A Garota na Fita tem história real na Netflix? Eis a verdade

Sucesso na Netflix, A Garota na Fita tem inspiração em história real? Desvendamos a verdade por trás da produção.

A Garota na Fita

A Garota Na Fita é um drama espanhol que chegou na Netflix e está fazendo bastante sucesso. E diante do teor de sua trama, muitos fãs estão se perguntando se há alguma verdade ou inspiração para a história da série. Agora, o Mix de Séries está aqui para lhe contar tudo.

O misterioso desaparecimento de Amaya Martin, filha de Anan e Alvero Martin, é o foco do thriller A Garota Na Fita. Após o incidente, a polícia fica intrigada com a ausência de um pedido de resgate, e a notícia chega ao conhecimento de uma estagiária do jornal local, que decide fazer justiça com as próprias mãos e partir em busca da história.

Quando uma fita de vídeo finalmente aparece, as coisas começam a ficar ainda mais sombrias. Assim, este conto distorcido é, infelizmente, aquele com o qual os espectadores estão familiarizados, e a sensação autêntica dos eventos levou muitos a especular que pode ser baseado em uma história verdadeira.

PUBLICIDADE

A Garota Na Fita tem história real na Netflix?

Imagem: Divulgação.

A Garota Na Fita, no título original La Chica de Nieve, é uma produção em espanhola com seis episódios. A série tem como estrelar Milena Smit que vive a repórter que busca a verdade sobre o desaparecimento de Amaya, de cinco anos, em um desfile de Natal em Málaga.

Leia também: Polêmica série picante da Netflix está de volta: veja trailer

A trama, portanto, não é real. Mas a história perturbadora tem base em um livro escrito por Javier Castillo, publicado pela primeira vez em 2020.

Seus romances rapidamente lhe renderam muitos elogios, e não demoraria muito para que ofertas para adaptar seu trabalho surgissem. Embora aparentemente autêntica, a história é de um romance de ficção e não é baseada em eventos reais.

No que o livro de A Garota Na Fita se inspirou?

A Garota na Fita
Imagem: Divulgação.

Castillo disse em entrevista que a ideia de A Garota Na Fita veio a ele em um momento em que ele se encontrava em uma caminhada com sua esposa e filha pequena, e ao soltar a mão de sua filha, ele teve um momento de ansiedade enquanto ponderava o horror de algo acontecer com sua própria filha. Esse momento de terror existencial abjeto levou à escrita do romance La chica de nieve, que serviria para inspirar a série A Garota Na Fita.

Vale a pena assistir A Garota Na Fita?

No IMDB, a classificação atual da série é 6,9/10, e no Rotten Tomatoes, o programa tem uma pontuação de audiência de 90%. Então ela está indo razoavelmente bem no que diz respeito a essas classificações. Neste mesmo site, o programa tem uma classificação de 3,5/5, afirmando que o programa é “Um relógio difícil, mas é um thriller policial bem construído e atraente”.

Leia também: A Batalha dos 100 na Netflix: tudo o que você precisa saber

O thriller sem limites parece estar procurando emular o imensamente popular gênero Nordic Noir, mas localizá-lo na Espanha levanta alguns problemas menores. Embora esta seja uma tentativa sólida, é preciso dizer que a localização e o clima da Espanha não se prestam a esse estilo. Tanto por conta daquelas paisagens nórdicas cinzentas e desanimadas.

Com a Espanha sendo associada ao sol, algum tom e humor precisam ser trabalhados para começar a competir com outras séries desse tipo. Também é notável que a Netflix tenha demonstrado interesse em outros romances com temas semelhantes que eles estão interessados em adaptar. Parece que o consenso geral é que vale a pena assistir A Garota Na Fita se você é um fã desse gênero, embora alguns digam que, uma vez que o mistério inicial foi apresentado, a série desliza lentamente para o território novelesco.

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.