irmãos novamente.

Depois de amarrar claramente as principais tragédias de Kendall à água, muitas teorias especularam que o final da série Succession terminaria com a morte de Kendall no rio. Considerando que Kendall sofreu sua maior derrota no final, o fato de ele estar caminhando em direção ao rio nos momentos finais de Succession sugeriu que isso aconteceria.

No entanto, Kendall se afasta da água e se senta no banco, optando por seguir em frente com a vida fora de Waystar.

Perder o cargo de CEO pode ter sido o que salvou a vida de Kendall. Já que ele não estará mais se afogando com o peso de suas responsabilidades para com a Waystar. E ainda, ele não terá mais sua luta com o legado de seu pai vinculado à empresa. Bem como as brechas que a guerra de sucessão causou para ele e sua família. É hora de Kendall recomeçar!

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.