American Crime Story – 1×09 – Manna from Heaven

American.Crime.Story.S01E09.WEB-DL.XviD-FUM.avi_snapshot_05.17_[2016.04.03_19.51.33]
Imagem: Arquivo pessoal

Manna from Heaven é um dos episódios mais densos de ACS e retrata um capítulo muito delicado do julgamento de O.J. Simpson.

Continua após publicidade

De começo, temos o andar normal do caso, até que a dica, dada pela fonte até então anônima, sobre algumas fitas de áudio de uma roteirista da Carolina do Sul se tornam a principal busca do dream team, afinal, acredita-se que as mesmas mostrem o quanto o investigador Mark Fuhrman, uma das principais testemunhas da acusação é tendencioso e corrupto. Então com uma breve pausa no processo, Cochran e Lee conseguem o direito de trazer as fitas para o caso de O.J., e enquanto o juiz Lance Ito analisa o uso das fitas no tribunal, tanto o time de Cochran e a procuradoria tem o direito de ouvi-las, porém, em sigilo.

Continua após a publicidade

É a partir de então que o caso ganha outro status e parece que tudo vai ruir a qualquer minuto.  Mark Fuhrman não era só um racista como Shapiro imaginava, mas muito pior, se mostrando um homem cheio de preconceitos e malícias, com inúmeros processos internos e inimizades na polícia, Fuhrman se mostra um monstro diante dos advogados e uma bomba sobre a cabeça de todos, principalmente quando cita a esposa do juiz Lance Ito em seus depoimentos nas fitas.

Continua após publicidade

De um lado, Clark e Darden encontram-se perdidos já que isso pode significar um miss trial, que quer dizer a perda de tudo já feito até o momento, de testemunhas à provas, e teriam que começar do zero. Para o dream team, a notícia é igualmente desastrosa, não só pelo mesmo medo, mas pelo medo de perderem um júri misto e a ideia de passarem mais meses nesse “inferno” que se tornou o caso de O.J. Então, ambos os lados vão até o juiz Ito, com o mesmo e na mesma posição. O problema é que Ito encontra-se igualmente preocupado e perdido, porque qualquer lado que escolher sobre as fitas podem prejudicá-lo, sua esposa e ao caso. Então, tentando ser o mais profissional possível, já que não há outro caminho – e com um belo discurso sobre mulheres em posições de poder com maioria masculina e os ataques constantes que sofrem de colegas – e depois de várias ponderações dele e de outro juiz, além da escuta das fitas, que elas fossem divulgadas, já que, enquanto todas essas decisões eram ponderadas, Cochran resolveu apertar ainda mais a situação colocando membros da comunidade afro-americana a par da gravidade das fitas e como elas são provas de um sistema policial falho e racista. Tais membros e Cochran aumentam a pressão sobre o sistema judiciário e a mídia, que já começou a debater e julgar a nível nacional quais os caminhos o juiz Ito tomasse sobre as fitas.

American.Crime.Story.S01E09.WEB-DL.XviD-FUM.avi_snapshot_31.53_[2016.04.03_21.54.48]
Imagem: Arquivo pessoal

Depois de divulga-las a nível público, com todas as horas de depoimento ultrajante de Fuhrman, o mesmo é posto novamente como testemunha, dessa vez contestado sobre seu depoimento mentiroso, até a questão chave do dream team, se houve qualquer atitude incriminatória ou falsificação de provas, essa questão garante um sorriso no rosto e um gosto de certeza para O.J. Simpson, enquanto Marcia e Darden, que corajosamente saiu do tribunal com o aparecimento de Fuhrman, refletem nas atitudes ruins que tomaram ao não escutar um ao outro, para no final, Cochran resolver mais uma vez usar a importância das fitas e do depoimento completo de Fuhrman como um exemplo da corrupção da polícia e fazer o caso mudar de um caso de homicídio duplo até uma questão racial envolvendo a polícia, a justiça e a comunidade afro-americana.

Continua após publicidade

OBS.: Com um episódio tão denso em fatos e reviravoltas ficou difícil mencionar dois momentos brilhantes de Christopher Darden dentro do caso. O primeiro é quando o advogado perde a cabeça com Cochran, no tribunal, mostrando o quanto o caso afetou ambos os lados e demonstrando uma imensa franqueza sobre as manobras utilizadas pelos outros advogados. Outro seria seu desabafo no elevador, sobre como ele sempre sentiu que havia algo de errado com Fuhrman e sempre avisou à Marcia do perigo de colocá-lo para depor.