A Queda da Casa de Usher: o segredo importante que fãs não viram

A série de terror inspirada nas obras de Edgar Allan Poe, A Queda da Casa de Usher, já está disponível na Netflix.

A Queda da Casa de Usher: o segredo importante que fãs não viram
Imagem: Divulgação A Queda da Casa de Usher/Netflix

A série da Netflix, A Queda da Casa de Usher, adapta a história curta de Edgar Allan Poe, de mesmo nome. A série tem oito episódios repletos de referências à vida e à literatura do falecido escritor.

Algumas dessas referências são mais óbvias, como a profusão de imagens de corvos no projeto, mas também há detalhes menores. No episódio 6, “O escaravelho de ouro“, os espectadores têm um vislumbre da CNH pertencente a um dos muitos pseudônimos de Verna (Carla Gugino). O endereço nessa carteira de motorista se torna um ponto importante na narrativa, mas é o nome logo acima que chama a atenção: “Pamela Clemm”.

Detalhe importante em A Queda da Casa de Usher

Para aqueles que não sabem, Clemm é o nome de solteira da esposa de Poe, Virginia. O casal, que eram primos em primeiro grau, casou-se quando Clemm tinha apenas 13 anos e Poe tinha 27. Em 1847, aos 24 anos e após uma batalha de cinco anos contra a tuberculose, Clemm faleceu.

PUBLICIDADE

Acredita-se que sua morte tenha afetado profundamente os últimos trabalhos de Poe, como “Annabel Lee” e “O Corvo“. Isso porque todos eles incluíam temas de mulheres queridas que morreram antes do tempo. Poe mesmo faleceria dois anos depois, em 1849, embora a causa exata de sua morte seja menos clara.

De onde vem o nome Pamela?

A Queda da Casa de Usher: o segredo importante que fãs não viram
Imagem: Divulgação A Queda da Casa de Usher/Netflix

A conexão entre Edgar Allan Poe e o nome de solteira Clemm é óbvia, dada sua relação com Virginia Eliza Clemm. No entanto, a correlação entre ele e o primeiro nome Pamela não é tão clara, embora tenhamos uma ideia que pode até parecer vaga, mas faz sentido.

Leia também: A Queda da Casa de Usher: a verdade sobre Verna que está por trás

Em 2006, foi publicada uma biografia intitulada “Edgar Allan Poe” da autora Pamela Loos. É possível que Mike Flanagan tenha lido seu livro ao se preparar para criar A Queda da Casa de Usher. E, por isso, tenha decidido homenagear seu trabalho usando seu nome.

No entanto, é mais provável que Flanagan tenha escolhido um nome aleatório para melhor disfarçar a referência à jovem noiva de Poe, algo que a outra obra recente da Netflix com tema do escritor, o filme “O Pálido Olho Azul“, evita totalmente ao envelhecer o escritor.

A Queda da Casa de Usher já está disponível na Netflix.

Sobre o autor

Italo Marciel

Redação

Jornalista por formação e publicitário por aproximação. Desde a graduação, circulo entre as duas áreas e isso me preparou para atuar com mais segurança e amplitude na Assessoria de Comunicação Política, área na qual trabalho desde 2013. Ao todo, já são são oito anos gerenciando a comunicação de parlamentares do legislativo municipal. Entre as minhas principais atribuições estão: criação e gerenciamento de conteúdo textual e visual (artes, fotos e vídeos) para redes sociais; planejamento de pronunciamentos; preparação de pauta para reuniões e entrevistas; relacionamento com a imprensa. Além disso, tanto tempo no meio me trouxe conhecimentos intermediários de assessoria parlamentar, onde auxilio na construção e revisão de projetos e no relacionamento com pastas do poder público de direto interesse dos mandatos. No Mix de Séries atua como jornalista e redator de notícias gerais, desde 2017. Também produz críticas e conteúdos especiais voltado para a área de streaming.