A Queda da Casa de Usher é baseada em algum livro?

A Queda da Casa de Usher é o novo sucesso de Mike Flanagan para a Netflix. Mas quais as origens do projeto? Seria tudo baseado em um livro?

A Queda da Casa de Usher

A nova criação de Mike Flanagan, A Queda da Casa de Usher, conta a história de Roderick Usher. Ele é um CEO bilionário cujos filhos começam a morrer em circunstâncias misteriosas e macabras. E os fãs já estão reagindo à sequência macabra no início dos episódios.

Várias estrelas que apareceram em outros projetos de Flanagan – incluindo Bruce Greenwood, Carl Lumbly e Kate Siegel – retornam na série da Netflix (que foi lançada em 12 de outubro). Enquanto isso, os recém-chegados no elenco incluem Mary McDonnell e Mark Hamill.

A série é ambientada em duas linhas do tempo e apresenta uma narrativa complexa.

PUBLICIDADE

Série se inspira em livro?

É – até certo ponto. A narrativa que envolve A Queda da Casa de Usher, na qual Roderick Usher fala com um velho conhecido sobre, entre outras coisas, seu relacionamento com sua irmã Madeline, é retirada diretamente da história de Edgar Allan Poe, A Queda da Casa de Usher.

Leia também: A Queda da Casa de Usher: por que Mike Flanagan saiu da Netflix?

No entanto, eles não apenas transportaram a história para os dias modernos, mas também a modificaram de várias maneiras.

Também não é a única história de Poe que Flanagan adapta para a série – há várias outras que encontraram seu caminho nessa nova narrativa, que incorpora temas, personagens e alguns pontos da trama, mas é em grande parte original.

Quais histórias de Edgar Allan Poe são adaptadas em A Queda da Casa de Usher?

Eles nomearam especificamente sete dos oito episódios a partir de uma das histórias de Edgar Allan Poe, incorporando, assim, elementos da trama de cada história para conduzir a narrativa.

O primeiro episódio, por exemplo, não leva o nome de uma história. Ele é chamado de A Midnight Dreary – três das primeiras palavras que aparecem na história de Poe, “O Corvo”.

Aqui estão, enfim, as oito histórias centrais que movem a narrativa de A Queda da Casa de Usher:

  1. A Queda da Casa de Usher (1839)
  2. O Corvo (1845)
  3. A Máscara da Morte Rubra (1842)
  4. Os Assassinatos da Rua Morgue” (1841)
  5. O Gato Preto (1843)
  6. O Coração Delator (1843)
  7. O Escaravelho de Ouro (1843)
  8. O Poço e o Pêndulo (1842)
A Queda da Casa de Usher série fantasma Verna
Imagem: Divulgação.

Quão fiel a série é à sua fonte de inspiração?

A série A Queda da Casa de Usher utiliza elementos de cada uma das histórias que adapta, incluindo nomes e elementos específicos da trama, mas certamente não adere rigorosamente a elas.

Leia também: A Queda da Casa de Usher: o segredo importante que fãs não viram

Por exemplo, C Auguste Dupin, um personagem de Poe de histórias como Os Assassinatos da Rua Morgue, assume o papel de narrador na história original A Queda da Casa de Usher.

Enquanto isso, o cenário moderno muda muito sobre os personagens e suas experiências ao longo da trama. Na verdade, toda a concepção das crianças de Usher morrendo uma por uma é uma criação de Flanagan – a história realmente apresenta Roderick e Madeline como os últimos membros sobreviventes da família Usher, mas não há menção específica de Roderick ter tido filhos.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.