Ripley: linha do tempo e segredos da série

Ripley é uma belíssima minissérie de época na Netflix. Mas porque a série se passa em 1960? Eis a linha do tempo e os segredos do programa.

Ripley

A minissérie “Ripley” da Netflix está situada em um período ligeiramente diferente do romance original. A nova série de drama psicológico, afinal, baseia-se no renomado romance de 1955, “O Talentoso Ripley”, da celebrada romancista Patricia Highsmith.

Andrew Scott (“Fleabag”, “Black Mirror”, “All of Us Strangers”) lidera o elenco de “Ripley” como o excepcionalmente arrepiante Thomas Ripley, um golpista vivendo em Nova York no início dos anos 1960.

Leia mais sobre “Ripley“:

Steven Zallian, o aclamado roteirista de “A Lista de Schindler”, escreveu e dirigiu toda a minissérie de 8 episódios. “Ripley” segue o vigarista Thomas, que recebe um trabalho inesperado para localizar um velho amigo chamado Richard ‘Dickie’ Greenleaf (Johnny Flynn) que está evitando as responsabilidades da vida em Atrani, uma cidade litorânea luxuosa na Itália. Financiado pelo pai de Dickie, Ripley viaja para Atrani onde encontra Dickie e sua namorada Marge Sherwood (Dakota Fanning).

PUBLICIDADE

Os eventos que ocorrem ao longo dos oito episódios da adaptação de Zallian, então, começam no ano de 1960 em Nova York e terminam em 1961 na Itália. Isso é um pouco diferente do livro e do filme de 1999, que ocorrem no final dos anos 1950.

Essa época teria sido essencialmente o presente quando o romance de Highsmith foi publicado em 1955. Interessante notar que a narrativa na adaptação de Zallian se passa alguns anos depois do que no livro original e na adaptação cinematográfica popular.

Quando Highsmith publicou seu romance pela primeira vez em 1955, por exemplo, considerou-se que era um romance contemporâneo, o que indicava que os eventos no livro ocorreram em meados dos anos 1950.

Zaillian, entretanto, não comentou por que decidiu alterar ligeiramente o período de tempo do meio dos anos 1950 para o início dos anos 1960. Isso pode ter a ver com ele ter nascido em 1953 e ter mais memórias dos anos 1960.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.