A Rainha do Sul tem história real que inspirou série da Netflix

Tereza Mendoza pode não ter existido, mas a protagonista de A Rainha do Sul foi inspirada em duas figuras da vida real.

A Rainha do Sul

Poucas séries podem se comparar ao sucesso da Netflix, A Rainha do Sul, em termos de popularidade. Os líderes do mundo do narcotráfico aparecem de forma como homens implacáveis ​​que decapitam inimigos e traidores com um estalar de dedos. Raramente vemos uma mulher construir e liderar um cartel de narcotráfico na televisão.

Em A Rainha do Sul, Teresa Mendoza foge de Sinaloa, no México, após o assassinato de seu namorado, um traficante de drogas no México. Então, ela planeja derrubar o líder das drogas que tenta matá-la e, no processo, cria um poderoso cartel de drogas.

E mesmo que você ache que tudo é ficção na série da Netflix, na verdade, há algumas inspirações da vida real por trás da trama.

PUBLICIDADE

A Rainha do Sul tem base em um romance supostamente inspirado na traficante da vida real Marllory Chacon

A Rainha do Sul
Imagem: Divulgação.

A Rainha do Sul tem base no livro de mesmo nome de Arturo Perez-Reverte. La Reina del Sur surgiu como adaptação pela primeira vez como uma novela em espanhol antes do produtor executivo David Friendly adquirir laboriosamente os direitos em inglês do livro.

O livro de Arturo é uma história de ficção, mas supostamente se inspira em Marllory Chacon. Marllory traficava cocaína para os Estados Unidos usando cartéis de drogas colombianos e mexicanos, ganhando o título de ‘Rainha do Sul’.

Leia também: A Rainha do Sul não vai ter 6ª temporada: eis o motivo

Chacon era uma habilidosa lavadora de dinheiro que acabou se tornando um traficante de drogas. Ela se destacou, não por causa de sua pele clara e cabelos castanhos longos e claros, mas porque ela lidava com drogas com homens poderosos.

As mulheres eram muitas vezes esposas ou namoradas de traficantes, mas Chacon virou o roteiro: seu parceiro era o marido de uma traficante.

Por uma razão pouco clara, o governo guatemalteco protegeu Chacon. Um ex-funcionário da máfia Lorenzana disse ao Vice:

“[Chacón Rossell] se mudou com segurança em todos os lugares. Marllory foi vigiada pela Polícia Nacional. Ela tinha três ou quatro carros com ela do Ministério do Interior. Foi a segurança que designaram para ela.”

Marllory foi sancionada pelos Estados Unidos e se tornou um informante da DEA. Ela pegou a condenação de 12 anos de prisão em 2015. E então, recorreu com sucesso para a redução de sua sentença para 5 anos.

Ela ganhou liberdade em 2019 depois de ajudar a derrubar grandes figuras do tráfico de drogas da América Central.

Marllory Chacon. Imagem: Divulgação.

Outra traficante pode ter inspirado A Rainha do Sul

Alguns alegam que a inspiração por trás de Teresa Mendoza é outra traficante de drogas que se chama Sandra Avila
Durante o auge do tráfico de drogas na América Central, várias mulheres ocupavam altos cargos, incluindo Cotton Vasquez, Marllory Chacon e Vergara Hernandez.

Arturo poderia ter se inspirado em qualquer uma dessas mulheres. No entanto, muitos acreditam que ele originou sua história da vida de Sandra Avila Beltran, também conhecida como A Rainha do Pacífico.

Beltran era filha de um ex-líder do Cartel de Guadalajara, então cresceu cercada por traficantes. Ela era considerada uma traficante de drogas de ‘terceira geração’ em sua família. Ela se casou duas vezes com comandantes de polícia que abandonaram a força para se tornarem traficantes de drogas. Mas ambos foram assassinados por criminosos.

Sandra Avila Beltran. Imagem: Divulgação.

Leia também: A Rainha do Sul: Teresa morre no final? Explicamos!

Avila foi presa na Cidade do México após uma investigação de quatro anos. Ela se descreveu como uma dona de casa ganhando pouco dinheiro vendendo roupas e alugando casas.

Beltran enfrentou acusações de tráfico de drogas na Flórida, onde negou as acusações e aceitou um acordo judicial. Sandra foi deportada para o México e condenada a cinco anos por lavagem de dinheiro. Ela deixou a prisão em 2015 e atualmente reside em Guadalajara.

Dessa forma, qualquer uma das mulheres que mandavam no tráfico de drogas poderia ter inspirado Arturo. Qual será a verdadeira A Rainha do Sul?

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.